Filme ‘Slalom – Até o Limite’ traz o abuso em um ambiente esportivo para o centro do debate

Veja nossos últimos stories

Um ambiente de proteção e acolhimento é, muitas vezes, o que se espera de um equipe esportiva, seja da modalidade que for, mas nem sempre é o que se acha. Esse é o mote do filme “Slalom – Até o Limite”, de Charlène Favier, que está em cartaz nos cinemas de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Porto Alegre. 

No centro da trama está Lyz (Noée Abita), uma jovem de 15 anos que acaba de se juntar à prestigiosa equipe de esqui do colégio Bourg-Saint Maurice. À medida que o seu talento aparece, o técnico e ex-campeão Fred (Jérémie Renier) resolve apostar todas as fichas na adolescente. Empolgada e ludibriada pela dedicação do treinador, Lyz se entrega totalmente aos treinos e às competições para satisfazê-lo. Só que, com o passar do tempo, ela fica abalada com a pressão e o domínio de Fred. 

Aclamado por onde passou, exibido em festivais como Cannes (Seleção Oficial), Deauville Film Festival, European Film Awards e Zurich Film Festival, o longa é uma coprodução entre França e Bélgica. “Um filme ‘Me Too’ ambientado no universo do esporte”, reflete a crítica da Vulture. “Uma história impressionante de amadurecimento e um forte olhar para a intimidade”, afirma a crítica do Screen Daily. “Bem feito, sensível e profundamente enraivecedor, um mergulho abrupto de enrolar o estômago”, diz a crítica da Variety. “Slalom” subverte o arco do filme comum de esportes, nos pedindo para torcer contra o sucesso da protagonista”, opina a crítica da IndieWire. 

Aos 15 anos, Lyz acaba de se somar à prestigiosa equipe de esqui do colégio de Bourg-Saint Maurice. Fred, ex-campeão que assume o papel de treinador, decide pôr todas as suas fichas na nova integrante. Entusiasmada pelo apoio recebido, Lyz se entrega de corpo e alma ao seu objetivo. Porém, após acumular sucessos, rapidamente ela começa a ficar abalada sob a pressão e o domínio exercidos por Fred.

Uillian Magelahttps://estacaonerd.com
Co-Fundador do Estação Nerd. Palestrante, empreendedor e sith! No momento, criando meu sabre de luz para cortar a lua ao meio. A, SEMPRE escolha a pílula azul. Não faça como eu!

Deixe sua opinião!

Instagram

AS MAIS LIDAS

Confira o que foi destaque durante o TUDUM da Netflix What If…? – Confira 24 easter eggs do sétimo episódio! My Little Pony: Nova Geração – Confira a crítica do filme Cry Macho – Confira a crítica do filme A Menina que Matou os Pais – Confira a crítica do filme O Menino que Matou Meus Pais – Confira a crítica do filme