qui, 7 julho 2022

Filme Raça retrata também força feminina de uma das primeiras cineastas do mundo

Publicidade

Raça (Race, Canadá/2016), filme que estreia no dia 16 de junho nos cinemas brasileiros, revela a luta de Jesse Owens (Stephan James) para tornar-se uma lenda olímpica em meio ao racismo que imperava durante os Jogos Olímpicos de 1936, em Berlim, Alemanha.  Mas há outro personagem que também lida com questões profissionais e patrióticas: a cineasta Leni Riefenstahl, interpretada por Carice Van Houten (Game of Thrones).

No longa-metragem, dirigido por Stephen Hopkins (A Colheita do Mal), Leni, uma das primeiras mulheres diretoras, não está diretamente ligada ao contexto do atleta, mas impacta diretamente no registro de sua trajetória. A roteirista, Anna Waterhouse, revela, “Leni Riefenstahl convenceu Hitler que filmar os Jogos iria imortalizar o movimento nazista de uma maneira comparável a seu trabalho anterior “Triumph of the Will”.  Assim, juntamente com uma pequena equipe e câmeras, ela passou a fazer parte do evento.

No entanto, para criar um dos maiores documentários de esporte de todos os tempos, batizado de “Olympia”, Riefenstahl precisou enfrentar o conservadorismo e preconceito nazista, principalmente os conflitos sobre as gravações com o ministro de propaganda alemão,  Joseph Goebbels.

Publicidade

A inquestionável criatividade e força da profissional é retratada a partir de sua forma sagaz de lidar com Goebbels e até mesmo com Hitler para atingir seus objetivos. Para a atriz holandesa Carice Van Houten, “o foco de meu trabalho tinha que ser no lado artístico de Leni.  Ela era tão brilhante, muito ambiciosa e com um lindo olho para estética.  Ter acesso ilimitado à Olimpíada era uma oportunidade artística e um desafio que ela não poderia resistir. Mas, nós nunca saberemos exatamente o quanto ela sabia sobre as políticas de Hitler ou quanto ela sabia do que estava acontecendo”.

O desempenho sem precedentes de Jesse Owens nas Olimpíadas tornou a produção do vídeo “Olympia”, uma obra-prima documental de duas partes, já que as imagens de Owens foram inicialmente cortadas do filme, e depois restauradas apenas por insistência de Leni.

O esportista foi o primeiro atleta afro-americano a ganhar quatro medalhas de ouro no atletismo em uma única edição dos Jogos Olímpicos.

Publicidade

Newsletter

Destaque

Paddington | Curta para comemorar Jubileu da rainha é lançado no Youtube; Assista!

Paddington e a Elizabeth II se uniram em um curta-metragem....

Crítica | Thor: Amor e Trovão

O personagem Thor passou por diversas etapas no MCU,...

The Boys | Entrevista com o Elenco da Série

Em coletiva de imprensa que aconteceu no Palácio Tangará,...

SYFY estreia cinco filmes em julho

Julho no SYFY será animado! O canal planejou a...
Uillian Magelahttps://estacaonerd.com
Co-Fundador do Estação Nerd. Palestrante, empreendedor e sith! No momento, criando meu sabre de luz para cortar a lua ao meio. A, SEMPRE escolha a pílula azul. Não faça como eu!