sex, 27 janeiro 2023

Top Gun — Ases Indomáveis e mais clássicos dos anos 1980 para curtir no Telecine

Publicidade

Para quem gosta de velocidade, adrenalina e nostalgia, Top Gun: Maverick chega ao catálogo do Telecine, dentro do Globoplay e via operadoras, em 22 de dezembro. Será uma mistura de sentimentos para os fãs de Tom Cruise e do piloto Pete “Maverick” Mitchell, apresentado ao público em 1986 no clássico Top Gun — Ases Indomáveis. Vale até mergulhar nos anos 1980 e resgatar tramas e personagens que contribuíram para a década ser uma das mais efervescentes dentro e fora das telas.

A primeira dica é a trilogia De Volta Para o Futuro, que começou a contar em 1985 as aventuras de Marty (Michael J. Fox), do cientista Emmett Brown (Christopher Lloyd) e da máquina do tempo mais famosa dos cinemas. Enquanto a franquia de sucesso chegava às telas, outras duas ganharam continuações: a do serial killer Michael Myers, com Halloween 2 – o Pesadelo Continua!, e a do blockbuster Tubarão, de Steven Spielberg, com os filmes Tubarão 3 e Tubarão 4 — a Vingança. Outro ícone oitentista é E.T. — o Extraterrestre, que completa 40 anos e segue conquistando públicos de diferentes idades. 

Já Faça a Coisa Certa, com indicações ao Oscar e ao Globo de Ouro, é emblemático para a sétima arte e para Spike Lee, que é diretor, roteirista e atua no longa. O elenco reúne ainda Samuel L. Jackson, Martin Lawrence e Danny Aiello. Outro grande destaque da época, Eddie Murphy estreou em 1982 nos cinemas na comédia de ação 48 Horas, concorrendo ao Globo de Ouro de Revelação Masculina. No ano seguinte, o ator interpretou Billy Ray Valentine em Trocando as Bolas, filme com indicações à premiação e ao Oscar. Arnold Schwarzenegger e Jean-Claude Van Damme, astros dos thrillers de ação, também bombaram nessa fase, respectivamente, em produções como O Sobrevivente e Kickboxer – o Desafio do Dragão

Publicidade

Também foi a década em que o Brasil lançou os clássicos nacionais O Beijo no AsfaltoBye Bye BrasilCabra Marcado Para Morrer e Eles Não Usam Black-Tie, vencedor em três categorias, inclusive a de Melhor Filme pela Crítica e o Prêmio Especial do Júri, no Festival Internacional de Cinema de Veneza. A versão cinematográfica da peça teatral de Gianfrancesco Guarnieri ainda concorreu ao Leão de Ouro. 

Ainda pelo mundo, Scarface, de Brian De Palma, estrelado por Al Pacino, Michelle Pfeiffer e Steven Bauer, chegava aos cinemas; trilhas envolventes como as de Flashdance e Dirty Dancing – Ritmo Quente embalavam muitas pessoas nas pistas de dança; e as comédias adolescentes de John Hughes viraram sensação, como Curtindo a Vida Adoidado e Mulher Nota 1000. A partir de janeiro, ainda dá para conferir no catálogo do Telecine mais duas relíquias do cineasta que mexem com o imaginário de quem viveu os anos 1980: Gatinhas e Gatões e Clube dos Cinco.

Publicidade

Destaque

Hiccaro Rodrigueshttps://estacaonerd.com
Eu ia falar um monte de coisa aqui sobre mim, mas melhor não pois eu gosto de mistérios. Contato: hiccaro.rodrigues@estacaonerd.com

Deixe um comentário