ter, 11 fevereiro 2025

Crítica | Newtopia

Publicidade

Newtopia é um dorama de zumbi com romance e ação baseado no livro Influenza, de Han Sangwoon. A história acompanha Jae Yoon, um homem que se alista de forma tardia no exército. Sua escolha acaba impactando seu relacionamento com Young-joo, uma jovem engenheira talentosa que está crescendo na carreira. Pensando em não atrapalhar a vida um do outro, eles decidem terminar por telefone após vários mal-entendidos.

No entanto, quando um surto de um vírus letal, que transforma as pessoas em zumbi, começa a se espalhar, os dois lutam para se reaproximar e enfrentar o desastre juntos. Young-joo então decide encarar hordas de zumbis para chegar até uma unidade de defesa em Seul, onde Jae-yoon está isolado depois de um acidente.

A produção dirigida por Yoon Sung Hyun (Tempo de Caça) mescla terror, comédia, ação e violência em uma trama que inicialmente não empolga. O primeiro episódio é de uma sonolência que pode fazer alguns fãs desistirem da produção, mas com o tempo os elementos narrativos propostos por Hyun vão surgindo e se encaixando criando um história criativa e que irá conquistar o público. Porém a produção possui altos e baixos em sua trama. De todos os gêneros apresentados na história o romance é o que tem menos espaço, sendo explorado apenas na apresentação dos personagens centrais, após determinados acontecimentos a produção abandona a relação do casal protagonista para apostar suas fichas na comédia e terror. O que gera alguns momentos memoráveis, mas também gera dúvidas sobre a real proposta da série. Newtopia é uma paródia? Um Terrir? Uma subversão do gênero? Ao fim dos dois primeiros episódios a dúvida permanece.

Publicidade

Nos efeitos visuais, a trama também possui altos e baixos. Se em determinadas cenas a produção impacta criando cenários e sustos convincentes, em outros parece que faltou dinheiro tamanho o amadorismo dos efeitos apresentados. Mas é inegável que a produção acerta na construção dos zumbis, não fazendo uso exagerado de efeitos digitais. Os monstros aqui são frutos de uma maquiagem convincente. Porém, o filme derrapa nas situações de terror que poucas (mas isso não é um pecado, apenas uma observação). O roteiro mescla bem situações plausíveis e piadas, apostando muito na comédia pastelão, o que pode agradar alguns. Por fim, o elenco possui uma boa química e os destaques são a dupla Jisoo (Snowdrop), do BLACKPINK e Park Jeong-min (Profecia do Inferno) que são o foco da história.

Newtopia não é uma produção assustadora, mas diverte e entretém mesmo sendo imprevisível e tendo seus altos e baixos técnicos, que podem desagradar aqueles que buscam algo coeso (em qualidade).

Publicidade

Publicidade

Destaque

Capitão América: Admirável Mundo Novo | Nova sinopse oficial revela detalhes da trama; Confira!

Capitão América: Admirável Mundo Novo ganhou uma nova sinopse oficial....

Crítica | O assassino do calendário

O cinema sempre foi um reflexo das inquietações sociais,...

Jurassic World: Recomeço | Novo filme da franquia icônica ganha cartaz oficial; Confira!

A Universal Pictures divulgou nesta quarta-feira os aguardados primeiro...

Crítica | Vinagre de Maçã

Podemos estar testemunhando o surgimento de um novo microgênero...
Hiccaro Rodrigues
Hiccaro Rodrigueshttps://estacaonerd.com
Eu ia falar um monte de coisa aqui sobre mim, mas melhor não pois eu gosto de mistérios. Contato: [email protected]
Newtopia é um dorama de zumbi com romance e ação baseado no livro Influenza, de Han Sangwoon. A história acompanha Jae Yoon, um homem que se alista de forma tardia no exército. Sua escolha acaba impactando seu relacionamento com Young-joo, uma jovem engenheira talentosa...Crítica | Newtopia