Em meio a tantos grandes lançamentos nesta parte final do ano de 2025, alguns ótimos jogos podem passar despercebidos do grande público, e Super Robot Wars Y, definitivamente merece a sua atenção.
O game é o novo capítulo de uma famosa franquia de RPG tático, que é amada principalmente no Japão e que existe desde 1991 no Game Boy.
A série de jogos se caracteriza por trazer mechas lendários de vários animes em batalhas que são épicas e desafiadoras, exigindo tática e estratégia dos jogadores, confira as franquias que estarão presentes em Super Robot Wars Y:
• COMBATTLER V;
• Aura Battler Dunbine;
• Mobile Fighter G Gundam;
• Mobile Suit Gundam: The Witch from Mercury;
• Majestic Prince;
• Macross Delta: Passionate Walküre;
• Code Geass: Lelouch of the Resurrection;
• Getter Robot Arc.
Após muitas horas de jogo posso garantir para vocês de antemão, de que se trata de um título com um combate extremamente refinado e inteligente e que o game pode atrair um público maior para este gênero, veja as principais características do título em nossa análise.

JOGABILIDADE:
Evidentemente a jogabilidade é o ponto alto do jogo, assim como foi em toda franquia, os combates exigem concentração e planejamento tático dos jogadores, entretanto, o título tem uma curva de aprendizado muito bem pensada e com o passar da campanha, a tendência é que os players também evoluam de forma natural.
O game oferece aos jogadores um grande repertório de ações que podem ser realizadas durante o combate, desde de a movimentação básica, até a escolha da arma usada em determinado ataque e o uso dos Spirits que são habilidades que podem ser concedidas aos robôs.
Nas lutas tudo deve ser muito bem pensado para se conseguir o êxito, começando com uma boa movimentação, até a escolha de armas, habilidades e assistentes mais assertivos para cada momento.
Após a finalização do turno, as animações entram em cena e elas são um espetáculo a parte, transmitindo um senso de emoção e de imersão, como se estivéssemos assistindo a um anime.
O título conta ainda com muitas opções de customização, e é extremamente divertido e viciante personalizar desde os robôs, até os assistentes que são muito importantes nas batalhas.
Entretanto, é imprescindível ressaltar que RPGs táticos são jogos nichados e mesmo que os tutoriais e o início da campanha preparem bem os jogadores, ainda assim, o título pode afastar quem não está abituado com o gênero.

AUDIOVISUAL:
Os gráficos de Super Robot Wars Y são bons, principalmente no que dis respeito ao design dos robôs, que tem características e pequenos detalhes próprios.
Confesso que senti falta de cores mais vibrantes e metalizadas nos mechas e um polimento um pouco maior nos cenários, mas de uma forma geral, o visual do jogo consegue agradar.
As músicas são um espetáculo a parte, com um repertório escolhido de forma excelente, é impossível não se empolgar com as faixas que são reproduzidas durante as batalhas, elas conseguem fazer com que estes momentos sejam mais inersivos e divertidos.

CONCLUSÃO:
Super Robot Wars Y é um presente para os fãs de RPGs táticos, tendo um sistema de combate completo, desafiador e divertido, e mesmo que o gênero não seja tão popular no Brasil, o título pode agradar tanto os fãs de longa data da franquia, quanto aos novos jogadores.