A Bethesda, empresa tradicional de games, responsável por títulos como Doom, The Elder Scrolls V: Skyrim e Fallout, foi comprada pela Microsoft por cerca de 7,5 milhões de dólares.
A notícia foi divulgada oficialmente hoje de manhã e a aquisição envolve também a compra da ZeniMax, dona da Bethesda e por isso, todos os seus estúdios e propriedade intelectual passam a pertencer à Microsoft a partir de agora.
Embora isso possibilite que a Microsoft tenha o poder de tornar todas as franquias da Bethesda, exclusivas dos consoles Xbox ou Windows PC, a empresa já demonstrou no passado, preferir lucrar com maior acessibilidade, disponibilizando seus jogos para outras plataformas e consequente, obtendo mais vendas. Isso aconteceu com Minecraft, que apesar de ser sido comprado pela Microsoft, o jogo não é um exclusivo.
Só o tempo irá dizer se essa compra irá ou não tornar os jogos da Bethesda, a partir de agora, exclusivos dos consoles Xbox. Algo assim seria impactante o suficiente para que deixasse os jogadores em dúvida se compram um Xbox para jogar esses jogos ou se compram um Playstation 5, colocando mais lenha na fogueira da guerra de consoles da nova geração.