dom, 25 setembro 2022

Vem aí a Expocine 2022 em setembro, em São Paulo

Publicidade

Maior convenção de negócios de cinema da América Latina, a Expocine anuncia sua 9ª edição e a volta do evento em formato 100% presencial, de 20 a 23 de setembro, em São Paulo. A convenção, que reúne os mais diversos agentes do setor cinematográfico – profissionais da exibição, distribuição e produção -, esse ano se estrutura para discutir os desafios e as inovações do mercado em dois espaços: o Cine Marquise e o Renaissance Hotel, separados por apenas 150 metros de distância, na região da Avenida Paulista. Uma das novidades é a oportunidade de cidades de diferentes regiões brasileiras mostrarem seu potencial para receberem produções audiovisuais, através de pitchings de film commissions e prefeituras durante a programação. Iniciativa do evento que visa apoiar a recuperação do setor e incentivar o desenvolvimento de novas produções em território nacional.

“Estamos muito orgulhosos em anunciar mais uma edição da Expocine e a volta ao formato presencial. E a receptividade do mercado para este ano está sendo muito animadora. Estamos com a feira de negócios 100% preenchida, com expositores de diferentes segmentos, e uma curadoria de painéis com temas atrativos e de interesse para o setor, que vem se recuperando e se reinventando. Além disso, nos enche de satisfação poder mostrar o potencial que diferentes regiões do país têm para oferecer para o audiovisual, por meio da apresentação das film commissions”, destaca Marcelo Lima, idealizador e diretor do evento. 

Créditos: Marcio Neves

Um dos destaques desta 9ª edição será a presença de toda a diretoria da ANCINE nos quatro dias de evento. A agência terá um espaço próprio para reuniões dentro do Hotel Renaissance. Uma oportunidade para receber produtores, exibidores e distribuidores presentes na convenção, estreitando cada vez mais o relacionamento com o mercado e com as entidades de classe. No mesmo espaço, são esperadas ainda as presenças de técnicos do BRDE e BNDES, agentes financeiros do FSA.

Publicidade


A Spcine, empresa de cinema e audiovisual de São Paulo, também estará presente, com um lounge no Hotel Renaissance e assinando uma das salas do Cine Marquise. Além disso, apresentará um painel sobre o papel do poder público na difusão do audiovisual, convidando outras cidades, e participará de uma conversa sobre film commissions e do pitching de prefeituras.

E durante a feira de negócios os participantes poderão receber consultoria jurídica da CQS/FV Advogados, um dos maiores escritórios especializados em negócios do audiovisual do Brasil. Durante três dias, a equipe vai oferecer atendimento gratuito ao público credenciado que tiver dúvidas sobre questões legais do setor. 

Como já é tradição do evento, haverá ainda a homenagem para profissionais e empresas que fizeram a história do cinema no Brasil, em três categorias: distribuição, produção e exibição. A Elo Company, responsável por distribuir o longa ‘Medida Provisória’, recebe as honras na categoria ‘distribuição’ no ano em que celebra 100 filmes distribuídos em cinema. Na categoria ‘produção’, a Têm Dendê, com sede em Salvador (BA), recebe reconhecimento por seus 23 anos de atuação e contribuição à diversidade do audiovisual brasileiro. E três importantes nomes da exibição que nos deixaram recentemente receberão homenagens póstumas: Mário Leopoldo e Mário Luiz Santos, da rede Arcoplex, e Gilberto de Araújo, do Cine Araújo. A premiação acontece durante a cerimônia de abertura, marcada para a noite de 20 de setembro, no Cine Marquise.

As inscrições estão abertas no site do evento.

Cine Marquise: o palco para os painéis e palestras da Expocine

Esta 9ª edição do evento é um convite a olhar para o futuro, a partir de experiências inovadoras do mercado. Os painéis trazem à tona pautas como a produção de conteúdo para o público 50+, regulamentação do streaming pelo mundo, mudanças e perspectivas na formação de equipes, produção de baixo custo, desafios nas operações internacionais, decolonização do audiovisual, entre outras. 

