qui, 1 dezembro 2022

Marte Um | Filme acaba de ser premiado nos Festivais de Atlanta e Nashville nos EUA

Publicidade

Lançado nos cinemas em 25 de agosto, MARTE UM, de Gabriel Martins, já alcançou a marca de mais de 60 mil ingressos vendidos em todo o país. Além disso, o filme escolhido para representar o Brasil no Oscar já começou sua campanha rumo à indicação na categoria Melhor Filme em Língua Estrangeira, e, recentemente, foi premiado em dois festivais nos EUA, aumentando ainda mais sua visibilidade entre os votantes.

Estamos muito felizes com o circuito de apoio que se fez ao redor do filme, tanto de produtores e cineastas, quanto como pessoas de outras partes da indústria, que ofereceram suas expertises para nos ajudar nesse processo da campanha. E também encontramos empresas dispostas e disponíveis a colaborar financeiramente com a campanha”, conta Thiago Macêdo Correia, da Filmes de Plástico, produtora de MARTE UM.

O filme já conta com um publicista nos Estados Unidos, que será responsável pela gerencia da campanha, e criação de um calendário para agendamento das sessões que vão acontecer em Los Angeles, Nova York, São Francisco e Londres, ao longo dos próximos meses.

Publicidade

Nos últimos dias, no Out On Film Festival – Atlanta LGBTQ Film Festival, MARTE UM recebeu os troféus de melhor filme de ficção, melhor filme internacional e melhor elenco. Já no Nashville Film Festival, o longa recebeu o prêmio de melhor longa de ficção.

MARTE UM é dirigido por Gabriel Martins, um diretor preto e periférico, que ressalta que o filme só existe graças a políticas públicas feitas durante os governos de Dilma Rousseff e Luís Inácio Lula da Silva. O projeto foi contemplado em um edital feito para produções composta majoritariamente por profissionais negros. 

As políticas de incentivo à produção audiovisual são fundamentais para a contínua produção no país. E o público brasileiro quer se ver nas telas, haja vista a bilheteria de MARTE UM. Fico muito feliz com os prêmios e reconhecimentos internacionais, mas a maior alegria é os brasileiros fazerem do filme esse sucesso”, conta Martins.

No Brasil, o longa estreou, no final de agosto, em apenas 34 salas, e, nas semanas seguintes o circuito exibidor só aumentou, chegando a quase 100 cinemas em todo o país. “Acredito que MARTE UM fale ao coração do público, e o boca-a-boca e muito trabalho por parte de nossa equipe só fez aumentar a procura por ele.”, completa o diretor.

Esta também é a primeira vez que um filme dirigido por um diretor preto é escolhido para representar o Brasil no Oscar, e o longa conta com uma carreira de Festivais que começou com no prestigiado Festival de Sundance, nos EUA, em janeiro passado e sua primeira sessão no Brasil aconteceu no Festival de Gramado, sendo premiado como Melhor Filme pelo Júri Popular, Melhor Roteiro, Melhor Trilha Musical e Prêmio Especial do Júri. Ainda foi exibido em 35 festivais internacionais, ganhando prêmios de melhor longa, também, no Black Star Film Festival na Filadélfia e no San Francisco Film Festival, na Califórnia.

O filme traz o cotidiano de uma família periférica, nos últimos meses de 2018, pouco depois das eleições presidenciais. O garoto Deivid (Cícero Lucas), o caçula da família Martins, sonha em ser astrofísico, e participar de uma missão que em 2030 irá colonizar o planeta vermelho. Morando na periferia de um grande centro urbano, não há muitas chances para isso, mas mesmo assim, ele não desiste. Passa horas assistindo vídeos e palestras sobre astronomia na internet.

Publicidade

O pai, Wellington (Carlos Francisco, de “Bacurau”, e da Companhia do Latão de teatro), é porteiro em um prédio de elite, e há um bom tempo está sem beber, uma informação que compartilha com orgulho em sessões do AA. Tércia (Rejane Faria, da série “Segunda Chamada”) é a matriarca que, depois um incidente envolvendo uma pegadinha de televisão, acredita que está sofrendo de uma maldição. Por fim, a filha mais velha é Eunice (Camilla Damião), que pretende se mudar para um apartamento com sua namorada (Ana Hilário), mas não tem coragem de contar aos pais.

MARTE UM é assinado pela produtora mineira Filmes de Plástico, fundada por Gabriel, Thiago, André Novais Oliveira e Maurilio Martins, em 2009, e que tem em sua filmografia longas premiados como “Temporada”, “Ela volta na quinta”, “No coração do mundo” e “Contagem”. Suas produções também foram destaque em festivais com Cannes, Roterdã, Brasília e Tiradentes.

MARTE UM é um lançamento da Embaúba Filmes no Brasil, e tem distribuição da Magnolia Pictures nos EUA.

Publicidade

Destaque

Paddington | Curta para comemorar Jubileu da rainha é lançado no Youtube; Assista!

Paddington e a Elizabeth II se uniram em um curta-metragem....

The Last Of Us | Confira os novos pôsteres da série!

A HBO liberou hoje (30) pôsteres inéditos de The Last Of Us,...

Crítica | Wandinha

Os Addams são uma das famílias mais icônicas na...

Crítica | Sonic Frontiers

Quando um novo jogo do Sonic é lançado, não...
Hiccaro Rodrigueshttps://estacaonerd.com
Eu ia falar um monte de coisa aqui sobre mim, mas melhor não pois eu gosto de mistérios. Contato: hiccaro.rodrigues@estacaonerd.com

Deixe um comentário