Certamente você já assistiu a um filme ou alguma série que o envolva de uma forma leve, fazendo-o prender da primeira à última cena. Pois bem, em Mentirosos, livro da autora E. Lockhart , o leitor vivenciará o mistério que Cady, uma garota rica e com uma família problemática, tentará desvendar sobre seu acidente. Preparados?

TÍTULO: MENTIROSOS

TÍTULO ORIGINAL: WE WERE LIARS

AUTOR(A): E. LOCKHART

EDITORA: SEGUINTE

ANO: 2014

Nº DE PÁGINAS: 270


SINOPSE: Cadence é a neta primogênita da família Sinclair, uma família rica, que exibe seu ego e não abre mão das tradições. No entanto, Cady e seus primos Johnny e Mirren, juntamente com Gat, um amigo da família e o seu grande amor, quebrarão todos os costumes, pondo em primeiro lugar a diversão no verão dos quinze. Porém, um misterioso acidente ocorre com Cady nesse verão, que a deixará com fortes dores de cabeça e amnésia.
Após dois anos, Cadence resolve voltar à Ilha Beechwood, onde a família Sinclair reúne-se nos verões, para tentar resolver o quebra-cabeça de seu acidente e encontrar a resposta do ocorrido. Ao mesmo tempo, a sua mão e suas tias entram em pé de guerra por causa da herança e dos objetos da família, enquanto seu avô mantém seu orgulho e ego.

2015-12-23 04.45.32 1

Finalmente terminei a leitura de Mentirosos, um dos livros que mais arrecadou a minha ansiedade neste ano. Confesso que o impulso gritou mais alto, pois os comentários que lia no Instagram a respeito do livro eram sempre positivos. No entanto, não tive a mesma visão dos demais sobre a trama da E. Lockhart, e como comentei no post de Primeiras Impressões, meus comentários não serão os mesmos.

Vamos saber o por quê?

Com uma trama envolvente, E. Lockhart conseguiu, através da sua escrita leve e direta, prender o leitor da primeira à última frase. A autora nos possibilitou um verdadeiro quebra-cabeça, que junto com Cady, juntaremos todas as peças para resolvê-lo. A leitura poderá até se tornar confusa para muitos, pois na trama há metáforas e contos, que deveriam servir como pistas. Mas esse detalhe não diminui a qualidade da obra.

2015-12-23 04.47.32 1

Além disso, a autora ainda nos possibilita uma trama familiar, que reflete bastante nos dias de hoje. A busca pelo poder, a ganância e a falta de caridade que família Sinclair, necessariamente o avô, a mãe e as tias da Cady, possui, fazem com que o leitor reveja os seus conceitos de amor e união que uma família deve ter. Ao mesmo tempo, Mentirosos nos passa a mensagem do “abrir mão do dinheiro, para irmos em busca da felicidade”. Bem cliché, mas que não passa de uma verdade.

Como diz o ditado: “Quanto maior a altura, maior o tombo.” Pois bem, elevei minhas expectativas aos céus e quando terminei a leitura do livro, tentei digerir ao máximo o desfecho da trama. E. Lockhart usou o lado racional e irracional para criar sua história, no qual, somente a revelação final consegue explicar todo o restante de Mentirosos. ( Claro que o final explica a história do livro…) Esse fato faz com que o leitor aceite ou não o desfecho, cabendo à interpretação de cada um.

2015-12-23 04.49.47 1

 

  Mentirosos é um livro inteligente, abordando temas elaborados, capazes de mudar os conceitos dos leitores. A autora usou o máximo da sua escrita envolvente e complexa, tornando a leitura do livro leve e rápida. Porém, o final não foi o que esperava. Realmente foi de cair o queixo, porém esperava mais extraordinário, que não poderia ser explicado pelo lado irracional. Mesmo assim, gostei da leitura de Mentirosos, a trama foi bem construída e os personagens tornaram-se bastante cativantes. Um ótimo livro para essas férias, vá por mim!

2015-12-23 04.50.58 1

QUOTES:

“Olhamos para o céu. Tantas estrelas. Parecia uma celebração, uma festa grandiosa e proibida que a galáxia fazia depois de colocar os humanos para dormir.”

“- Cuidado com a cabeça. Você pode se machucar.”

” – Eu vou ficar bem, dizem. Não vou morrer. Só vai doer muito.”

“Se você quiser viver em um lugar onde as pessoas não tenham medo de ratos, deve abrir mão de viver em palácios.”

“Sempre faça aquilo que teme.”
2015-12-23 04.48.26 1
NOTA:
cats