Lançamento Intrínseca | A família Mandible: 2029-2047

Veja nossos últimos stories

Em meio à contundente queda do PIB dos países mais ricos do mundo causada pela pandemia da Covid-19, a Intrínseca lança A família Mandible: 2029-2047, uma sátira mordaz sobre o fim da hegemonia global da potência norte-americana. Lionel Shriver, a renomada autora de Precisamos falar sobre o Kevin, que inspirou filme homônimo estrelado por Ezra Miller, tece uma narrativa ficcional incrivelmente plausível. Em janeiro, os assinantes do clube intrínsecos receberam o romance em primeira mão.

Com seu olhar sagaz sobre a sociedade norte-americana contemporânea, Shriver  constrói um romance que foi apontado pelo jornal britânico The Guardian como “um retrato profundamente assustador do quão depressa o status quo desmoronaria sem o dinheiro lubrificando as engrenagens”. Com a vívida lembrança do colapso quase total do sistema financeiro internacional em 2008, a escritora ambienta o romance em um Estados Unidos em situação de penúria, com racionamento de água e inflação galopante.

O instigante romance distópico tem início em 2029, ano em que uma guerra fria de escala mundial reestrutura a ordem socioeconômica do planeta, criando novos eixos de poder. A União Europeia se desfaz, a China enfim é alçada ao posto de maior potência econômica mundial e, da noite para o dia, o dólar despenca. Além do valor, perde também seu prestígio: o bancor, uma nova moeda internacional, chega para substituí-lo.

Em entrevistas, a autora afirma que tentou reforçar o que é viver com uma moeda cujo valor está em queda livre, mas quis que a história continuasse ficcional. Ela ressalta que está “de fato aterrorizada com a possibilidade de a trama escapar do papel e saltar para a vida real. Estou preocupada, a única coisa que fiz de errado foi situar o romance no ano de 2029. É provável que uma crise envolvendo o valor do dólar ocorra muito antes”.

A FAMÍLIA MANDIBLE: 2029-2047, de Lionel Shriver 

Editora: Intrínseca
Tradução: Vera Ribeiro
Páginas: 448
Livro impresso: R$ 64,90
E-book: R$ 44,90

Como a guia experiente de um safári humano, Lionel Shriver narra a saga de quatro gerações de uma família norte-americana outrora próspera mergulhada no colapso econômico dos Estados Unidos. Florence Mandible sofre as consequências desse cenário como uma típica moradora de classe média do Brooklyn. Uma cabeça de repolho custa 20 dólares e o ritual matinal não inclui mais café – a mudança climática arruinou as safras – nem o The New York Times, que, junto com todos os jornais, deixou de existir. Caucasiana em uma América onde os latinos se tornaram o grupo étnico dominante, Florence lembra da própria desgraça sempre que uma voz robótica ao telefone instrui: “Pressione um para espanhol e dois para inglês.”

Seu principal desafio, no entanto, tem a ver com a longevidade do patriarca Douglas Mandible, que, aos 97 anos, segue jogando tênis e retendo uma fortuna que poderia salvar toda a família das degradantes condições impostas por uma economia arruinada. Sem escolha a não ser acolher sob seu teto uma tia expatriada e a família da irmã mais nova, Florence logo se torna responsável pela administração de um ecossistema familiar muito frágil, agora suscetível às mais dramáticas pulsões da natureza humana – furto, alcoolismo, abandono de incapazes, entre outros infortúnios.

- Advertisement -

 “A inteligência, o humor mordaz e a perversidade da imaginação de Shriver compõem um romance tão perturbador quanto divertido.” ―  Financial Times


 
“Equilibrando tragédia e um humor sarcástico, Shriver criou um pesadelo.” ―  Sunday Express

Geórgia Amorimhttp://estacaonerd.com
Formada em Produção Publicitária pela FMU, e em Eventos pelo Senac SP, Redatora desse site maravilhoso, e com saudades de uma aglomeração! <3 Segue no Instagrão @GeorgiaAmorim

Deixe sua opinião!

Instagram

AS MAIS LIDAS

Confira o trailer de Army of The Dead Rango – O MELHOR filme da Nickelodeon 5 séries que serão CANCELADAS pela Netflix Confira a crítica de “Meu Pai” Oscar 2021: Onde ver os indicados a melhor animação! Confira todos os destaques da semana!