Prêmio Selo Elas Cabíria Telecine 2021

Veja nossos últimos stories

Na intenção de fomentar o audiovisual brasileiro feito por mulheres, o Selo Elas (iniciativa da produtora e distribuidora Elo Company), o Cabíria Festival – Mulheres & Audiovisual e o Telecine, se unem e abrem inscrições para a segunda edição do Prêmio Selo Elas Cabíria Telecine.

De 09 a 22 de agosto, mulheres roteiristas de todo o país poderão se inscrever por meio do site cabiria.com.br e enviar seus argumentos de comédia. A curadoria selecionará cinco argumentos finalistas para o júri, formado pela Elo Company, o Cabíria Festival e o Telecine. Juntas, irão escolher o argumento vencedor, a ser anunciado no dia 06 de outubro, durante o evento online de abertura do Cabíria Festival – Mulheres & Audiovisual. A premiação consiste em um contrato de produção e distribuição com a Elo Company, contemplando o desenvolvimento do roteiro no valor de R﹩ 200 mil.

“Ficamos muito felizes com a parceria com Cabíria e Telecine em 2020. Este ano decidimos ampliar o prêmio, contemplando um argumento de comédia, com perfil mais comercial, para alavancar as roteiristas em um nicho de mercado ainda muito ocupado por roteiristas homens. Ano passado, os roteiros fizeram parte de edições anteriores do Prêmio Cabíria e agora damos oportunidade a toda e qualquer roteirista que queira participar. O projeto vencedor de 2020, ‘Avenida Beira-Mar’, que faz parte do Selo Elas, em breve será lançado e distribuído pela Elo Company”, conta Paula Garcia, Head de Produção da Elo Company, “A união dessas três empresas, é uma comprovação de que juntas somos mais fortes e não deixaremos a importância da cultura ser esquecida”, diz.

“A criação do Cabíria Prêmio de Roteiro, em 2015, colocou em pauta três objetivos principais: estimular histórias com protagonistas inspiradoras; converter o prêmio em um selo de qualidade para os roteiros ampliando suas oportunidades junto ao mercado; e contribuir para a visibilidade de roteiristas mulheres, em busca da redução da alarmante disparidade de gênero no audiovisual. Portanto, conquistar a parceria com agentes tão relevantes da cadeia produtiva, como a Elo Company e o Telecine, é motivo de grande comemoração por representar o avanço e a qualificação desses objetivos”, declara Marília Nogueira, idealizadora do Prêmio Cabíria.

“O Prêmio Selo Elas Cabíria Telecine 2021 promove e fomenta o protagonismo feminino no audiovisual, o que é um objetivo contínuo nosso, como hub de cinema. Ficamos muito felizes de sermos parceiros de marcas tão alinhadas ao nosso propósito”, afirma Cristina Cadore, Diretora de Marketing e Produto do Telecine.

O Selo Elas é uma iniciativa da ELO Company que oferece mentoria com reconhecidos profissionais do mercado para projetos de longas-metragens dirigidos por mulheres, como forma de ajudar a equilibrar a participação feminina no mercado audiovisual. A iniciativa está no quarto ano de mentoria, já atendeu 37 projetos. Uma rede formada por 23 profissionais experientes do mercado audiovisual (das áreas artística, executiva e jurídica) colaboram em consultorias dos projetos buscando potencializar seus resultados e olhar de suas diretoras quanto ao mercado.

- Advertisement -

“Nos últimos anos, a mulher tem se entendido na sociedade como consumidora e dona das suas decisões e escolhas, e demanda por conteúdos onde se vê como protagonista, com histórias que poderia viver e heroínas que gostaria de ser, e isso demanda um espaço ainda pouco ocupado no cinema brasileiro, onde menos de 20% dos filmes lançados anualmente são escritos ou dirigidos por mulheres”, comenta Barbara Sturm, Diretora de Conteúdo da ELO Company e criadora do Selo ELAS.

Em sua terceira edição, o Cabíria Festival – Mulheres & Audiovisual ocorre em ambiente online, de 06 a 17 de outubro. Através de uma linha curatorial orientada pela ampliação das representatividades de gênero, raça, cor, sexualidade e território, nesta edição será oferecida uma variada programação de filmes, debates com as realizadoras, além de painéis, oficinas e masterclass, voltados para diversificar a oferta de conteúdo para o público, estimular a rede de profissionais do audiovisual e provocar reflexões.

“É muito estimulante consolidar parcerias que ampliam o debate simbólico acerca da igualdade de gênero numa cadeia produtiva fundamental, como a do audiovisual, ao mesmo tempo em que promovem ações propositivas em busca dessa igualde”. Afirma Vânia Matos, diretora do Cabíria Festival.

O período de inscrições é de 09 a 22 de agosto, mediante taxa no valor de R﹩90.

Roteiristas mulheres PcD, negras, indígenas e pessoas trans poderão requisitar gratuidade nas inscrições, via formulário simplificado de autodeclaração, conforme regulamento.

Acesse o regulamento e formulário em https://www.cabiria.com.br

Uillian Magelahttps://estacaonerd.com
Co-Fundador do Estação Nerd. Palestrante, empreendedor e sith! No momento, criando meu sabre de luz para cortar a lua ao meio. A, SEMPRE escolha a pílula azul. Não faça como eu!

Deixe sua opinião!

Instagram

AS MAIS LIDAS

A Menina que Matou os Pais – Confira a crítica do filme O Menino que Matou Meus Pais – Confira a crítica do filme Os 5 grandes lançamentos da Netflix em Outubro de 2021 What If…? – Confira os easter eggs do sétimo episódio! A Casa Sombria – Confira a crítica do filme Confissões de uma Garota Excluída – Confira a crítica do filme