Em Cercado de psicopatas, Thomas Erikson apresenta com fluidez e clareza valiosos ensinamentos para reconhecer pessoas que fazem da manipulação uma arte predatória. O autor sueco utiliza o mesmo método do primeiro livro, Cercado de idiotas, de associar cores a personalidades. Com base nas pesquisas do psicólogo e criador da personagem Mulher Maravilha, William Moulton Marston, o autor associa o vermelho à dominância, amarelo à influência, verde à estabilidade e azul à análise. A partir destas analogias, ele demonstra como os pontos fortes e fracos destes diferentes tipos de indivíduos podem ser manipulados por estes verdadeiros canibais sociais.
De acordo com o autor, pessoas com este comportamento tóxico estão presentes em todos os âmbitos da vida, do ambiente de trabalho à família. “Os psicopatas mais inteligentes, aqueles que não cometeram crimes graves e violentos, estão entre nós, em meio a todo mundo. São pessoas que não se detêm por nada para conseguir o que querem. E você com certeza já se deparou com alguns deles”, alerta.
A partir de situações cotidianas, Thomas Erikson aborda as principais características e padrões de comportamento dos tipos manipuladores e mostra como eles podem ser extremamente perigosos. Segundo o autor, “um número enorme de pessoas é afetado pelo seu comportamento, porque os efeitos de seus métodos raramente se restringem ao redor dos próprios perpetradores. O dano que causam leva a consequências de longo prazo e sempre arrastam muita gente com eles”.
Ao oferecer uma imersão de autoconhecimento com a compreensão de comportamentos e fraquezas da maioria das pessoas, Erikson ensina quais são as formas mais comuns de manipulação e as melhores maneiras de lidar com elas. Ele apresenta métodos e técnicas que ajudam o leitor a confrontar pessoas controladoras e transformar relações negativas em relações de respeito mútuo.
De fácil compreensão e com projeto gráfico ilustrado e colorido, Cercado de psicopatas é leitura fundamental para evitar os prejuízos causados por pessoas com intenções desonestas e perigosas no trabalho, na vida social e na família.
“Um guia para evitar os manipuladores psicológicos. Com conselhos e advertências sobre a importância da vigilância.” — Kirkus Reviews
“Este guia fácil de ler acalmará os medos, munindo os leitores com táticas práticas para aprender a lidar com as estratégias dos psicopatas.” — Booklist