Crítica | Um Lugar Secreto

Veja nossos últimos stories

“Qual é a sensação de ser adulto?” Essa é a pergunta que ecoa no terror psicológico Um Lugar Secreto, novo filme do diretor espanhol Pascual Sisto (Océano). Na obra vemos um menino de 13 anos que decide prender seus pais e irmã em um bunker abandonado no quintal de casa. Sozinho, ele aproveita a liberdade e começa a descobrir a vida adulta.

Synapses/ Divulgação

Sisto no primeiro ato do filme segue a inquietude crescente na vida de Jhon e analisa a apatia de sua família rica, abastada e que possui tudo que quer. É perceptível a presença de um vazio inexplicável na vida do jovem que nunca é demonstrado literalmente. A apresentação do buraco real e metafórico são feitos de modo intrigante pelo roteiro escrito por Nicolás Giacobone (Animal) e os momentos no qual o jovem desfruta da liberdade são sublimes. O terror aqui é abordado de modo sutil, a situação é desesperadora, mas nunca temos momentos de tensão absurdos ou sustos. A analise psicológica do personagem é muito mais bem desenvolvida e ponto central da história do que a tensão em volta da situação. Para demonstrar a tensão, o diretor opta por um registro em 4×3, que usa de close nas reações dos atores para demonstrar o desespero do que eles estão vivendo. Outra coisa interessante no filme é o uso constante de uma câmera estática para registrar as situações da trama, que é bastante cadenciada e carece em alguns momentos de agilidade.

É nas atuações do elenco que temos os grandes momentos do filme, em especial na atuação de Charlie Shotwell (Eli). O ator com sua indiferença e frieza domina o filme em uma atuação espetacular. Os motivos pelo qual ele está fazendo isso com a família são apresentados de modo sutil. As situações mais perturbadoras são as que vemos ele fazer coisas simples, como dirigir o carro da família, fazer um risoto, paquerar a amiga da mãe… Tudo isso é feito por ele, apenas uma imitação do que os adulto fazem, reproduzindo essas ações o garoto tenta entender o que é ser adulto e por qual razão eles fazem o que fazem. O garoto quer apenas se encontrar no mundo e usa de métodos terríveis e cruéis para isso.

Synapses/ Divulgação

Entre metáforas sobre a vida adulta e explicações concretas o filme oferece poucas respostas e coloca o espectador para pensar. A trama não é indicada para quem gosta de sustos ou filmes didáticos, você que lute para fazer as conexões e entender a obra e sua mensagem.

Um Lugar Secreto é um filme inteligente e que faz uma interessante abordagem sobre vazios existenciais e o entendimento do que é ser adulto, mesmo sendo brilhante o filme peca por não abordar a tensão da situação de modo mais eloquente. A produção chega em 22 de dezembro às plataformas digitais Claro Now, Vivo Play, iTunes/Apple TV, Google Play e YouTube Filmes, para compra e aluguel.

 

Publicidade

Revisão Crítica

NOTA
Hiccaro Rodrigueshttps://estacaonerd.com
Eu ia falar um monte de coisa aqui sobre mim, mas melhor não pois eu gosto de mistérios. Contato: [email protected]

Deixe sua opinião!

Instagram

AS MAIS LIDAS

Munique: No Limite da Guerra – Confira a crítica do filme! Spencer – Confira a crítica do filme, por André Guerra! Spencer – Confira a crítica do filme! O Senhor dos Anéis – Confira o primeiro teaser da série! O Beco do Pesadelo – Confira a crítica do filme! Neymar: O Caos Perfeito – Confira a crítica do documentário!