Faz anos que a indústria de games tenta fazer um grande jogo baseado em Star Wars, foram muitas tentativas e infelizmente, poucos acertos, mas para a alegria dos fãs, eu garanto que com Star Wars Outlaws, a Ubisoft conseguiu nos presentear com um título sensacional da franquia.
Star Wars Outlaws acompanha a história de Kay Vess, uma fora da lei que tenta sobreviver em uma galáxia oprimida pelo Império e por vários sindicatos criminais. Controlando Vess e seu pequeno mascote Nix, os jogadores poderão explorar vários planetas de Star Wars, alguns nunca exibidos na história da franquia.
Esta premissa do game preocupou alguns jogadores e animou outros, pois aqui a protagonista não é um Jedi e sim uma fora da lei, mas fiquem tranquilos, Kay é uma personagem carismática de personalidade forte e diferente de muita coisa que os fãs já viram em obras derivadas de Star Wars.
Além de uma boa história, o título também tem uma excelente jogabilidade, que chegou a me lembrar a franquia Uncharted em alguns momentos por ter locais onde você precisa combater uma grande quantidade de inimigos atirando, além de se movimentar por parte dos planetas saltando e escalando e também pelos puzzles criativos, elementos que abordarei mais abaixo.
O sistema de controles funciona muito bem tanto nos movimentos da protagonista Kay Vess e de Nix, seu fiel escudeiro fofo, quanto em momentos em que estamos controlando a moto e a nave.
A jogabilidade da personagem principal e de Nix é muito satisfatória, pois Star Wars Outlaws faz um ótimo uso tanto do combate armado, quanto da utilização do stealth.
Aliás, o pequeno Nix é muito importante nesta jornada, pois os jogadores podem utilizá-lo para distrair e atacar inimigos, além dele ser indispensável para passarmos por determinadas partes do cenário.
O controle da “moto” e da nave podem ser considerados simples, por eles não serem tão profundos e difíceis de se dominar, mas isto está longe de ser uma coisa ruim, pilotar os veículos é divertido e também viciante.
A movimentação de Kay Vess pelo cenário também é criativa e deixa a jogabilidade ainda melhor, pois ela envolve escalada, saltos e passagem por dutos, como comentei acima, deixando cada uma das missões ainda mais divertidas.
Os puzzles também se destacam pela sua criatividade, para destravar algumas portas, por exemplo, eu precisei mover as ferramentas dentro de um determinado ritmo, e esta é apenas uma pequena demonstração do que os jogadores irão enfrentar.
Outro aspecto importante de Star Wars Outlaws é a escolha das facções e as decisões que o jogo entrega nas mãos dos jogadores ao longo da campanha, como trair determinado grupo criminoso ou se aliar a outro, por exemplo.
Este elemento de RPG acrescenta muito ao gameplay, tanto em emoção, quanto em imersão, fazendo com que a experiência fique ainda melhor.
Além da jogabilidade, os gráficos chamaram a minha atenção, evidentemente que eles não são revolucionários, mas tanto os personagens principais, quanto os secundários tem um lindo design.
Além disso, tudo no jogo, inclusive os cenários parecem ter saído de uma obra cinematográfica de Star Wars diretamente para o game por terem uma estética que tem a essência da obra.
É brilhante como a Ubisoft se utilizou do material base de Star Wars para se inspirar e criar personagens e mundos que poderiam se encaixar em qualquer obra da franquia.
A trilha sonora está igualmente espetacular, dando ao jogo um ar de nostalgia em alguns momentos, para os fãs mais antigos da franquia, e trazendo ótimas novidades que se encaixam de forma quase que perfeita na gameplay.
Prós:
– Jogabilidade divertida, desafiadora e criativa.
– Personagens carismáticos
– História interessante do início ao fim
Contras:
– Não existem pontos negativos relevantes
Conclusão:
Star Wars Outlaws é mais do que os fãs da franquia já sonharam em um game, com controles bem variados, uma protagonista carismática e uma trama muito boa, o título já desponta como um dos favoritos a jogo do ano.