A Warner Bros anunciou que um quinto filme de Matrix está em desenvolvimento. Ainda não há confirmação se Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss, que estrelaram todos os filmes de Matrix, irão retornar no novo filme.
Esse será o primeiro filme sem Lana ou Lily Wachowski como diretoras. Em vez disso, o roteirista de Perdido em Marte, Drew Goddard, vai comandar o filme, de acordo com a Variety.
Lana Wachowski, que dirigiu o mais recente filme da franquia, Matrix Resurrections, de 2021, atuará como produtora executiva.
“Matrix”, que deu início à franquia em 1999, é considerado um dos filmes de ficção científica mais influentes de todos os tempos. Inspirou três sequências, “The Matrix Reloaded” e “The Matrix Revolutions”, de 2003, e “The Matrix Resurrections”, de 2021. O quarto filme, que chegou após um intervalo de 18 anos e foi a primeira dirigida exclusivamente por Lana, foi uma grande decepção de bilheteria. Isso ocorre em parte porque “The Matrix Resurrections”, como toda a programação de 2021 da Warner Bros., estava disponível simultaneamente na HBO Max sem nenhum custo extra. Arrecadou apenas US$ 159 milhões em todo o mundo, contra seu orçamento de US$ 190 milhões.
No filme original, o programador Thomas Anderson (Reeves) é atormentado por pesadelos em que está conectado a um sistema de computadores do futuro. Conforme os sonhos se tornam recorrentes, o jovem começa a desconfiar da própria realidade, o que a leva a conhecer Trinity (Moss) e Morpheus (Laurecen Fishburne) e a descobrir que é vítima de um sistema artificial conhecido como Matrix, responsável por controlar a mente das pessoas e construir ilusões do mundo real enquanto utiliza os seus corpos para produzir energia.
Ainda não há data prevista para lançamento.