qua, 24 abril 2024

Lançamento Intrínseca: “Daqui pra baixo”, de Jason Reynolds

Publicidade
A singularidade de algumas histórias não está apenas no que elas contam, mas na forma como são contadas. Esse é o caso de Daqui pra baixo, de Jason Reynolds. O autor americano que, ainda jovem, descobriu no rap uma forma de expressão conta em versos a trajetória de um garoto que quer vingar o irmão assassinado. Com uma narrativa ágil, ritmada e quase musical, o livro se passa em pouco mais de um minuto — o tempo que o elevador do prédio leva para chegar ao térreo, o mesmo tempo que Will tem para decidir se vai seguir as regras de sua comunidade ou se é possível não perpetuar o ciclo de violência que sempre pautou sua vida.
 
A regra número 1 é não chorar. A número 2, nunca dedurar alguém. A terceira e crucial: se fazem algo com você ou com os seus, é preciso se vingar. É por isso que Will, um garoto de apenas 15 anos, está disposto a matar o homem que tirou a vida de seu irmão mais velho. Ele conhece intimamente a violência. Ela está à espreita no dia a dia de seu bairro, nos avisos para que não volte tarde para casa, nos sussurros dos vizinhos sobre mais uma pessoa que foi morta. Dessa vez, os sussurros são sobre seu irmão Shawn, assassinado na rua onde a família mora.
 
A curta trajetória do elevador é também composta pelas paradas em cada andar e por aqueles que aos poucos ocupam a cabine e os pensamentos de Will. Cada rosto tem uma história de vida e de morte. Will, em questão de segundos, precisará definir a dele. Daqui pra baixo é uma tocante história sobre um jovem negro e pobre contada por um escritor que conhece a dor e a fúria de perder alguém para a violência. Uma obra sensível, forte e muito necessária, que toca nas feridas e expõe realidades invisíveis.
 
JASON REYNOLDS é autor de livros de prosa e poesia, tendo figurado na lista de mais vendidos do The New York Times. Foi vencedor de diversos prêmios, entre eles Kirkus Award, Walter Dean Myers Award, Edgar Awards e Newbery Medal, além de finalista do National Book Awards. Pela Intrínseca, publicou também Fantasma, obra selecionada para o Acervo Básico da FNLIJ.
DAQUI PRA BAIXO
Autora: Jason Reynolds
Tradução: Ana Guadalupe
Editora: Intrínseca
320 páginas
Impresso: R$ 49,90
E-book: R$ 34,90
Publicidade
Publicidade

Destaque

Critica | Megamente VS Sindicato da Perdição

O filme Megamente, lançado em 2010, marcou uma importante...

Crítica | Contra o Mundo

Uma crítica cinematográfica se desenvolve geralmente em torno de...
Geórgia Amorim
Geórgia Amorimhttp://estacaonerd.com
Formada em Produção Publicitária pela FMU, e em Eventos pelo Senac SP, redatora e fã de música eletrônica! <3 Posto umas besteiras lá no meu instagram @GeorgiaAmorim