Resenha | LOG#1525 de B Demétrius

LOG#1525, do B. Demetrius é um livro para combater o preconceito com livros de escritores brasileiros. E mais, é ficção científica brasileira de qualidade sim senhores!

Quando fiz alguns diários de leitura nos stories do Instagram, e depois de classificar esse livro com 5 estrelas, algumas pessoas vieram expressar a sua curiosidade com a obra. E as entendo completamente!

Mesmo eu, que tenho mania de dizer que quero contribuir para a literatura nacional, acabo negligenciando lançamentos. Às vezes por estarem mal divulgados, às vezes porque esqueço de acompanhar mesmo.


Até que o autor viesse falar comigo eu também não tinha sequer visto esse livro, e que triste está a Daniela do universo paralelo, seguindo sua vidinha simples sem ter tido contato essa maravilha aqui!

Para quem curte Sci-fi, responde aí: o que faz vocês gostarem do gênero?

É tecnologia, futurismo, computação, Inteligências Artificiais? Viagens intergalácticas? Mistério?Suspense e, por que não, drama e luta pela sobrevivência?

Pois Log#1525 tem isso tudo, mais uma trama muito original e referências geek (nerd) que não acabam mais. Uma das diversões inclusive pode ser procurar por esses easter eggs que o Demétrius espalhou no seu livro.

Log#1525 tem uma estrutura muito sci-fi!

A história inteira é contada a partir de logs – registros de sistema -, que funcionam como um diário de bordo de um sobrevivente após a queda da sua nave num planeta estranho. Acompanhamos tudo de dentro da cabeça dele. Pois, esses logs são gravados no chip que é implantado no cérebro dele.

E aí já surge um elemento sci-fi que estou muito em dúvida se conto para vocês ou não (não vou contar), mas foi aí que eu me envolvi completamente na narrativa. Sério, se você ama ficção científica, vai amar esse processo (digamos assim) inicial da história.

Foto: Divulgação B. Demétrius
Livro: LOG#1525

Uma história sob o ponto de vista do protagonista tem tudo pra ser ruim!

Estar na cabeça do personagem e ouvir a sua história a partir da perspectiva dele pode ser muito perigoso. Existe a chance de não simpatizarmos, detestarmos o personagem ou de o autor se perder e confundir tudo.

Mas, Demétrius narra essa história com maestria, seu personagem é único, louco, divertido, real. A imersão é perfeita, LOG#1525 é intrigante e envolvente. Sério! Depois que a gente pega pra ler não quer largar. É demais!

Para quem gosta de comparar, essa história me lembrou Love, Death & Robots, a série da Netflix, Tropas estelares, do Heinlein, a trilogia do Sprawl do William Gibson, PKD e até Naufrágo, o filme com o Tom Hanks.

Ou seja, estou falando de uma obra de ficção científica “realmente” hard, ou pura e simplesmente linda.

Sem muito Spoiler, por favor!

É bem complicado escrever uma resenha sem spoilers, mas eu tento. Isso porque uma das coisas que mais gosto é de ser surpreendida, e gosto de dar essa oportunidade para os demais leitores. E LOG#1525 tem muitas oportunidades disso. O mais legal de ler esse livro foi, ao terminar, a vontade de recomeçar na mesma hora. As teorias que tenho (até agora) se formando sobre como, onde, quando e porquê. É sensacional!

Basicamente, B. Demétrius conta a história de um sobrevivente, líder de uma equipe exploradora, após a queda da nave em um planeta estranho. O modo como ele encara esse desafio, sozinho, num planeta extremamente inóspito, explorando o planeta apesar de tudo, registrando tudo para “a companhia em que trabalha(va), sua inteligência para contornar os obstáculos com uso da tecnologia disponível nos destroços, a sua lógica frente à solidão e a tudo que poderia dar errado (e muitas vezes dá mesmo) é cativante, empolgante, desesperadora.

E toda essa trama simples e complicada ao mesmo tempo, merece uma primeira impressão, sem que eu esteja aqui dizendo o que você deve achar ou sentir. Se você gosta de sci-fi, apenas leia! Garanto que vai gostar.

Obrigada Chiado por publicar esse livro, obrigada Demétrius por ter visto sentido em me enviar seu livro e pela confiança. Vocês são demais!

Para saber mais sobreLOG#1525 e sobre o autor: https://www.facebook.com/log1525

Daniela Mattoshttps://estacaonerd.com.br
Apaixonada por Ficção Científica, indie rock e séries. Louca por livros, Whovian. Aguardo ansiosamente pela minha vez de fazer companhia ao louco em sua caixa azul.

Deixe sua opinião!

INSTAGRAM

SE LIGA

Os 10 melhores filmes de 2018

A cada ano que passa somos surpreendidos com filmes cada vez melhores. Muitos, claro, já são aguardados por serem alguma continuação. Outros são ótimas...