Vamos aos Filmes Mais Aguardados de 2017, já que 2016 foi um ano bastante interessante para os filmes e para aqueles atrás das câmeras. Com grandes bilheterias (a Disney conseguiu encher seus cofres com bilhões de dólares), mas também com grandes (e repentinas) partidas:  Anton Yelchin, Carrie Fisher, entre tantas outras. Foi um ano meio agridoce em que grandes promessas falharam e surpresas surgiram do nada e arrebataram a crítica. 2017 com suas inúmeras adaptações e novos capítulos de famosas franquias promete ser ainda mais grandioso que o que passou. E que “muito dinheiro no bolso” se torne uma realidade, porque nós vamos precisar…

Algumas considerações sobre a lista dos Filmes Mais Aguardados de 2017:

-A lista não reflete que um filme é mais aguardado que outro pela sua posição no texto.

-As datas de lançamento são as previstas para o Brasil, mas a lista foi compilada usando como base o calendário de lançamento americano. Assim filmes que foram lançados lá fora em 2016 e estreiam esse ano aqui não entraram em consideração.

A Bela e A Fera

Sinopse: Remake em live-action do clássico animado da Disney (mais um).

Porque assistir: A Disney vem tendo relativo sucesso com suas adaptações com atores de carne e osso de grandes clássicos da casa. Após a perfeição técnica que foi “Mogli”, esse tem a chance de pelo menos atualizar dignamente aos tempos da internet. Com músicas novas de Alan Menken e Emma Watson, Ewan McGregor, Dan Stevens, Luke Evans e Emma Thompson no elenco, há no mínimo a garantia de um bom filme. “Sentimentos são fáceis de mudar”, vamos ver se a canção se torna verdade aqui.

Previsão de estreia: março de 2017

Logan

Sinopse: Num futuro não tão distante, Wolverine e um frágil Charles Xavier, terão de proteger uma pequena mutante das garras de Nathaniel Essex e sua organização maléfica.

Porque assistir: A Fox nunca adaptou fielmente Wolverine nos cinemas. Baseado em “Velho Logan”, o filme assume um tom mais adulto, violento, de acordo com a contraparte gráfica do personagem. O trailer embalado por Johnny Cash é um “plus”, mas tudo indica que veremos um bom filme do “Carcaju” dessa vez, algo que nos faça esquecer as aberrações lançadas anteriormente. Vale também para ver a despedida de Hugh Jackman do papel que interpretou todos esses anos.

Previsão de estreia: março de 2017

Power Rangers

Sinopse: Um grupo de estudantes ganha superpoderes únicos que os ajudarão a enfrentar uma ameaça alienígena que planeja destruir o planeta.

Porque assistir: Zordon, Rita Repulsa, Alpha…. Atire a primeira pedra quem nunca correu para ver os rangers na televisão na infância/adolescência.  Depois de dois filmes com o elenco das séries, a Lionsgate reboota a franquia dando uma cara mais jovem e atualizada. Resta saber se os fãs saudosistas comprarão a ideia, assim como a turma mais recente que acompanha pelos serviços de streaming. Faíscas nas armaduras a parte, teremos de esperar um trailer mais detalhado ou o filme em si para podemos comprovar.

Previsão de estreia: março de 2017

Vigilante do Amanhã

Sinopse: Metade humana, metade máquina, a major Motoko Kusanagi trabalha caçando extremistas e criminosos em um mundo futurista cyberpunk. Quando um hacker singular coloca sua visão de mundo em xeque, Motoko terá de lutar para descobrir até onde sua parte humana ainda existe dentro dos circuitos do seu corpo.

Porque assistir: Ghost in the Shell é um dos animes cyberpunks mais conhecidos do planeta. E das inúmeras outras adaptações e spin-offs animados é a primeira vez que o projeto ganha vida na dimensão live-action. Críticas na escolha do elenco a parte, o visual é muito fiel ao anime e algumas cenas chegam a replicar com perfeição a obra animada, mas o filme conta com alguma coisas diferentes, além de um vilão criado especialmente para a obra. Scarlett Johansson, Michael Pitt e Pilou Asbæk encabeçam o elenco do filme dirigido por Rupert Sanders.

Previsão de estreia: março de 2017

Alien: Covenant

Sinopse: A tripulação da nave Covenant descobre um planeta paradisiaco, que se revela um mundo de escuridão e perigos, onde o androide David é o único habitante, remanescente da desastrosa missão Prometheus.

