ter, 26 novembro 2024

Pandora Filmes leva 13 filmes ao Festival do Rio; 4 disputam vaga no Oscar

Publicidade

A PANDORA FILMES marca sua presença no Festival do Rio 2024 com a exibição de treze filmes. Entre os destaques da programação, quatro títulos concorrem a vagas na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar no próximo ano. São eles: “Rainhas”, produção que representa a Suíça e esteve no Festival de Sundance 2024; “Memórias de um Corpo Ardente”, representante da Costa Rica que ganhou o Prêmio do Público na mostra Panorama no Festival de Berlim; “Encontro com o Ditador”, filme apresentado na sessão Première do Festival de Cannes 2024 e que representa o Camboja; e “Caminho da Vida”, longa do Nepal que concorreu ao Urso de Ouro no Festival de Berlim 2024.Os longas são inéditos em território fluminense, tendo sido exibidos somente ao público paulista durante o Festival Filmes Incríveis, evento que ocorreu em agosto deste ano, promovido pelo Grupo Belas Artes. Além deles, dois longas ganham sua primeira exibição no país; são eles: “Aventuras de uma Francesa na Coreia do Sul”, novo longa do renomado cineasta sul-coreano Hong Sang-soo, e “Os Sonhos de Pepe”, documentário sobre o ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica.

Confira abaixo lista completa de filmes distribuídos pela Pandora Filmes no Festival do Rio 2024:

“Caminho da Vida”
Indicado ao Urso de Ouro de Melhor Filme no Festival de Berlim 2024, “Caminho da Vida” segue Pema, uma jovem que se casa com Tashi e seus dois irmãos mais novos. Tashi viaja numa caravana de negociadores para a comunidade vizinha. Em sua ausência, Pema lida com a suspeita da comunidade em relação à sua gravidez e as pressões de uma cultura rígida. Este é o segundo longa-metragem do diretor Min Bahadur Bham. Seu curta-metragem “Bansulli” (2012) foi o primeiro filme do Nepal selecionado para o Festival de Veneza, seguido por seu longa de estreia “Nas Estradas do Nepal” (2015), que ganhou o prêmio FEDEORA de Melhor Filme na Semana da Crítica de Veneza. “Nas Estradas do Nepal” é também o filme nepalês de maior bilheteria no exterior. Agora, seu segundo longa-metragem concorre a uma vaga na cerimônia do Oscar 2025.

Publicidade

“Encontro com o Ditador”
Exibido no Festival de Cannes 2024 e escolhido para tentar representar o Camboja na premiação do Oscar no ano que vem, o longa retrata a tentativa de três franceses de entrevistar Pol Pot, político e líder do movimento comunista que governou o Camboja de 1975 a 1979. Suas expectativas são desconstruídas à medida que confrontam a brutal realidade do regime Khmer Vermelho. O elenco é liderado pela renomada atriz francesa Irène Jacob (“A Dupla Vida de Véronique” e “A Fraternidade é Vermelha”), e o longa foi dirigido por Rithy Pahn. O cineasta é mais conhecido por seu documentário “A Imagem que Falta” (2013), que foi indicado ao Oscar de Melhor Documentário. 

“Rainhas”
Dirigido por Klaudia Reynicke-Candeloro, Rainhas segue as irmãs Lucia e Aurora, que enfrentam um momento decisivo em meio ao turbulento Peru dos anos 1990. Prestes a deixar o país com a mãe rumo aos Estados Unidos, elas precisam lidar com emoções conflitantes e com a ausência do pai, Carlos, cuja assinatura é essencial para que possam sair. Até então, ele esteve distante de suas responsabilidades paternas, mas agora, para reconquistar o amor das filhas, precisará provar seu valor antes que elas partam. O filme foi o vencedor do Grand Prix na categoria Generation Kplus no Festival de Berlim 2024 e agora concorre a uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2025.

“Memórias de um Corpo Ardente”
Vencedor do Prêmio do Público na mostra Panorama do Festival de Berlim, o filme explora a vida de três mulheres maduras da Costa Rica, que se permitem revisitar memórias e expressar abertamente sua sexualidade reprimida. Com direção de Antonella Sudasassi, a produção é uma narrativa poética sobre desejo e identidade. O filme foi selecionado como a entrada da Costa Rica no Oscar.

“A Quem Eu Pertenço”
“A Quem Eu Pertenço” expande a narrativa do curta-metragem indicado ao Oscar “Brotherhood” (2018), da diretora Meryam Joobeur, que foi exibido em mais de 150 festivais e conquistou 70 prêmios internacionais. Neste novo trabalho, Joobeur apresenta um drama intenso que explora as tensões familiares de uma mulher tunisiana quando seu filho retorna da guerra acompanhado de uma esposa enigmática.

“Linguagem Universal”
Matthew Rankin apresenta uma comédia surreal que se passa entre Teerã e Winnipeg. Tempo e identidades pessoais se misturam, se entrelaçam, e ecoam numa comédia desorientadora neste longa que foi vencedor do Prêmio do Público da Quinzena dos Diretores no Festival de Cannes 2024.

“Todas as Estradas de Terra Têm Gosto de Sal”
Distribuído internacionalmente pela A24 e filmado em belíssimos 35mm, o filme explora quatro décadas da vida de Mackenzie na zona rural do Mississippi nas décadas de sessenta e setenta, desde sua infância até a idade adulta. O filme teve sua estreia mundial no Festival de Sundance em 2023 e chega aos cinemas brasileiros em 28 de novembro.

Publicidade

“Retrato de Norah”
Situado em um pequeno vilarejo remoto da Arábia Saudita nos anos 90, quando a expressão artística era proibida, o drama retrata a história de Nader, um artista saudita que abandona sua paixão pela arte para lecionar em um vilarejo remoto, e Norah, uma mulher independente que vive com seu irmão após a perda dos pais. Juntos, eles exploram o redescobrimento artístico e as relações humanas. Dirigido por Tawfik Alzaidi, a produção foi exibida em Cannes na seção “Un Certain Regard”, o primeiro da Arábia Saudita nos 77 anos de história do festival. 

“Os Sonhos de Pepe”
Este documentário de Pablo Trobo reflete sobre a vida e os ideais de Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai, que conquistou o mundo com sua filosofia de vida simples e comprometida com a justiça social. O filme propõe um olhar sobre o legado de Mujica em um planeta em colapso.

Publicidade

Publicidade

Destaque

Crítica | Cobra Kai – 6ª Temporada (Parte 2)

Na segunda parte da 6ª Temporada de Cobra Kai,...

Crítica | Detetive: Alex Cross (Cross)

A série Detetive Alex Cross, é baseada em uma...

Crítica | Sutura

Sutura, série nacional lançada no Prime Video, promete unir...

Percy Jackson | Sinopse oficial da 2ª temporada é revelada; Confira!

O Disney+ revelou a sinopse oficial da segunda temporada...

Crítica | Moana 2

‘Moana’ (2016) foi um sucesso absoluto, com mais de...
Hiccaro Rodrigues
Hiccaro Rodrigueshttps://estacaonerd.com
Eu ia falar um monte de coisa aqui sobre mim, mas melhor não pois eu gosto de mistérios. Contato: [email protected]