Neste sábado, 15 de setembro, é comemorado em todo o mundo o Batman Day, sim, um dia só do herói!

O personagem foi criado pelo escritor Bill Finger e pelo artista Bob Kane, e apareceu pela primeira vez na revista Detective Comics #27 (Maio de 1939). Originalmente com o nome “o Bat-Man”, o personagem também é conhecido por vários apelidos como “o Cruzado de Capa” (The Caped Crusader), “o Cavaleiro das Trevas” (The Dark Knight), e “o Maior Detective do Mundo” ( The World’s Greatest Detective).

A identidade secreta de Batman é Bruce Wayne, um bilionário americano, playboy, magnata de negócios, filantropo – lembra alguém? – e dono da corporação Wayne Enterprises. Depois de testemunhar o assassinato dos seus pais enquanto criança, Wayne jurou vingança contra os criminosos, um juramento moderado por um sentido de justiça. Wayne treina então a si próprio, tanto física como intelectualmente, e cria uma persona inspirada no morcego para combater o crime: Batman.

Batman vive na cidade fictícia de Gotham City, e é ajudado por outros personagens incluindo o seu mordomo Alfred Pennyworth, o comissário da policia Jim Gordon, e outros aliados vigilantes como Robin. Ao contrário da maior parte dos super-heróis, Batman não tem superpoderes; faz uso do seu intelecto de gênio, da sua perícia em artes marciais, da sua destreza física, das habilidades de detective, da ciência e da tecnologia, da sua riqueza, da sua provocação ao medo e intimidação e uma vontade indomável na sua guerra contínua contra o crime. Uma grande variedade de vilões compõem a galeria de inimigos do Batman, incluindo seu arqui-inimigo Coringa.

No cinema, seu sucesso começou em 1989 com o filme dirigido por Tim Burton, tendo Michael Keaton como o homem-morcego e o fantástico Jack Nicholson como Coringa!

O filme de 89 foi o pontapé para uma franquia de sucesso (uma grande premissa nos filmes de heróis que tanto vemos hoje) e gerou vários filmes, provendo cada dia mais atores famosos da época.

Um grande exemplo é Batman e Robin, que contava em seu elenco com George Clooney como Batman, Arnold Schwarzenegger como Dr. Freeze, Chris O’Donnell como Robin , Uma Thurman como Hera Venenosa e Alicia Silverstone como BatGirl.

Batman-Robin Batman Day | Saiba tudo sobre um dos maiores heróis de todos os tempos!

Mas a franquia de maior sucesso foi sem dúvidas Batman – O Cavaleiro das Trevas, que contava com Christian Bale como Batman e o inigualável Heath Ledger como Coringa. O filme, dirigido por Christopher Nolan foi um sucesso em todos os sentidos, mas principalmente pelo tom sombrio e pelas ações do Coringa, como na cena do interrogatório que traz um embate psicológico impressionante. O próprio Christopher Nolan já disse que essa é sua cena preferida de toda a trilogia.

Já em Batman vs Superman: A Origem da Justiça, tivemos uma das cenas mais icônicas dos quadrinhos. O duelo do Homem Morcego com o filho de Krypton, já com Ben Affleck como Bruce Wayne / Batman e Henry Cavill como Clark Kent / Superman.

Apesar do filme ter sido bem bagunçado, e a cena rápida, ela foi bem fiel.

btmsuper-1024x576 Batman Day | Saiba tudo sobre um dos maiores heróis de todos os tempos!

Já nos quadrinhos, a lista é muito extensa. Desde sua primeira aparição até os dias atuais, são mais de 100 títulos diferentes, entre revistas individuais, crossovers e séries! Seria impossível citar todos aqui, mas podemos destacar uma coletânea e um edição especial:

Batman: The Dark Knight Archives:

  • Volume 1 inclui Batman #1–4, 224 páginas, Janeiro de 1992
  • Volume 2 inclui Batman #5–8, 244 páginas, Novembro de 1997
  • Volume 3 inclui Batman #9–12, 224 páginas, Junho de 2000
  • Volume 4 inclui Batman #13–16, 224 páginas, Agosto de 2003
  • Volume 5 inclui Batman #17–20, 212 páginas, Novembro de 2006
  • Volume 6 inclui Batman #21–25, 228 páginas, Dezembro de 2009
  • Volume 7 inclui Batman #26–31, 264 páginas, Dezembro de 2010
  • Volume 8 inclui Batman #32–37, 248 páginas, Janeiro de 20133

Batman – A Piada Mortal

É um romance gráfico de one-shot escrito pelo autor Alan Moore e desenhado por Brian Bolland. Foi publicado pela primeira vez nos Estados Unidos pela DC Comics em 1988, e desde então tem sido sempre reeditado. A ação de Batman: The Killing Joke acontece na cidade fictícia de Gotham, e dá uma história de origem para o Joker, um super-vilão já estabelecido. Ele é descrito como um comediante falho que concorda em ajudar um grupo de criminosos e é impedido pelo super-herói Batman antes de ficar desfigurado; como resultado fica louco e abraça a sua persona de super-vilão.

piadamortal-1024x576 Batman Day | Saiba tudo sobre um dos maiores heróis de todos os tempos!

Criada como a versão de Moore sobre a psicologia e a fonte do Joker, a história tornou-se famosa pela origem do Joker como um personagem trágico; um homem de família que falhou como comediante e que “um mau dia” o levou à loucura. Os efeitos da história na continuidade do Batman inclui ainda o tiroteio e paralisia de Barbara Gordon (também conhecida como Batgirl), um evento que criou as fundações para o desenvolvimento da identidade da Oracle.

Muitos críticos consideram Batman: The Killing Joke a história definitiva do Joker e uma das melhores de sempre do Batman. Vários elementos de The Killing Joke inspiraram e foram incorporados noutros media relacionados com Batman, como filmes e videogames.

E claro, as animações não poderiam ficar de fora. A primeira delas foi Batman: A Série Animada ou O Novo Batman, chamada em inglês de Batman: The Animated Series (muitas vezes abreviado Batman: TAS). Foi aclamada pela crítica: venceu quatro prêmios Emmy, indicado por seis pessoas. É conhecida por ser a primeira a se passar no que se convencionou chamar de DC Animated Universe, ou Universo Animado DC. Foi produzido pela Warner Bros. Animation. Relembre a abertura abaixo:

Mas a animação de maior sucesso, principalmente no Brasil é Liga da Justiça A Série Animada.  Nos Estados Unidos, o desenho foi exibido pela primeira vez no dia 17 de novembro de 2001 pelo Cartoon Network. No Brasil, foi exibido pelo mesmo canal pela primeira vez no dia 1º de junho de 2002, às 14h00. Na TV aberta do Brasil, a série animada foi exibida pela primeira vez em 16 de dezembro de 2002 pelo SBT no programa Bom Dia & Cia até o dia 14 de maio de 2013.

Além disso ela tem sem dúvidas a abertura mais conhecida de todas!

Eu particularmente sou fã do Batman desde os HQs. Claro, me decepcionei muito nos últimos filmes, – ainda tendo adorado toda trilogia Cavaleiro das Trevas – mas o legado e a história desse herói é única.

Para finalizar, como sempre, o Darth Blender criou um mashup foda misturando nada menos que 6 filmes do herói, confiram:

Além disso, lembrem-se:

“Um herói pode ser qualquer um, até mesmo um homem fazendo algo tão simples e reconfortante como colocar um casaco em torno dos ombros de um menino, para deixá-lo saber que o mundo não tinha terminado.”

Gostou desse especial? Qual Batman você mais gosta? Conta pra gente!