qua, 7 dezembro 2022

Festival do Rio: Programação sábado e domingo (15 e 16 de outubro)

Publicidade

Este é o último final de semana do Festival do Rio, mas ainda dá tempo de ver bons filmes. Para se despedir em grande estilo, o maior evento de cinema da América Latina preparou uma programação especial, que tem como ponto alto as premiações, que acontecem no domingo, dia 16, com toda pompa no Cine Odeon CCLSR. Artistas, produtores e diretores prometem marcar presença na torcida. O Festival segue a linha de apostar em produções do streaming e apresenta As Nadadoras, do Netflix.


O público ainda terá a oportunidade única de assistir ao clássico Priscilla, a rainha do deserto, em versão remasterizada para o cinema e ainda com presença do diretor Stephan Elliott. E o esquenta é no NET Botafogo, com o Cine Concerto que reúne a percussão de Lan Lanh e a guitarra elétrica de Armandinho Macedo. Os dois vão criar, ao vivo, a trilha sonora durante a projeção de nove curtas-metragens animados.
Na praia, a boa é curtir a sessão de cinema a céu aberto vendo Pluft, o fantasminha e Rio no sábado; e Frozen 2 no domingo.


E no domingo – prepare o coração – a cerimônia de premiação traz novidades: a volta do Prêmio Félix e a inclusão de duas novas categorias do Troféu Redentor na Première Brasil: Melhor Direção de Arte e Melhor Direção Novos Rumos.

Publicidade


Confira os destaques do dia. A programação completa do Festival do Rio está disponível na Revista.



Sábado: 15/10


Cine Odeon – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro

20:45 h: As nadadoras (Gala de Encerramento)

Sinopse: As Nadadoras apresenta a história real e emocionante das irmãs nadadoras Yusra e Sarah Mardinij e suas jornadas quase milagrosas, de refugiadas de uma Síria devastada pela guerra, até as Olimpíadas do Rio de 2016. O longa biográfico acompanha a dedicação das atletas e aborda a força transformadora do esporte, que é capaz de mudar vidas.

22:45h:Priscilla, a rainha do deserto (Midnight Movie)

Publicidade

Sinopse: As drag queens Anthony (Hugo Weaving) e Adam (Guy Pearce) e a transexual Bernadette (Terence Stamp) são contratadas para realizar um show em Alice Springs, uma cidade remota localizada no deserto australiano. Eles partem de Sydney a bordo de Priscilla, um ônibus, tendo a companhia de Bob (Bill Hunter). Só que no caminho eles descobrem que quem os contratou foi a esposa de Anthony.

Estação NET Botafogo


19:30h: Cine Concerto Animado com Lan Lanh

Sinopse: A percussionista Lan Lanh e o guitarrista Armandinho Macedo, o famoso Armaninho, serão os responsáveis pela execução da música ao vivo durante a projeção de nove curtas-metragens animados – sendo três brasileiros, três franceses e três alemães. A sessão é uma iniciativa do Serviço Cultural do Consulado da França e do Goethe-Institut, no âmbito da cooperação franco-alemã no Rio de Janeiro.


Totalizando 66 minutos, a seleção de curtas inclui Furico e Fiofó, Love Me, Fear Me, Les Inventeurs, Guida, The Da Vinci Time Code, Seiltänzer, Fluxos, La Demoiselle et le Violoncelliste e Oktapodi. Com direção artística de Lan Lanh, a performance tem arranjos dos dois instrumentistas. A curadoria dos filmes é de Marcos Magalhães.


Praia de Copacabana

Publicidade


18:30h: Pluft, o fantasminha

Sinopse: Pluft, um fantasminha que vive com uma mãe em uma velha casa, é diferente dos fantasmas tradicionais: ele morre de medo de pessoas. Mas, sua vida tem uma reviravolta com a chegada de Maribel, uma menina sequestrada pelo temido pirata Perna de Pau. Enquanto Pluft tem medo de gente, ela tem horror aos fantasmas. No entanto, inesperadamente, os dois criam uma grande amizade na luta contra o pirata.

DEBATES


10H30 – Exu e o Universo, de Thiago Zanato + curta Último Domingo, de Renan Barbosa Brandão e Joana Claude

13h30 – Transe, de Carolina Jabor e Anne Pinheiro Guimarães + curta Big Bang, de Carlos Segundo

16h30 – Mato Seco em Chamas, de Joana Pimenta e Adirley Queirós


Domingo: 16/10


Cine Odeon CCLSR

Premiação

Prêmio Félix: Em 2022, o Festival do Rio vai realizar a 7ª edição do Prêmio Félix – que celebra os filmes de temática LGBTQIAP+ em toda a programação do evento. Os títulos serão avaliados por um júri especializado, que escolherá os vencedores nas categorias: Melhor Ficção, Melhor Documentário, Prêmio Especial do Júri e Prêmio Suzy Capó – Personalidades do Ano.


Troféu Redentor: Considerada uma das principais vitrines do cinema brasileiro, a Première Brasil vem contribuindo para catapultar a carreira de muitos títulos nacionais. Para este ano, foram selecionaodos 84 filmes e, desses 50 disputam o cobiçado Troféu Redentor.

A honraria máxima do Festival do Rio é concedida aos títulos escolhidos para as mostras Competitiva e Competitiva Novos Rumos. No primeiro grupo, os prêmios são divididos entre os formatos longa-metragem de ficção, longa-metragem documentário e curta-metragem. No segmento Novos Rumos, são entregues troféus para o melhor longa-metragem e o melhor curta-metragem. Cada concurso conta com um corpo específico e especializado de jurados ligados ao universo do audiovisual.

A partir deste ano, o Festival do Rio traz uma novidade importante – ou melhor, duas na disputa do cobiçado Troféu Redentor: serão premiadas Melhor Direção de Arte e Melhor Direção Novos Rumos, uma forma de reconhecimento e valorização da importância dessas categorias.


SOBRE O FESTIVAL DO RIO

Festival do Rio é o grande encontro do cinema da América Latina. Desde sua criação, em 1999, já foram exibidos 7 mil longas, incluindo obras recém-premiadas em Cannes, Berlim, Toronto, Veneza e outros. Formador de público mas também de mão de obra, o Festival do Rio capacitou milhares de profissionais. Anualmente o evento reúne, além de filmes exibidos nos mais importantes festivais mundiais, diversas mostras temáticas e sessões populares. Distribuídos em diferentes mostras, incluindo a competitiva Première Brasil, os filmes nacionais compõem parte fundamental do festival, que é a maior vitrine da produção brasileira.

Publicidade

Destaque

Uillian Magelahttps://estacaonerd.com
Co-Fundador do Estação Nerd. Palestrante, empreendedor e sith! No momento, criando meu sabre de luz para cortar a lua ao meio. A, SEMPRE escolha a pílula azul. Não faça como eu!

Deixe um comentário