dom, 2 outubro 2022

Expocine 2022 inicia com homenagens, grandes nomes do setor e exibição exclusiva de Mulher Rei

Publicidade

Maior convenção de negócios de cinema da América Latina, a Expocine começou ontem (20/9) a sua 9ª edição e reuniu grandes nomes do mercado audiovisual na cerimônia de abertura, realizada no Cine Marquise, em São Paulo. Sérgio Sá Leitão, Secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Viviane Ferreira, diretora-presidente da SPCine e Mauro Garcia, presidente executivo da BRAVI – Brasil Audiovisual Independente – foram alguns dos nomes presentes no evento.

“Hoje a gente publicou a nossa portaria de comissão da 2ª edição do cash rebate em parceria com o Estado de São Paulo. Gostaria de agradecer aqui, publicamente, ao Secretário de Cultura do Estado de São Paulo, Sérgio Sá Leitão, por somar à SPcine no esforço de ampliar os recursos de uma política tão importante quanto a política de cash rebate. Gostaria de dizer, ainda, que a Expocine tem sido um espaço privilegiado para que a gente possa mostrar o trabalho estruturante que a SPcine tem desenvolvido e promovido para o audiovisual em São Paulo. Que a gente possa estabelecer muitas trocas, muitas experiências e seguir fazendo muitos negócios” – Destaca Viviane Ferreira
 

Sérgio Sá Leitão apresentou em sua fala os esforços da Secretaria de Cultura para manter o setor audiovisual do Estado de São Paulo vivo, diante da crise gerada pela pandemia. Ele ainda anunciou a 2ª edição do programa de cash rebate. “Estamos realizando, em parceria com a prefeitura, via Spciine, a 2ª edição do programa de cash rebate com o intuito de atrair produções internacionais para o Estado de SP, e também fortalecer as coproduções entre produtoras do Estado e internacionais. O Governo do Estado está aportando R$20 milhões de reais neste programa”.

Publicidade

Marcelo Lima, idealizador e organizador da Expocine, destacou o momento desafiador para se organizar o evento, que já é um sucesso com os mais de 1.200 inscritos para os 4 dias de convenção.

“Estou muito feliz e bastante emocionado, tanto pelos homenageados, quanto pelos mais de 1.200 inscritos. E muito feliz de ver a fila que se formou antes do início da cerimônia de abertura. Quero deixar meu agradecimento a todos e declarar aberta a 9ª edição da Expocine, com muitos desafios para todo o mercado, mas todos nós estamos de parabéns”.

Marcando a volta 100% presencial da convenção, que reúne os mais diversos agentes do setor cinematográfico, a abertura da Expocine também abriu espaço para as reconhecidas homenagens prestadas pelo evento a empresas e profissionais de destaque na cena audiovisual nacional. A Elo Company, responsável por distribuir o longa ‘Medida Provisória’, recebeu as honras na categoria ‘distribuição’, no ano em que celebra 100 filmes distribuídos em cinema. Na categoria ‘produção’, a Têm Dendê, com sede em Salvador (BA), conquistou o reconhecimento por seus 23 anos de atuação e contribuição à diversidade no audiovisual brasileiro. No setor de exibição, a Expocine concedeu três homenagens póstumas a importantes nomes que nos deixaram recentemente: Mário Leopoldo e Mário Luiz Santos, da rede Arcoplex, e Gilberto de Araújo, do Cine Araújo.

A programação seguiu com as distribuidoras Elo Company e Warner Bros apresentando, exclusivamente para profissionais do mercado, as novidades de seus line-ups ainda para este ano e para 2023. E fechando em grande estilo a programação do primeiro dia, a Sony Pictures exibiu com exclusividade o longa Mulher Rei, estrelado por Viola Davis e que já estreou com recorde de bilheteria nos cinemas norte-americanos. A produção estreia no Brasil amanhã, dia 22 de setembro.

Painel sobre Economia Prateada, presença de Lázaro Ramos e Pitchings de Film Commissions
 

Até sexta-feira, dia 23, a Expocine discutirá os desafios e as inovações do mercado em dois espaços: o Cine Marquise e o Renaissance Hotel, separados por apenas 150 metros de distância, na região da Avenida Paulista. Os painéis trazem à tona pautas como a produção de conteúdo para o público 50+, regulamentação do streaming pelo mundo, mudanças e perspectivas na formação de equipes, produção de baixo custo, desafios nas operações internacionais, decolonização do audiovisual, entre outras.

Publicidade

Abrindo a programação dos painéis deste dia 21, Layla Vallias, co-fundadora da consultoria Hype50+; Daniela Busoli, CEO e fundadora da Formata Produções, e Yuri Fernandes, jornalista e ponto focal da ILC – Centro Internacional de Longevidade Brasil – vão expandir o debate sobre a economia prateada e as oportunidades para o audiovisual nesse nicho. No dia 22, às 11h, Lázaro Ramos, Globo Filmes e Elo Company falarão sobre os bastidores do trabalho para o lançamento e a distribuição do filme Medida Provisória, primeiro longa de não-ficção dirigido pelo ator. E no dia 23, também às 11h, o sócio-fundador da Urca Filmes e presidente do Sicav – Sindicato da Indústria Audiovisual, Leonardo Edde, conversa com Álvaro Romano, assessor tributário do governo do Uruguai e um dos responsáveis pelo desenho e implementação da regulação sobre serviços de streaming no país. A programação completa está disponível no site do evento.

O Cine Marquise, além de ser palco para os painéis, também seguirá abrindo suas portas para as aguardadas apresentações das distribuidoras. Paramount, Universal, Disney, Galeria/Diamond, O2 Play e Paris Filmes são as próximas a mostrar suas novidades para o mercado. Completando a programação do espaço, é por lá que, na tarde de hoje, acontecem os pitchings de prefeituras e film commissions, uma novidade do evento deste ano e que visa apoiar a recuperação do setor e incentivar o desenvolvimento de novas produções em território nacional. Além de São Paulo, estão confirmadas as participações de Belo Horizonte, João Pessoa, Rio de Janeiro, Salvador e Santos.

Já no Renaissance Hotel, o mercado se encontra para a tradicional feira de negócios, com 50 expositores e mais de 80 marcas de serviço e produtos apresentando suas principais novidades para os mercados de exibição, distribuição e produção cinematográfica. Entre os expositores, a feira traz Bravoluz, Christie, Cinionic/Barco, CQS/FV Advogados, DB Series, Equiposhop, Ingresso.com, Inorca, Kelonic, Kinelux, Lumma, Maxillusion, Osram, Preshow, Projetelas, Santa Clara, Severtson, Spcine e Vista.

A organização da Expocine 2022 conta com o patrocínio da Spcine, Prefeitura de São Paulo, Cinionic, Cinemark, Dolby, ScreenX, GDC, HotSound, Ingresso.com, Kinelux, Kinoplex, Osram, Severtson, Strong e Telecine.

Publicidade

Newsletter

Destaque

Adão Negro | Ator revela bastidores dos efeitos visuais do filme; Confira!

Dwayne Johnson revelou no Instagram algumas fotos dos bastidores da...

Crítica | Vai Dar Nada

Estreia nesta quarta no streaming do Paramount+, Vai Dar...

Crítica | O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder (Episódio 5)

Chegando já na metade final da sua primeira temporada,...
Hiccaro Rodrigueshttps://estacaonerd.com
Eu ia falar um monte de coisa aqui sobre mim, mas melhor não pois eu gosto de mistérios. Contato: [email protected]

Deixe um comentário