Lançamento Intrínseca | Inimigo mortal

O novo coronavírus, responsável pela Covid-19, pegou a maior parte da população mundial de surpresa e deixou a vida no planeta em suspenso, enquanto cientistas buscam incessantemente tratamentos e vacinas contra esse inimigo invisível. Poderia ter sido diferente. Em Inimigo mortal: Nossa guerra contra os germes assassinos, Michael T. Osterholm, um dos grandes nomes da epidemiologia internacional, mostra como poderíamos estar muito mais bem preparados para essa pandemia e analisa diversos outros surtos e epidemias de doenças infecciosas, como Sars, Aids e Ebola, suas causas e desdobramentos. Escrito com Mark Olshaker, coautor de outro grande sucesso de não ficção, Mindhunter, o livro chega ao Brasil pela Intrínseca em maio e certamente dará ferramentas para compreendermos a pandemia que estamos vivendo.
 
Males como câncer e cardiopatias têm efeitos arrasadores, em grande parte das vezes restritos aos indivíduos e seus familiares. Desastres naturais provocam destruição, geralmente em uma área limitada e por um período mais curto. Nada, no entanto, se compara às doenças infecciosas, que têm o terrível poder de impactar o cotidiano das pessoas em escala global, consumindo de forma avassaladora recursos públicos e privados, interrompendo o comércio e o transporte. Como as explosões de Covid-19, Ebola, Mers e Zika demonstraram, estamos lamentavelmente despreparados para lidar com o colapso mundial. Então o que pode — e deve — ser feito para nos proteger do inimigo mais mortal dos seres humanos? 
 
Com base no que há de mais recente nas ciências médicas, estudos de caso, pesquisas e lições epidemiológicas aprendidas a duras penas, Inimigo mortal explora os recursos e programas que precisamos desenvolver para nos manter a salvo de doenças infecciosas. Os autores mostram como devemos enfrentar essa nova realidade em que muitos antibióticos não curam mais, o bioterrorismo é uma certeza e a ameaça de outra pandemia desastrosa só aumenta a cada dia. Apenas entendendo os desafios que estamos enfrentando seremos capazes de impedir que o impensável se torne inevitável.

“Este livro vai mudar a maneira como você pensa. Claro, bem escrito, com uma narrativa digna de Stephen King. Se todas as pessoas – sobretudo as pessoas certas – tiverem acesso a esse livro, ele terá o potencial de fazer o que poucos livros podem: salvar muitas vidas.”
John M. Barry, autor de A grande gripe.

INIMIGO MORTAL: NOSSA GUERRA CONTRA OS GERMES ASSASSINOS
Tradução: Ana Rodrigues, Bruno Casotti, Jaime Biaggio e Marina Vargas
Páginas:304
Editora: Intrínseca
Livro impresso: R$ 49,90
E-BOOK: R$ 34,90

Deixe sua opinião!

INSTAGRAM

AS MAIS LIDAS