Live de lançamento | Falso Mineiro, de Simon Schwartzman

Veja nossos últimos stories

O autor conversa sobre o tema “Populismo vs. ciência. O desafio da construção de políticas públicas eficazes” com os ilustres convidados, o economista e ex–ministro da Fazenda Pedro Malan e a socióloga e professora da UERJ Helena Bomeny. A mediação fica a cargo de Roberto Feith, editor do selo História Real, da Ed. Intrínseca. 

Em Falso Mineiro, Simon Schwartzman reflete sobre sua trajetória intelectual e sobre as grandes questões da vida do país.

Vencedor do Prêmio Jabuti em 2020 como coautor de 130 anos: em busca da República, Simon Schwartzman reconstrói sua trajetória pessoal e intelectual em Falso Mineiro,  lançado em março pelo selo História Real, da Intrínseca. O ex-presidente do IBGE revisita suas origens judaicas, a juventude nos tempos da ditadura e a carreira acadêmica, que se confunde com a história das ciências sociais no Brasil.  Neste livro de memórias, o autor percorre as políticas públicas adotadas no Brasil nas últimas décadas, incentivando uma discussão lúcida e embasada sobre o nosso momento atual.

Imagem: divulgação Intrínseca

SIMON SCHWARTZMAN é pesquisador associado do Instituto de Estudos de Política Econômica – Casa das Garças, no Rio de Janeiro, e membro da Academia Brasileira de Ciências. Sociólogo e cientista político com formação pela Universidade Federal de Minas Gerais, fez mestrado em sociologia pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais, no Chile, e doutorado em ciências políticas pela Universidade da Califórnia, Berkeley. Professor e acadêmico com passagem por diversas instituições, foi professor de ciência política e diretor científico do Núcleo de Pesquisa sobre Educação Superior da Universidade de São Paulo, presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e pesquisador e presidente do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade, no Rio de Janeiro. Colabora como articulista e analista em jornais, como O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo e O Globo, e tem publicadas, como editor e autor, obras científicas, acadêmicas e para o público geral. Simon é casado com Inez Maria Farah e tem quatro filhos.

Geórgia Amorimhttp://estacaonerd.com
Formada em Produção Publicitária pela FMU, e em Eventos pelo Senac SP, Redatora desse site maravilhoso, e com saudades de uma aglomeração! <3 Segue no Instagrão @GeorgiaAmorim

Deixe sua opinião!

Instagram

AS MAIS LIDAS

Confira a crítica de Amor e Monstros Especial 10k no Youtube 3 estreias da Netflix para ver nesse final de semana Confira a crítica de Radioactive As 3 séries mais vistas na Netflix Confira o trailer de Army of The Dead