Porque assistir: Quando lançado, “Prometheus” recebeu uma chuva de críticas por não ser um filme de “Alien”. Sua continuação parece ter seguido a máxima e começa a aproximar os dois universos, mostrando a origem dos monstros que veríamos em “O Oitavo Passageiro” e suas continuações. Facehuggers, gore e claustrofobia em níveis máximos, Ridley Scott retorna à ficção dark, após uma passagem pelo “feel good” de “Perdido em Marte”.

Previsão de estreia: maio de 2017

Guardiões da Galáxia Vol.2

Sinopse: As continuações dos respectivos títulos, preparando terreno para a “Guerra Infinita”.

Porque assistir: A grande surpresa da Marvel em seu lançamento, “Guardiões da Galáxia” ganha seu segundo volume e aparentemente continua com toda sua aura cult que mistura um visual de tirar o folego com uma comédia interessante, além de Baby Groot roubando a cena.

Thor: Ragnarok

Previsão de estreia: maio e novembro de 2017 (respectivamente)

Mulher Maravilha

Sinopse: O debut da guerreira amazona nas telonas e a formação (dessa vez efetiva) da equipe composta pelos maiores heróis da DC.

Porque assistir:Batman vs Superman” e “Esquadrão Suicida” foram grandes sucessos de bilheteria, mas pecaram na questão narrativa e afundaram na crítica. Agora é a chance do universo da DC aprender com os erros e consolidar de vez sua marca perante os concorrentes. O tom de “Mulher Maravilha” já demonstra coesão da história e uma certa parcela de humor, apesar de slow motion ainda continuar dando as caras aqui e acolá.

Liga da Justiça (Justice League)

Liga da Justiça” ainda esconde muito de sua trama, mas o que foi apresentado até aqui mostra que aprenderam bastante com a briga de Batman e Superman, adotando um tom realista, mas sem aquele peso messiânico apocalíptico. Resta saber se Zack Snyder conseguirá lidar com tantos personagens e coadjuvantes de peso num filme de pouco mais de 2h de duração (provavelmente) de modo eficaz.

Previsão de estreia: junho e novembro de 2017 (respectivamente)

Homem-Aranha: De Volta ao Lar

Sinopse: Após sua pequena “aventura” com os Vingadores, Peter Parker volta a sua rotina de adolescente normal, enquanto lida com a ameaça do Abutre, um novo vilão que ameaça a cidade de Nova Iorque.

Porque assistir: Finalmente nas “mãos” da Marvel, num acordo entre ela e a Sony, a versão adolescente do herói, próxima à da origem nas HQs com humor e as preocupações latentes da fase, chega aos cinemas em um filme solo. Tom Holland demonstrou que se sai bem no papel em “Guerra Civil” e nesse filme ele tem a chance de se firmar ainda mais no personagem. O que me deixa um pouco temeroso é a participação de Tony Stark e até onde o empresário vai roubar o holofote do amigão da vizinhança. Espero que seja um filme do Homem-Aranha e não um “Homem de Ferro” com a participação especial do teioso.

Previsão de estreia: julho de 2017

Dunkirk

Sinopse: Drama sobre a fuga das forças aliadas do julgo nazista da cidade de Dunkirk, num das estratégias que entraria para a história devido a sua engenhosidade e eficiência.

Porque assistir: Christopher Nolan dirigindo um drama de guerra com um elenco estrelar e no já habitual formato IMAX. Só isso já seria o requisito necessário para você ir no cinema, mas a obra de Nolan, depois do igualmente belo “Interestelar” demonstra que o diretor planejou com cuidado as grandes sequências de ação e drama. Uma vibe meio “O Resgate do Soldado Ryan” encontra “Além da Linha Vermelha” que tem tudo para dar certo.

Previsão de estreia: julho de 2017

Valerian e a Cidade dos Mil Planetas

Sinopse: Valerian e Laureline, dois investigadores intergalácticos, são enviados a cidade de Alpha, que contem espécies dos mais diferentes cantos do universo. Eles descobrirão que nem todos os habitantes da utópica metrópole tem boas intenções, algo que pode colocar todos em risco.

Porque assistir: Baseado numa graphic novel cult francesa da década de 60, que serviu de base para outras grandes óperas espaciais (Star Wars), Valerian é a nova incursão de Luc Besson na ficção espacial. O diretor de “O Quinto Elemento” sabe construir universos de imediato apelo visual e aqui não foi o contrário. Aperte os cintos e aproveite a viagem visual e sonora.

Previsão de estreia: julho de 2017

Kingsman: O Círculo Dourado

kings

Sinopse: Quando o QG da Kingsman é atacado e um novo vilão surge, Eggsy e Merlin terão de trabalhar junto da agencia americana Statesman para salvar o mundo mais uma vez.

Porque assistir:Kingsman” foi um dos melhores filmes lançados em 2014, com ação e humor de ponta, mostrando uma faceta nunca antes vista de Colin Firth (chutando bundas a torto e a direito). O que me anima ainda mais nesse filme é que Matthew Vaughan voltou, algo raro, já que ele não gosta de fazer continuações dos filmes que dirige. Presumimos então que o roteiro deve ser melhor ainda do que o primeiro filme!  Expectativas altíssimas!

Previsão de estreia: setembro de 2017

Blade Runner 2049

Sinopse: Trinta anos depois dos eventos do primeiro filme, um novo caçador de androides, o policial K, descobre um segredo que pode colocar o que restou da sociedade em caos absoluto, tendo de contar com a ajuda de outro antigo conhecido da função, Deckard.

Porque assistir:Blade Runner“ é um dos meus filmes favoritos e um dos clássicos da ficção cientifica no cinema. O tom cerebral, as múltiplas versões e interpretações até hoje são motivos de discussão. Ridley Scott retorna aqui como produtor, deixando a tarefa de dirigir para Denis Villeneuve. E depois de “A Chegada” sabemos que o canadense consegue construir tensão de pequenos quadros e momentos. Embalado numa trilha que remete ao filme de 1982 e uma fotografia belíssima de Roger Deakins, “Blade Runner 2049” carrega o peso de milhares de fãs, de cumprir com o papel de expandir uma história sem destruir ou diluir o que foi alcançado até aqui. Em Villeneuve eu confio.

Previsão de estreia: outubro de 2017

Coco

Coco (2017) Miguel (voiced by Anthony Gonzalez)
Coco (2017)
Miguel (voiced by Anthony Gonzalez)

Sinopse: Miguel, um garoto de 12 anos, desencadeia uma série de eventos ligados ao um mistério secular que o levará a uma reunião de família extraordinária.

Porque assistir: Das animações da Pixar a serem lançadas esse ano, “Coco” é a que mais promete (a outra é o terceiro volume da série “Carros”). Lee Unkrich co-dirigiu “Monstros S.A.” e foi responsável por levar muitos adultos as lagrimas no final de “Toy Story 3”. A primeira aventura latina do estúdio de animação tem a tarefa de expandir os horizontes culturais ao mesmo tempo que demonstrar a representatividade acurada de boa parte da composição da população americana, ainda mais na era pós eleição de Trump, onde os ânimos raciais estão elevados. O background é rico e a Pixar com certeza vai produzir algo de bom disso.

Previsão de estreia: novembro de 2017

Star Wars – Episódio VIII

st8

Sinopse: Após o “Despertar da Força”, Rey continua sua jornada épica em conjunto com Finn, Poe e Luke Skywalker no novo capítulo da saga.

Porque assistir: “O Despertar da Força” foi um misto de nostalgia e novidade e comprovou que a aposta da Disney e da Lucasfilm estava certa. “Rogue One” continuou a campanha, com um filme que se destaca como um dos mais adultos da saga. O “Episódio VIII” chega com a responsabilidade de ser melhor do que seu antecessor além de estruturar todo uma nova guinada na franquia, corroborando ou destruindo as teorias que pipocaram na internet com o lançamento de “DdF”. Com tudo que foi apresentado até aqui, impossível esse filme ser ruim.

Previsão de estreia: dezembro de 2017

OUTROS FILMES PARA SE FICAR DE OLHO: Velozes e Furiosos 8 (The Fate of the Furious), Transformers: O Último Cavaleiro (Transformers: The Last Knight), God Particle (novo filme da franquia “Cloverfield”), Baby Driver (musical de ação de Edgar Wright), Kong: Ilha da Caveira (Kong Skull Island), The Lost City of Z, O Poderoso Chefinho (The Boss Baby), A Torre Negra (The Dark Tower), Planeta dos Macacos: A Guerra (War of the Planet of the Apes), It: A Coisa (It), The Circle (baseado no livro de David Eggers) e Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar (Pirates of the Caribbean: Dead Men Tell No Tales).

E para você, qual são Os Filmes Mais Aguardados de 2017? Retiraria ou incluiria mais algum? Deixe suas opiniões nos comentários!