Peter Jackson, diretor das trilogias “O Senhor dos Anéis” e “O Hobbit“, escreveu um tributo emocionante em seu Facebook relembrando momentos de Ian Holm, ator que interpretou Bilbo Bolseiro e faleceu ontem, dia 19.
No texto Jackson relembra sua primeira gravação com Holm, e o convite para que ele reinterpretasse o personagem da franquia em O Hobbit.
“Estou me sentindo muito triste com a morte do Sir Ian Holm. Ian era um homem incrível, generoso. Quieto mas ousado, com um adorável brilho nos olhos”, começa Jackson. O diretor então descreve o método do ator ao improvisar diversas falas durante o início de A Sociedade do Anel, e como foi difícil gravar a cena em que Bilbo conta de suas aventuras para um grupo de crianças.
“…Acho que estou pronto para um nova aventura. Adeus, querido Bilbo. Boa jornada, querido Ian”, conclui Jackson.

Ian Holm ganhou um BAFTA e foi indicado ao Oscar por seu papel coadjuvante em Carruagens de Fogo, em 1982. A carreira do ator também é relembrada por papeis em Alien: O Oitavo Passageiro, Brazil: O Filme, O Quinto Elemento, As Novas Roupas do Imperador, O Senhor das Armas, O Aviador, entre outros.
Seu último papel no cinema foi como Bilbo Bolseiro em O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos.