Crítica | Carcereiros – O Filme

Inspirado no livro de mesmo título, escrito por Drauzio Varella, o filme é uma adaptação que segue o sucesso da série, que já possui duas temporadas. A série Carcereiros foi produzida pela Globo, em 2016, e dirigida por José Eduardo Belmonte.

O longa começa mostrando a rotina do carcereiro Adriano,(interpretado por Rodrigo Lombardi), e seus parceiros de trabalho numa penitenciária de São Paulo. Em seus primeiros minutos ja percebemos a relação de respeito do protagonista com os presos, e assim temos uma boa apresentação dos personagens para quem não conhece a série. A história começa a se desenrolar de fato, a partir da prisão de um jovem terrorista, (interpretado por Kaysar Dadour), que passará a noite sendo vigiado no presídio que é comandado por Adriano. Os boatos de ter um gringo terrorista, acusado de ter colocado uma bomba em uma escola, deixa os outros presos revoltados, que inclusive ameaçam começar uma rebelião e matar o recém chegado.


Carcereiros, não mede esforços para disfarçar ou deixar nas entrelinhas, o controle que os presos possuem, principalmente os criminosos da ala “colarinho branco”. O roteiro acerta em construir os personagens e a trama mas peca pelo seu exagero em alguns momentos. Exagero no sotaque usado de forma exagerada, exagero nas repetidas vezes em que um dos carcereiros é utilizado como refém, tudo isso tira um pouco do brilho da obra. As cenas de ação, também sentimos vemos o exagero presente, mas dessa vez de forma bem executada.



O destaque nas atuações do filme é de Romulo Braga, que daá vida ao personagem Juarez, líder da principal facção criminosa. Sua atuação é estável, e consegue trazer o tom ameaçador para a obra. Uma de suas melhores cenas é a de negociação com os mercenários. Outro destaque do filme, vai para direção de arte no figurino, tudo muito detalhado e remete bem a realidade dos presídios. A fotografia aqui é muito escura e prejudica um pouco no entendimento do que acontece em cena, embora ajude na imersão e no desenvolvimento da tensão. Mesmo com um belo trabalho de som e mixagem, o longa sofre com uma trilha sonora fraca e repetitiva.

Carcereiros – O Filme é um longa-metragem que surpreende em suas reviravoltas e possui boas cenas de ação, ao mesmo tempo que nos faz refletir sobre alguns problemas reais do nosso sistema carcerário. Objetivo, com bom roteiro e expansivo, é o tipo de filme que os amantes de adrenalina e uma boa ação irão gostar.

NOTA

Deixe sua opinião!

INSTAGRAM

AS MAIS LIDAS

Crítica | O Sol Também é Uma Estrela

Comédias românticas tendem a seguir uma estrutura narrativa básica. Porém, temos exceções como (o ótimo) 500 Dias Com Ela, filme que revolucionou...

Ready Player One: OASIS beta | Testamos o game em realidade virtual baseado no filme; confira nossa análise!

Olá Nerds! O blockbuster de Steven Spilberg, Ready Player One, estreou no mundo todo e está fazendo grande sucesso. O Estação Nerd já assistiu (veja...

A Família Adams | Animação ganha cartaz e data de estreia do trailer; Confira!

A animação de A Família Adams teve seu primeiro pôster divulgado pelo twitter do IMDb. O site ainda revela que o primeiro trailer será revelado...