Lista | Sete filmes sobre professores marcantes do cinema; Confira!

Veja nossos últimos stories

Hoje, 15 de Outubro é comemorado o dia do Professor. Pensando nisso nós do Estação Nerd separamos sete filmes com professores marcantes do cinema. Apesar de distantes de nós, esses personagens e filmes nos apresentaram lições fundamentais. 

Confira:

Franquia Harry Potter

Sem dúvida uma das franquias de maior sucesso de todo uma geração. E é justamente em Harry Potter que o termo PROFESSOR é tão utilizado e importante. Dos aprendizados e acontecimentos na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, até as aulas com cada um dos seus mais diversos mestres, a franquia é um dos destaques quando o tema é educação. Mesmo que seja de magia!

Harry Potter é um garoto órfão de 10 anos que vive infeliz com seus tios, os Dursley. Até que, repentinamente, ele recebe uma carta contendo um convite para ingressar em Hogwarts, uma famosa escola especializada em formar jovens bruxos. Inicialmente Harry é impedido de ler a carta por seu tio Válter, mas logo ele recebe a visita de Hagrid, o guarda-caça de Hogwarts, que chega em sua casa para levá-lo até a escola. A partir de então Harry passa a conhecer um mundo mágico que jamais imaginara, vivendo as mais diversas aventuras com seus mais novos amigos, Rony Weasley e Hermione Granger.

Onde Assistir: HBO Max.

A Onda

Nem só de histórias bem-sucedidas vive o mundo do cinema escolar. Em A Onda, um professor numa escola alemã precisa ensinar aos alunos adolescentes o conceito de “autocracia”. Quando percebe que eles consideram o nazismo uma realidade muito distante, decide criar uma experiência prática na sala de aula, colocando a si mesmo como o líder e convencendo a turma de que eles são superiores em tudo. A “Onda”, como é chamado o grupo fictício, acaba crescendo e extrapolando os limites da escola.

- Advertisement -

Onde Assistir: Plataformas de Aluguel.

Escola de Rock

Ensinar é uma tarefa muito complicada, e cada professor precisa pensar em como fazer com que seus alunos aprendam da forma mais didática possível. E assim, por que não aprender com Rock?! Escola do Rock é um dos grades exemplos que a sala de aula e os estudos podem ficar muito melhor quando a forma de ensinar usa elementos que agradam a todos!

O filme foi estrelado por Jack Black que além de ator, também é roqueiro, vocalista da banda Tenacious D, que já se apresentou algums vezes durante o Rock in Rio.

Jack Black vive o professor Dewey Finn nesta comédia para rockeiros. Finn era o guitarrista de uma banda, mas foi trocado e acabou tendo que aceitar o trabalho como professor substituto numa escola primária. No início, ele não se importa com as aulas: deixa os alunos soltos para fazerem o que quiserem e os dispensa com freqüência. Mas, quando descobre que eles são talentosos para a música, decide montar uma banda e competir com seus ex-companheiros num concurso estadual.

Onde Assistir: Netflix.

Ao Mestre, Com Carinho

Ao Mestre, Com Carinho traz Sidney Poitier no papel de Mark Thackeray, um engenheiro que se torna professor numa escola da periferia londrina enquanto procura emprego na sua área. Para conquistar o respeito da turma, Thackeray propõe tratar os alunos como adultos, dialogando sempre que houvesse algum problema. O longa é considerado por muitos o “pai” dos filmes com professores.

Onde Assistir: Plataformas de Aluguel.

Mentes Perigosas

Ao perceber que os métodos convencionais não estavam conseguindo chamar a atenção da sua classe, a professora LouAnne Johnson (Michelle Pfeiffer) decidiu inovar. Para motivar os seus alunos, ela começou a trazer para suas aulas assuntos que estavam relacionados ao universo deles, como o Karatê ou as músicas de Bob Dylan. Com essas estratégias, ela conseguiu se aproximar dos estudantes e mostrar que era possível repensar as práticas pedagógicas. O filme é baseado em uma história verídica de uma educadora norte-americana.

Onde Assistir: Star+.

Larry Crowne – O Amor Está de Volta

Larry Crowne (Tom Hanks) trabalha há anos em uma loja, onde já foi escolhido por nove vezes como o funcionário do mês. Um dia, para sua surpresa, ele é demitido por não ter curso superior. Precisando recomeçar do zero, ele resolve se matricular na faculdade. Um dos cursos que realiza é o de oratório, ministrado por Mercedes Tainot (Julia Roberts), que está desanimada devido ao desinteresse dos alunos por sua matéria. A vida na faculdade faz com que Larry ganhe novos amigos, mude seu estilo de vida e se aproxime, cada vez mais, de Mercedes.

Onde Assistir: Prime Video.

Pro Dia Nascer Feliz

Enquanto nos colégios de classe alta de São Paulo, jovens sentem a pressão dos últimos exames do ano, no grande Rio, interior de Pernambuco ou na periferia paulista, alunos professores desmotivados faltam às aulas, escolas enfrentam situações precárias e alunos transformam o ambiente escolar no único compromisso social que têm na semana. Neste documentário angustiante, João Jardim ajuda a traçar um retrato obre a situação escolar do país.

Onde Assistir: Plataformas de Aluguel.

Hiccaro Rodrigueshttps://estacaonerd.com
Eu ia falar um monte de coisa aqui sobre mim, mas melhor não pois eu gosto de mistérios. Contato: [email protected]

Deixe sua opinião!

Instagram

AS MAIS LIDAS

Casa Gucci – Confira a crítica do filme, por André Guerra Casa Gucci – Confira a crítica do filme La Casa de Papel 5 – Confira o título dos episódios finais Os 10 grandes lançamentos da Netflix em Dezembro de 2021 Gavião Arqueiro – Confira os easter eggs dos primeiros episódios Contos do Amanhã – Confira a crítica do filme