Publicidade

Entre os destaques, no dia 21 de setembro, às 09h, abrindo a programação dos painéis, Layla Vallias, co-fundadora da consultoria Hype50+; Daniela Busoli, CEO e fundadora da Formata Produções, e Yuri Fernandes, jornalista e ponto focal da ILC – Centro Internacional de Longevidade Brasil – vão expandir o debate sobre a economia prateada e as oportunidades para o audiovisual nesse nicho. No dia 22, às 11h, Lázaro Ramos, Globo Filmes e Elo Company falarão sobre os bastidores do trabalho para o lançamento e a distribuição do filme Medida Provisória, primeiro longa de não-ficção dirigido pelo ator. E no dia 23, também às 11h, o sócio-fundador da Urca Filmes e presidente do Sicav – Sindicato da Indústria Audiovisual, Leonardo Edde, conversa com Álvaro Romano, assessor tributário do governo do Uruguai e um dos responsáveis pelo desenho e implementação da regulação sobre serviços de streaming no país. A programação completa está disponível no site do evento.


O Cine Marquise também abrirá suas portas para as aguardadas apresentações das distribuidoras, que trarão novidades sobre os próximos lançamentos para este ano, e também para 2023. Paramount, Universal, Disney e Warner já confirmaram presença, bem como distribuidoras independentes como Elo Company, Galeria/Diamond, O2 Play, Paris Filmes e Downtown Filmes.

Completando a programação do espaço, é por lá que, na tarde do dia 21 de setembro, vão acontecer os pitchings de prefeituras e film commissions. Além de São Paulo, estão confirmadas as participações de Belo Horizonte, João Pessoa, Rio de Janeiro, Salvador e Santos. Cada uma terá de 5 a 15 minutos para apresentar as oportunidades oferecidas aos players que tenham interesse em ter essas cidades como cenário para suas produções. 

Renaissance Hotel: feira de negócios com mais de 30 expositores


O centro de credenciamento ao visitante e a feira de negócios, com mais de 30 expositores confirmados este ano, terão como sede o Renaissance Hotel. Estarão por lá fabricantes, fornecedores e prestadores de serviços que vão apresentar suas novidades aos diversos profissionais do mercado. Entre os expositores, a feira contará com Bravoluz, Christie, Cinionic/Barco, CQS/FV Advogados, DB Series, Equiposhop, Ingresso.com, Inorca, Kelonic, Kinelux, Lumma, Maxillusion, Osram, Preshow, Projetelas, Santa Clara, Severtson, Spcine e Vista. 

A organização da Expocine 2022 conta com o apoio da Spcine, Prefeitura de São Paulo, Cinionic, Cinemark, Dolby, ScreenX, GDC, HotSound, Ingresso.com, Kinelux, Kinoplex, Osram, Severtson, Strong e Telecine. 

Publicidade

Newsletter

Destaque

And Just Like That… | Documentário estreia em 3 de fevereiro na HBO Max

No final dos anos 1990, SEX AND THE CITY chegou surpeendendo...

Abracadabra 2 | Sequência ganha cartazes individuais do Disney+; Confira!

O Disney+ revelou os primeiros cartazes individuais de Abracadabra...

O Senhor dos Anéis | Embracer Group é a nova dona dos direitos da obra!

A Embracer Group anunciou que entrou em acordo para adquirir...

Adão Negro | Ator revela bastidores dos efeitos visuais do filme; Confira!

Dwayne Johnson revelou no Instagram algumas fotos dos bastidores da...
Hiccaro Rodrigueshttps://estacaonerd.com
Eu ia falar um monte de coisa aqui sobre mim, mas melhor não pois eu gosto de mistérios. Contato: [email protected]

Deixe um comentário