Lançamento Intrínseca | Observações sobre um planeta nervoso

Veja nossos últimos stories

Sim, é verdade que o mundo progrediu em muitos aspectos. Mas a velocidade dessas mudanças, impulsionadas sobretudo pelo avanço da tecnologia, gerou também uma desagradável sensação de que nunca conseguiremos absorver o fluxo de informações e interações que circula no ambiente on-line. Após anos convivendo com a depressão e as crises de pânico, Matt Haig, autor do best-seller Razões para continuar vivo, percebeu que as redes sociais podem produzir efeitos psicológicos catastróficos. No caso dele ― e de quase todos nós ―, elas agem como gatilhos para a ansiedade. Em uma tentativa de buscar uma saúde mental mais equilibrada no mundo hiperconectado de hoje, Haig começou a pesquisar a relação entre esse bombardeio de estímulos via internet e nossa crescente sensação de cansaço, solidão e depressão.

Sua experiência pessoal é o passaporte para uma minuciosa imersão que resultou no seu mais novo livro, Observações sobre um planeta nervoso, lançado em junho pela Intrínseca. Se somos bombardeados de imagens felizes e temos acesso a todo tipo de informação o tempo todo, por que nos sentimos cada vez mais perdidos e solitários? Por que vemos a incidência de quadros como depressão, ansiedade e síndrome do pânico aumentar? Para o autor, essas perguntas só podem ser respondidas fazendo uma análise da nossa sociedade, hoje dominada pela tecnologia e pela lógica do consumo. Uma de suas conclusões é a de que o modo como vivemos está projetado para nos fazer perder o controle.

Segundo o autor, não pode ser considerado saudável nos apresentarmos nas redes sociais como se estivéssemos “embrulhados para presente, como batatas fritas fingindo ser crocantes. Estar sempre vendo as outras pessoas em sua melhor forma, fazendo coisas divertidas que nós não fazemos”. A partir desse prognóstico, Haig traz propostas para manter a sanidade em um planeta que nos deixa desequilibrados e para buscar a felicidade mesmo com a ansiedade sendo encorajada. Observações sobre um planeta nervoso é um olhar pessoal e fundamental sobre como se sentir feliz, humano e pleno no século XXI.

“Adorável e instigante… Uma crônica maravilhosamente perspicaz da vida na era das onipresentes redes sociais.”
The Guardian

“Espirituoso, sincero e envolvente. Haig mostra grande habilidade ao descrever o ‘ciclone invisível da depressão’.”
The Sunday Times

OBSERVAÇÕES SOBRE UM PLANETA NERVOSO, de Matt Haig
Tradução: Donaldson M. Garschagen e Renata Guerra
Páginas: 320
Editora: Intrínseca
Livro impresso: R$ 49,90
E-book: R$ 34,90

Geórgia Amorimhttp://estacaonerd.com
Formada em Produção Publicitária pela FMU, e em Eventos pelo Senac SP, Redatora desse site maravilhoso, e com saudades de uma aglomeração! <3 Segue no Instagrão @GeorgiaAmorim

Deixe sua opinião!

Instagram

AS MAIS LIDAS

Duna – Confira a crítica do filme Mês do Horror – Qual filme marcou sua vida? Duna – Confira a crítica do filme Peçanha Contra o Animal – Confira a crítica do filme The Batman – Confira o trailer animado do filme What If…? – Confira o ranking dos episódios