Especial | Dia da Consciência Negra

No dia 20 de novembro é celebrado o Dia da Consciência Negra no Brasil. Então hoje fizemos um pequeno apanhado de alguns dos nomes mais poderosos da cultura pop que nos inspiram e mostram como a representatividade é fundamental!

Foto: Divulgação / Marvel Studios / Disney

Pantera Negra

Começando com o super-herói que foi um marco para a indústria do cinema: Pantera Negra!

O personagem criado originalmente em 1966, chegou nas telonas apenas em 2016 no Capitão América 3: Guerra Civil, já causando muito rebuliço desde o trailer (e completamente justificado, o visual ficou incrível e a cena era ótima). 

Menção honrosa aqui sobre a Tempestade, que se casa com o Rei T’Challa nos quadrinhos e é uma das X-Men mais poderosas!

Foto: Nichelle Nicholes em Star Trek / Reprodução / Google

Uhura – Star Trek

Star Trek é conhecida por ser uma série progressista, retratando um universo que busca por igualdade, respeitando todas as formas de vida. Vemos isso principalmente nas obras mais antigas. 

A Tenente Uhura é uma das personagens principais da primeira série da saga, foi um marco histórico sendo uma mulher negra em uma ponte de comando em uma patente tão respeitada como a de tenente.

Em 1968, durante a terceira temporada da telessérie, a atriz Nichelle Nichols protagonizou o primeiro beijo entre uma mulher negra e um homem branco na TV americana. A cena acontece somente um ano depois que a Suprema Corte dos Estados Unidos acabou com as leis que eram contra o casamento inter-racial.

Foto: Cartaz de Divulgação Estrelas Além do Tempo / Reprodução

Estrelas Além do Tempo

Neste filme, baseado em fatos reais, conhecemos Katherine G. Johnson (interpretada por Taraji P. Henson), Dorothy Vaughn (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe) que conquistaram seu espaço em um território branco e machista: a NASA. 

Esse trio de mulheres cientistas negras, praticamente anônimas, fizeram a diferença na agência nacional durante a corrida espacial na década de 60. Apenas em 2015, Katherine G. Johnson, aos 98 anos, recebeu a Medalha da Liberdade, concedida pelo presidente Barack Obama, simbolizando o triunfo sobre as adversidades.

Foto: IMDb / Lauren Fishburne no papel de Morpheus em “Matrix”, da Warner Bros.

Morpheus – Matrix

Matrix é um ícone para o universo nerd e não é atoa. A criação das irmãs Wachowski de ficção científica traz personagens que ficaram marcados na indústria do cinema, e um deles é o Morpheus (interpretado por Laurence Fishburne). O homem enigmático e cheio de sabedoria se torna o mentor do protagonista Neo, e se você é um nerd que não curte uma história de mentor e aprendiz, você está sendo um nerd errado!

Durante toda a trilogia, Morpheus se mantém como uma figura de respeito e admiração!

Foto: Octavia Spencer em Madame C. J. Walker /Amanda Matlovich/Netflix

Madame C. J. Walker

Madame C. J. Walker (interpretada por Octavia Spencer), foi a primeira mulher negra a ficar milionária por conta própria nos Estados Unidos.

A minissérie conta a história da Sarah, uma lavadeira que está cansada de enfrentar tantas dificuldades, viu a oportunidade de criar a própria marca de produtos capilares voltados para o público negro, e entre altos e baixos, lutando contra o racismo e o machismo, conseguiu conquistar seu espaço e abriu portas para melhorar a vida de centenas de outras mulheres negras.

Sabemos que muitos outros nomes ficaram de fora. Mas hoje quisemos ressaltar algumas das personalidades que mudaram a história, não somente na cultura pop, mas também no mundo em que vivemos. Essas personalidades marcantes e muitas outras merecem respeito e espaço. Esperamos que a indústria dê mais oportunidade para a representatividade e tenhamos listas como essa cada vez maiores!

Deixe sua opinião!

Instagram

AS MAIS LIDAS

Livro narra apocalipse zumbi ambientado no Brasil

Brasil enfrenta apocalipse zumbi em “Como sobreviver ao apocalipse zumbi, com a sua Mãe!”, livro escrito pelo gaúcho John Miler. A ideia surgiu...

Crítica | (Des)encanto – 3° Temporada

A Terra dos Sonhos precisa de um novo líder, já que Rei Zøg anda instável. Chegou a hora de a princesa Bean...

Wandavision | [Rumor] personagem de Evan Peters na série é revelado; Confira!

Wandavision já estreou no Disney+, e uma nova revelação acaba de ser divulgada. O texto abaixo possui (um...