Todo ano, é aquilo! A gente super se empolga com a cerimônia do Oscar e fica atento a todos os mínimos detalhes. Porém, acontece que nós, nem sempre sabemos apreciar todas as premiações do Oscar com a mesma energia simplesmente porque a gente não entende patavinas do que está sendo julgado ali, certo?
Já reparou que no dia do Oscar, a gente fica mais ou menos assim:
Pra você não ter que passar por essa montanha-russa de emoções nos próximos anos, fizemos uma super pesquisa pra te contar de uma vez por todas o que significam essas categorias mais diferentes que são premiadas no Oscar.
Melhor Edição
Podemos até descrever a edição de um filme como a escolha das melhores cenas filmadas colocadas em ordem para que o filme faça sentido; como um recorte e colagem. Mas isso seria muito simplista com esse trabalho que é muito mais sutil do que isso.
Dizem que se um filme tem uma boa edição, você não irá percebê-la; se você começar a se questionar se aquela cena faz sentido pra história, ou porque ela está ali, então, provavelmente, existe um problema com a edição. Uma boa edição é fundamental para o bom andamento, a boa comunicação da história de um filme. Um filme com uma boa edição te leva através da jornada que está sendo contada, te traz pra dentro da história, te envolve nela. Você não sente os buracos ou costuras. Uma edição ruim vai fazer o filme simplesmente parecer sem sentido. A edição de um filme tem que estar de acordo com o tom, o ritmo, as cores da história sendo contada.
É a edição que te faz perceber a passagem do tempo em uma história, se você está vendo o presente, uma memória ou se está cortando caminho para o futuro.A categoria de melhor edição está intimamente associada à de melhor filme: é raro que um filme escolhido como Melhor Filme do ano não tenha sido indicado a melhor edição e também é incomum que o vencedor de melhor filme NÃO seja o vencedor de melhor edição.
Melhor Edição de Som
Já na Edição de Som as coisas são diferentes, o trabalho está mais relacionado a pós-produção onde a equipe que cuida da edição pega todos os objetos gerados e trabalhados pela Mixagem e os coloca no filme de modo a deixar certas partes em evidência no momento certo de acordo com o roteiro e a ação mostrada no filme.
Muitas vezes as pessoas se perguntam qual a diferença dos prêmios de Mixagem de Som e Edição de Som, pois a academia geralmente dá para o mesmo filme os dois prêmios, então porque dessa diferenciação? Bom, talvez até mesmo os membros da Academia não saibam, mas há sim uma diferença.
Na Trilha Sonora são avaliadas músicas instrumentais criadas para envolver o filme. Quanto mais essas músicas tiverem a ver com a totalidade do filme, maiores são as chances do filme levar a estatueta.
O ritmo, o contexto e a harmonia com o enredo são os pontos chaves dessa categoria.
A fotografia é a alma do filme. A pessoas vivem falando do diretor do filme, mas é o diretor de fotografia, o cinematógrafo, que fica atrás das câmeras assistindo e produzindo as imagens que vão contar uma história. Se um filme é preto-e-branco (como “Ida” ou “Nebraska”) ou intensamente colorido (como o Grande Hotel Budapeste), isso é uma característica de cinematografia.
Não se trata apenas de colocar imagens bonitas ou cenas aéreas em um filme, para atingir uma cinematografia de qualidade ou inovadora. É preciso que ela seja parte integral do filme, que ela faça sentido com uma história, que ela nos conte se estamos vendo uma comédia romântica ou dramática. A melhor cinematografia é aquela que acha a melhor imagem para aquele filme específico.
Melhor Design de Produção
Melhor Design de Produção, na premiação deste ano, é dividida em “design de produção” e “decoração de sets”. Com essa dica conseguimos perceber que essa categoria é muito próxima da cinematografia e que, juntas elas nos dão a dimensão visual de um filme.
Design de produção se junta à cinematografia para nos dar o clima da história, para nos ajudar a compreender em que tipo de lugar os personagens se encontram. Se eles estão andando por um lugar velho ou novo, habitado ou não.
É uma categoria que é toda detalhes. A parte de design de produção cuida das locações onde o filme será filmado: se será uma locação externa, ou dentro de um estúdio e qual aparência esse local deve ter.
A parte de decoração de set é, basicamente, como os sets são “vestidos”: os objetos de cena presentes, a mesa com o copo caído ou a mesa cheia de comida, ou as poltronas puídas ou o muro enegrecido. O design de produção, no geral, escolhe se vai filmar os astronautas usando tela verde ou construindo um set real ou como fazer a Nova Zelândia parecer a Terra Média. O design de produção cuida da ambientação do filme e a cinematografia trabalha para trazer essa ambientação para fora da tela, para a audiência.
Melhor Maquiagem
Como o próprio nome já diz essa premiação escolhe o filme que possuiu a melhor técnica de maquiagem. E será que isso faz diferença com toda a tecnologia que temos hoje? MAS É CLARO QUE SIM.
Quem aqui não se lembra de “O Curioso Caso de Benjamin Button” o filme se destacou bastante por conta de sua maquiagem de envelhecimento e rejuvenescimento. Muitas vezes para adequar os personagens a uma época ou a um mundo fantástico a maquiagem é extremamente necessária, ou será que você não se lembra dos assustadores Orcs de “O Senhor dos Anéis”.
É importante ressaltar também que os cabelos/penteados estão inclusos no julgamento desta categoria também.
Melhor Efeito Visual
Aqui está um prêmio que o pessoal gosta bastante, ou vai dizer que você nunca saiu do cinema falando algo do tipo: “Nossa você viu aqueles efeitos especiais? Geniais!!”. Pois é meus amigos, Efeitos Visuais são nada mais nada menos do que os populares efeitos especiais.
Aqui são consideradas todas as técnicas envolvendo tanto efeitos feitos por computação gráfica, como os inseridos na pós-produção. Outros efeitos físicos usando óptica por exemplo também serão contados, ou seja tudo que provoca uma ilusão para o espectador, algo que não existiria na realidade.
Aqui é bastante vista a qualidade destes efeitos: Eles estão bem feitos? Estão condizentes com o planejado? Estão em harmonia com o filme? Qual foi a dificuldade de realização destes efeitos?
Ou seja, muita coisa é ponderada a fim de escolher a técnica melhor aplicada.
Melhor Figurino
E por fim, o figurinista trabalha não somente para escolher o figurino apropriado para uma cena, mas também deve perceber o impacto dessa peça para cena e para o personagem, trabalhando ao lado de vários outros profissionais do set para ter certeza que a sua criação não estará fora do padrão.
Além disso, esse é um profissional que cuida também das cores, das texturas e outros pontos.
Também nessa como em Design de Produção dá para perceber que a lista sempre a tende a ficar em filme de fantasia e encenados em décadas passadas.
E aí, gostou? Está afim de curtir a melhor cobertura do Oscar 2016 pelo Twitter? Então siga-no @estacao_nerd e use a hashtag #estacaonooscar