seg, 23 dezembro 2024

Pluft, O Fantasminha | Filme nacional estreia nesta quinta-feira nos cinemas

Publicidade

A maior produção infanto-juvenil do cinema brasileiro estreia em todo o país nas férias de julho de 2022, nesta quinta-feira, dia 21. Pluft, o Fantasminha, dirigido por Rosane Svartman e produzido por Clélia Bessa, invade as telonas com o título de primeiro filme infantil brasileiro de live-action em 3D, além do pioneirismo com filmagens subaquáticas para dar vida ao universo fantástico do mundo dos fantasmas. Com elenco estrelado por Juliano Cazarré, Fabiula Nascimento, Arthur Aguiar, Lucas Salles, Hugo Germano, participações especiais de Orã Figueiredo, Gregório Duvivier, Simone Mazzer, Ariane Souza, Thaís Souza e Ricardo Kosovski, o filme apresenta os jovens atores Lola Belli e Nicolas Cruz – que interpretam Maribel e Pluft. Com produção da Raccord Filmes, coprodução da Globo Filmes e do Gloob e distribuição da Downtown Filmes, o longa é a adaptação para o cinema da clássica peça de teatro escrita por Maria Clara Machado e encenada pela primeira vez em 1955.

Pluft, o Fantasminha tem investimento do BNDES, Librelato, RioFilme, órgão que integra a Secretaria de Governo e Integridade Pública da Prefeitura do Rio. O filme foi desenvolvido com recursos do Programa de Editais da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro 2011/2012. A obra contou com recursos públicos geridos pela Agência Nacional do Cinema — ANCINE e com investimentos do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA administrados pelo BRDE.

Com roteiro assinado por Cacá Mourthé, sobrinha de Maria Clara Machado, e José Lavigne, que trabalharam por muitos anos com a autora no Teatro Tablado, Pluft, o Fantasminhatem trilha sonora original de Tim Rescala e conta com interpretações de Frejat, Simone Mazzer, do Coral da Gente com a Orquestra Sinfônica de Heliópolis e do coro infantil da UFRJ,acompanhados de piano, violinos, flautas, contrabaixos, percussão, bateria e trompete.

Publicidade

Escrito para crianças, o texto atravessa diversas gerações e provoca – além dos sentimentos nostálgicos e afetuosos – a reflexão sobre enfrentar o desconhecido, como o afeto pode ajudar a lidar com o medo e conquistar a liberdade.

Na história, a menina Maribel (Lola Belli) é sequestrada pelo pirata Perna-de-Pau (Juliano Cazarré), que quer usá-la para achar o tesouro deixado pelo seu avô, o falecido Capitão Bonança Arco-íris. Na casa abandonada onde o capitão morou, Maribel espera pela ajuda dos marinheiros Sebastião (Arthur Aguiar), João (Lucas Salles) e Juliano (Hugo Germano), muito amigos do velho capitão, que saem em uma atrapalhada busca pela garota. Eles não chegam nunca e ela acaba conhecendo o fantasminha Pluft (Nicolas Cruz), que morre de medo de gente, Mãe Fantasma (Fabiula Nascimento) e Tio Gerúndio (José Lavigne).

Ao conhecer Maribel, o fantasminha dá seu primeiro passo para enfrentar o seu medo de gente. Uma grande amizade surge desse encontro e também planos para enfrentar o Perna-de-Pau e assim libertar a garota! Orgulhosa de cada passo de seu filho, a Mãe Fantasma divide a evolução do garoto e pede conselhos sempre para a Prima Bolha (Daniela Cecato Barbyeri), além de contar com o apoio do sábio Tio Gerúndio. O vilão, só não mais atrapalhado que os marinheiros, não dá o braço a torcer enquanto não encontrar o tal do tesouro. Para relaxar, ele costuma ir a uma taberna onde piratas, marinheiros e boêmios vivem às turras e de maneira peculiar. Mal sabe ele que sua invencibilidade está próxima do fim e que vai ser enfrentado por duas crianças, sendo uma delas o Pluft.

Publicidade

Publicidade

Destaque

Crítica | Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa

A Turma da Mônica, criada por Maurício de Sousa...

Crítica | Bagagem de Risco

Em Bagagem de Risco, Ethan Kopek (Taron Egerton), um...

Nosferatu | Diretor agradece Bob Esponja por apresentar personagem aos jovens

Em entrevista à Variety, Robert Eggers, diretor da nova...
Hiccaro Rodrigues
Hiccaro Rodrigueshttps://estacaonerd.com
Eu ia falar um monte de coisa aqui sobre mim, mas melhor não pois eu gosto de mistérios. Contato: [email protected]