qua, 5 outubro 2022

SAGA lidera apoio à 1ª Coleta Geek no Grande ABC

Publicidade

SAGA lidera apoio à 1ª Coleta Geek no Grande ABC e foca na sinergia entre sustentabilidade, games e educação

Iniciativa estimula alunos de instituições de Ensino Fundamental e Médio da Rede Municipal de Ensino do ABC a coletarem e descartarem corretamente equipamentos e componentes eletroeletrônicos danificados ou não utilizados; entre outras ações, SAGA promoverá torneios de eSports e oferecerá 13 mil vagas gratuitas para oficinas de games, animação 2D e Photoshop

A SAGA, maior rede de escolas de games e arte digital do Brasil, anuncia sua participação e grande apoio à 1º Coleta Geek do Grande ABC, uma iniciativa criada pela Agenda Geek que visa ajudar na preservação do planeta por meio de ações ligadas a sustentabilidade, games e educação. Entre agosto e novembro, alunos de até 60 instituições de Ensino Fundamental e Médio da Rede Pública e Particular de Ensino do ABC, em São Paulo, participam de uma grande gincana com desafios ambientais, de esportes eletrônicos e relacionados aos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS). 

Publicidade

“A Coleta Geek pretende aproveitar o interesse dos jovens pela tecnologia para conscientizar e reforçar conceitos de preservação ambiental, já que 87% da população brasileira possui algum tipo de lixo eletrônico parado em casa, e apenas 3% dos mais de 2 milhões de toneladas anuais de lixo eletrônico são descartadas corretamente, de acordo com pesquisa da Green Eletron, realizada em 2021”, diz Fabiano Holtsmann, head de parcerias da SAGA e fundador da Agenda Geek. “O gatilho da competitividade será um propulsor para gerar o engajamento dos jovens, suas famílias e a escola. Para encerrar a iniciativa, realizaremos um grande evento que contará com a presença dos alunos finalistas do torneio de games e do desafio de ODS”.

O primeiro desafio proposto às escolas durante a Coleta Geek é o ambiental. Até o fim da gincana, estudantes precisam se mobilizar para recolher equipamentos e componentes eletroeletrônicos danificados ou não utilizados – como celulares, carregadores, monitores, cabos, fones de ouvido e pilhas usadas – e descartá-los, da forma correta, em caixas coletoras instaladas em cada escola participante. No fim da Coleta Geek, cada quilo de lixo eletrônico será transformado em pontos, e as escolas e alunos receberão premiações de acordo com as metas alcançadas.

Já a partir de setembro, os participantes passam a engajar com o Desafio dos ODS, baseado nos 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável criados pela ONU pelo bem do planeta. Nele, os estudantes se aprofundam no tema e precisam ser criativos para produzir vídeos de até 3 minutos explicando os principais tópicos da cartilha. Depois, basta publicar o conteúdo no Instagram com a hashtag #odsagendageek e identificá-lo com os nomes dos alunos e escolas para concorrer a prêmios. Vencem os mais originais.

Talento nos games competitivos

Com 20 anos de atuação na formação para o mercado de jogos e artes digitais, a SAGA também leva à Coleta Geek um pouco do seu conhecimento e de sua paixão pelos games, um importante agente de engajamento para jovens estudantes. Nesse contexto, a rede de escolas ficará responsável pelo terceiro e último desafio do projeto: um torneio de eSports entre as instituições de ensino participantes, que disputarão partidas de quatro jogos com perfil competitivo.

A competição terá início em novembro, e as escolas poderão definir os alunos que irão representá-las por meio de seletivas internas. “Com essa combinação entre jogos e meio ambiente, a SAGA pretende estimular o engajamento dos alunos como parte de suas comunidades escolares, acrescentando um senso maior de responsabilidade individual e coletiva sobre preservar o nosso planeta”, explica Holtsmann.

Publicidade

As finais das quatro categorias com os representantes de cada escola serão realizadas na unidade da SAGA Santo André, localizada na Rua Luís Pinto Fláquer, 519, no centro de Santo André/SP.

Cursos gratuitos

Como parte da iniciativa, a SAGA também abrirá 13 mil vagas gratuitas para cursos rápidos oferecidos pela escola. “Essas oficinas introduzem a parte teórica para aqueles que, além de jogar, querem desenvolver seu próprio jogo ou se especializar na parte artística”, destaca Holtsmann.

As oficinas da SAGA oferecidas gratuitamente para os alunos participantes da Coleta Geek são:

  • Introdução aos games:

Com uma introdução à ferramenta Unreal Engine, usada em jogos de franquias consagradas, como Fortnite, Mortal Kombat e Mass Effect, o aluno terá uma compreensão das mecânicas básicas, do sistema e do protótipo de jogo.

  • Introdução à animação 2D:

Perfeito para quem sonha em ser motion designer, o curso apresenta as inúmeras possibilidades oferecidas pelo software After Effects. A área é uma das mais requisitadas no mercado de desenvolvimento de jogos eletrônicos.

  • Introdução ao Photoshop:
Publicidade

O aluno aprenderá a editar imagens e explorar a sua criatividade com a ferramenta Photoshop, o editor de imagens mais utilizado na indústria criativa. Inclusive, será ensinado como criar uma animação usando a técnica Cinemagraph.

Além da ONG Agenda Geek e da própria SAGA, a Coleta Geek conta com o apoio da BrasilReverso, empresa de gerenciamento de descartáveis que fará a coleta e pesagem nas instituições participantes; Green Eletron, gestora para logística reversa de eletrônicos; Escola de Ouro Andreense, do Fundo Social de Solidariedade, e AESP (Associação Educacional de São Paulo), que auxilia na comunicação entre as escolas participantes.

Mais informações sobre a SAGA e seus cursos estão disponíveis no site.

Publicidade

Newsletter

Destaque

Macaoshttps://estacaonerd.com/games
Macaos - Graduado em Jogos Digitais e desde 1998. escrevendo em sites e fóruns de games. Antes disso, colaborador em locadoras de games no início da década de 90; Emfim... um Old Gamer com muita experiência.

Deixe um comentário