Tenet | Conheça a tecnologia usada por Nolan para criar espetáculo visual e imersivo do filme

Christopher Nolan traz às telonas seu mais novo trabalho, Tenet, que, além de reunir um grande elenco, foi fundamentalmente capturado por meio das câmeras IMAX. O longa não apenas explora o formato de forma singular, mas também serviu de instrumento para o desenvolvimento de uma nova tecnologia IMAX, conferindo ineditismo técnico e visual ao projeto cinematográfico assinado por Nolan.

Há mais de uma década, Christopher Nolan foi o primeiro a utilizar câmeras IMAX para filmar um longa-metragem, e ele continua a abrir novos caminhos com as câmeras de grande formato para oferecer uma experiência imersiva aos espectadores, que os façam não apenas ver, mas vivenciar profundamente cada narrativa.

Nolan, que dirigiu e roteirizou Tenet, e o diretor de fotografia Hoyte van Hoytema filmaram a maior parte da ação de Tenet com câmeras IMAX, utilizando-as mais do que em qualquer produção anterior e van Hoytema suspeita que mais do que qualquer outra produção cinematográfica.


“Rodamos quase 500 mil metros de filme IMAX, o que definitivamente quebrou nosso próprio recorde. Não posso dizer com certeza, mas ficaria surpreso se houvesse outro filme que tenha utilizado mais do que essa metragem”, comenta o diretor de fotografia.

Segundo Nolan, cada decisão é tomada com a ideia de uma plateia reunida em um cinema para ver o filme em uma tela grande. Isso afeta todas as escolhas que são feitas. “Algo que aprendemos ao longo dos anos: se você pode combinar uma gama de técnicas diferentes para concretizar efeitos cena a cena, é muito mais difícil para o público se desligar do filme. É muito mais imersivo”, explica o diretor.

As câmeras IMAX têm motores muito potentes, mas ao mesmo tempo requerem extrema precisão, e não foram construídas para retroceder. Além do uso sem precedentes de câmeras IMAX, as especificidades da história exigiram um avanço na tecnologia disponível.

Foto: Warner Bros / Divulgação

Van Hoytema detalha: “Um dos maiores desafios técnicos era que queríamos que a câmera IMAX fosse capaz de rodar ao contrário para captar certas manobras físicas impossíveis se o filme apenas fosse para frente. A IMAX foi muito prestativa, trabalhando conosco em um novo projeto de engenharia para reconstruir a mecânica e refazer a eletrônica de seu produto para nos permitir filmar nos dois sentidos”.

Mas as câmeras IMAX têm uma grande desvantagem: são consideravelmente mais ruidosas do que as câmeras tradicionais. Mas com a última geração delas, chamada de câmeras dirigíveis – acrescidas de recobrimento redutor de som – van Hoytema foi capaz de utilizá-las mais do que nunca. No entanto, ele admite: “Houve momentos de diálogo íntimos que não conseguimos obter com a câmera IMAX, então voltamos para a câmera de 65 mm”.

Nolan revelou que o formato amplifica a experiência imersiva de cinema. “Trabalho com o formato IMAX há anos, que tem esse poder extraordinário em termos de quão profundamente é capaz de levar o público a entrar na história. Com uma história tão espetacular e divertida como esta tenta ser, nós realmente sentimos que queríamos envolver o público e levá-los para uma viagem”, ele diz.

Emma Thomas, parceira de Nolan no thriller de ação, comenta: Tenet foi tão desafiador que eu não acho que teríamos sido capazes de filmá-lo dez anos atrás, então eu sinto que essa história se configurou na mente do Chris na hora certa. Este não é apenas o filme de escopo mais ambicioso realizado por Chris do ponto de vista da produção, mas também da narrativa e a maneira como ele foi além dos limites do que já fez no passado. A produção foi desafiadora, não há dúvida. Mas estávamos cercados pelos melhores do cinema e nos sentimos ótimos com os enormes talentos que estavam nos ajudando a comunicar a história e dar vida aos personagens”.

TENET deve estrear em 22 de outubro no Brasil.

Hiccaro Rodrigueshttps://estacaonerd.com
Eu ia falar um monte de coisa aqui sobre mim, mas melhor não pois eu gosto de mistérios.

Deixe sua opinião!

Instagram

AS MAIS LIDAS

Séries nacionais que merecem ser maratonadas!

O Brasil é sim um dos maiores produtores de séries, e várias delas tem qualidade igual ou até superior a muitas de...

Incompatível | Comédia nacional com grande elenco ganha trailer; Confira!

A 20th Century Studios divulgou o novo trailer da comédia nacional Incompatível. Confira: https://www.youtube.com/watch?v=clZ-i5Nm4MY&feature=emb_title Na trama,...

A Lenda de Candyman | Longa ganha nova data de estreia; Confira!

A Lenda de Candyman ganhou nova data para chegar aos cinemas. O filme de Nia DaCosta será lançado em 27 de agosto do próximo...
[undefined]