sex, 22 novembro 2024

Estudo da Nordicity coloca o Brasil no caminho para ser uma liderança global da Indústria de Jogos Eletrônicos

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A Abragames (Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais) acaba de lançar na gamescom latam 2024, o estudo “A Oportunidade de Ouro: Como o Brasil Pode Alcançar a Liderança Global em Jogos Eletrônicos“, realizado pela Nordicity, empresa líder em consultoria e insights estratégicos para as indústrias criativas. Liderado pelo especialista do setor Jason Della Rocca, o material abrangente mergulha no dinâmico cenário do setor de jogos eletrônicos do Brasil e apresenta um cronograma visionário de ascensão da indústria nacional à proeminência global. O estudo completo pode ser acessado aqui.

A Oportunidade de Ouro: Como o Brasil Pode Alcançar a Liderança Global em Jogos Eletrônicos ” destaca as forças exclusivas e as oportunidades estratégicas do Brasil na crescente indústria global de videogames, avaliada atualmente em mais de USD $184 bilhões. O estudo explora ainda como o Brasil pode tirar proveito de sua grande e jovem população, sua rica herança cultural e seu talento criativo para se tornar uma força dominante neste mercado em rápida expansão.

Entre os pontos críticos do material, destacam-se: 

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1.   Vantagem cultural e criativa do Brasil:

  • A diversidade cultural do Brasil e suas indústrias criativas vibrantes estão posicionadas como ativos cruciais. A pesquisa enfatiza o potencial do país em criar jogos culturalmente ressonantes e inovadores que tenham apelo global.
  • Destacando o papel da cultura brasileira nos jogos, o estudo explora como a integração de narrativas locais e estilos artísticos do país podem aprimorar sua vantagem competitiva.
  • 2.   Apoio estratégico e de investimento:
  • Existe uma grande necessidade de investimento contínuo em infraestrutura, educação e políticas específicas para o setor a fim de nutrir talentos locais e facilitar o acesso ao mercado.
  • Destaque à colaboração entre agências governamentais, associações industriais e instituições educacionais a fim de criar um ecossistema de apoio que fomente a inovação e o empreendedorismo.
  • 3.   Parcerias globais e promoção:
  • Com foco na colaboração internacional, o relatório sugere a construção de parcerias globais e a exibição de jogos brasileiros em eventos relevantes para expandir o alcance e influência em outros mercados.
  • O estudo reflete sobre um ambiente regulatório favorável para incentivar a inovação e atrair investimentos, posicionando o Brasil como um polo atrativo para o desenvolvimento de jogos.
  • 4.   Impacto econômico e cultural:
  • Os potenciais benefícios econômicos gerados por essa indústria são significativos. Ao traçar paralelos com modelos bem-sucedidos no Canadá e no Reino Unido, o estudo destaca como mecanismos de apoio podem impulsionar o crescimento econômico, gerar empregos mais bem remunerados e aumentar as receitas fiscais.
  • Também discute o impacto cultural de maneira mais ampla, mostrando como os jogos podem servir como veículos de expressão cultural e narrativas sociais.
  • 5.   Análise jurisdicional e melhores práticas:
  • Com base em cases globais, o relatório fornece insights valiosos sobre como o Brasil pode adotar e adaptar as melhores práticas ao seu contexto cultural único.
  • Entre as iniciativas estão análises de mecanismos de financiamento, incentivos fiscais e o papel dos jogos como produtos culturais e comerciais.

“A Oportunidade de Ouro: Como o Brasil Pode Alcançar a Liderança Global em Jogos Eletrônicos” foi apresentado durante o Alinhamento Estratégico da Indústria de Games, na gamescom. O evento exclusivo para convidados contou com a participação de representantes dos governos federal, estaduais e municipais para discutir políticas públicas para o setor.

A programação completa das palestras com curadoria da Abragames na gamescom latam 2024 pode ser vista aqui.

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Destaque

Marcel Botelho
Marcel Botelhohttp://estacaonerd.com
Sou radialista, apresentador de televisão, colunista, redator e escritor, sou apaixonado pela área de comunicação e principalmente por games, desde a minha infância. Como editor e redator da área de games do Estação Nerd, espero levar até vocês muita informação e entretenimento com muita qualidade e alegria.