Saudade de ir no cinema né?! Quando vamos para aquela sala escura a primeira coisa que nós é apresentada são os nomes de todos os idealizadores do projeto. Atores, atrizes, produtores, diretor… Mas vamos combinar que é um saco ver isso, porém nos do Estação Nerd, separamos uma lista com 10 filmes que tem cenas de abertura MARAVILHOSAS. Confira a lista:
Psicose (1960)
É a mais pura síntese de “som e movimento” que posso imaginar para descrever o que é o cinema.
Alien (1979)
Títulos claros, marcantes, lentos e além de assustadores. O logotipo principal de Alien aparece em remendos, lentamente abrindo caminho pelas extensões cada vez mais rastejantes do espaço, enquanto apresenta toda a produção e elenco. Uma abertura que sem mostrar muito, mostra tudo.
Baby Driver (2017)
Depois da cena de abertura, Baby Driver apresenta os créditos ao som de “Harlem Shuffle” de Bob & Earl, deslizando suavemente por todos os tipos de travessuras sincronizadas em um exímio plano sequência. Este é o tipo de sequência que exige visualizações repetidas para ver como cada peça é controlada.
Prenda-Me se For Capaz (2002)
Nesta cena de abertura Steven Spielberg evoca muitos das técnicas vistas nos anos 1960. Tudo é feito de modo tão nítido, tão cômico e legal. Pra completar as melodias de John Williams são tão cativantes que esta abertura não estar na lista seria um pecado.
Deadpool (2016)
Deadpool conseguiu fazer uma sequência de tirar o folego, subvertendo ela de um jeito único. Confira e veja como essa abertura é muito mais legal que muito filme.
Drive
Drive foi projetado para ser perfeito nos mínimos detalhes. Abertura deste longa é enganosamente simples e desfrutamos de cada segundo dele. É um trabalho incrivelmente confiante, seguro de si e perfeito.
Cães de Aluguel
Os Embalos de Sábado à Noite
Os créditos iniciais de Os Embalos de Sábado à Noite são apaixonantes. Só assistindo para entender.
Watchmen
Diga o que quiser sobre Watchmen de Zack Snyder, mas essa abertura é uma das melhores da história. Ela constrói com eficiência o mundo em que precisamos existir para entender o resto do filme, ao mesmo tempo que oferecem algo novo. Para completar a canção de Bob Dylan, casa perfeitamente com o que vemos.
Snatch – Porcos e Diamantes
Pra fechar nosso top 10, um clássico que tem uma cena de abertura tão empolgante e frenética que é quase uma obra prima por si só. Guy Ritcher dirige essa cena e o filme com afinco e já apresenta todos os personagens sem muito esforço.
Faltou alguma cena de abertura? Conta pra gente.