Lançamento Intrínseca | Os inovadores

A história do computador e da internet vem sendo escrita a várias mãos, sendo fruto de trabalho colaborativo. No entanto, parte considerável das inovações proporcionadas por essas duas importantíssimas invenções da nossa era se deve ao talento de mulheres pioneiras. Ainda no século XIX, Ada Lovelace, única filha legítima do poeta Lord Byron, criou o primeiro algoritmo para ser processado por uma máquina ― o que fez dela a primeira programadora da história.  Décadas mais tarde, a contra-almirante americana Grace Hopper desenvolveu o conceito de compilador, o que possibilitaria que se escrevesse um mesmo programa a ser executado por vários computadores.

A contribuição dessas mulheres notáveis, mas nem sempre devidamente lembradas, recebe merecido destaque no best-seller Os inovadores, obra inspiradora de Walter Isaacson, um dos maiores biógrafos em atividade, que acaba de ganhar nova tradução pela Intrínseca. No livro, o autor mergulha no trabalho dos personagens que ajudaram a criar o que chamamos de Revolução Digital e ilustra suas conquistas mais significativas.

Isaacson também dá detalhes sobre as atuações de estudiosos como o engenheiro Vannevar Bush e o matemático Alan Turing. Bush construiu o primeiro computador analógico eletromecânico e foi o criador de um conceito pioneiro, considerado precursor da world wide web. Retratado em O jogo da imitação, filme vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Adaptado, Alan Turing ficou conhecido por decifrar o código utilizado pelas comunicações nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Além desses desbravadores, figuram na obra gênios contemporâneos como Bill Gates, cofundador da Microsoft, e Steve Jobs, ex-presidente da Apple, que mereceu uma biografia definitiva de Isaacson.

Os inovadores é uma saga magistral sobre como a colaboração entre esses criadores engenhosos estava destinada a compor a história da Revolução Digital. Aclamado pela crítica, o livro traça um panorama lúcido com os principais responsáveis por essa revolução tecnológica, analisando não apenas como colocaram as ideias em prática, mas também como dominaram a arte do trabalho em equipe para potencializar ainda mais a criatividade.

“A história definitiva da nossa era contada de forma lúcida, emocionante e surpreendente.”
The Observer

“Isaacson elabora uma pesquisa prodigiosa e transforma habilmente pequenas histórias em uma narrativa vigorosa e envolvente sobre os visionários cuja imaginação e zelo ainda hoje transformam a nossa vida.”
Kirkus Reviews

OS INOVADORES, de Walter Isaacson

Tradução: Donaldson Garschagen e Renata Guerra
Editora: Intrínseca
592 páginas 
Impresso: R$ 89,90
E-book: R$ 64,90
Geórgia Amorimhttp://estacaonerd.com
Formada em Produção Publicitária pela FMU, e em Eventos pelo Senac SP, Redatora desse site maravilhoso, e com saudades de uma aglomeração! <3 Segue no Instagrão @GeorgiaAmorim

Deixe sua opinião!

Instagram

AS MAIS LIDAS

Outbreak | Modo Zombies disponível para Call of Duty ganha trailer; Confira!

A Activision divulgou o novo trailer de Outbreak, um modo Zombies que estará disponível para Call of Duty: Warzone / Black Ops...

Family Leave | Nova comédia da Netflix será estrelada por Jennifer Garner

Jennifer Garner (Dia do Sim) irá estrelar mais uma produção da Netflix. O filme é a comédia Family Leave,...

Pacificador | Nova imagem inédita dos bastidores da série é revelada; Confira!

James Gunn compartilhou uma foto inédita de Danielle Brooks (Orange is the New Black) nos bastidores de Pacificador. Veja: