sex, 3 fevereiro 2023

Disney+ | Se Estas Paredes Cantassem – Conheça a Abbey Road Studios

Publicidade

Por mais de 90 anos, o Abbey Road Studios tem estado no coração da indústria musical. Fãs do mundo todo viajam a Londres para tirar uma foto na famosa faixa de pedestres em frente ao local, e aqueles que tem a oportunidade de vivenciar o estúdio hoje se esforçam para seguir os passos de seus heróis que produziram e gravaram músicas icônicas no espaço. Para apresentar mais sobre a história desse local icônico, o Disney+ acaba de lançar seu novo documento original, Se Estas Paredes Cantassem – dirigido e apresentado por Mary McCartney, filha do ex-Beatle Paul McCartney, que guia o público por nove décadas para ver e experimentar a magia criativa do estúdio mais famoso e mais antigo do mundo.

Do clássico ao pop, das trilhas sonoras de filmes ao hip-hop, a produção explora a magnitude, a diversidade e a engenhosidade do Abbey Road Studios. Entrevistas íntimas – com nomes como Paul McCartney, Ringo Starr, Elton John, Roger Waters, Noel Gallagher, John Williams, Celeste e Sheku Kanneh-Mason, entre outros – revelam como os principais artistas, produtores, compositores e os dedicados funcionários, encontraram sua linguagem e comunidade musical, enquanto vívidas imagens de arquivo e fitas de sessão dão acesso exclusivo a esses famosos estúdios privados.

Aproveitando a estreia de Se Estas Paredes Cantassem, conheça abaixo seis outras curiosidades sobre o Abbey Road Studios:

Publicidade

1. Relação entre o estúdio e os Beatles

“Abbey Road” é o 12º álbum de estúdio da banda britânica The Beatles. Lançado em 26 de setembro de 1969, o álbum leva o mesmo nome da rua de Londres onde situa-se a própria Abbey Road Studios e sua capa foi tirada na faixa de pedestres em frente ao local – imagem, esta, que mais tarde se transformaria em uma das fotos mais famosas da história. Além de “Abbey Road”, outros dois álbuns da banda, “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band” e “Yellow Submarine”, foram gravados nos estúdios. Os membros da banda Ringo Starr e George Harrison também produziram trabalhos individuais por lá.

2. Quem mais já gravou lá?  

No Abbey Road Studios foram gravados vários discos famosos de bandas mundialmente conhecidas. Além dos próprios The Beatles, artistas como Pink Floyd, Oasis, Radiohead, Kylie Minogue, Duran Duran, Arturo Toscanini, Sir Edward Elgar, e Otto Klemperer marcaram a história do estúdio. Tony Bennett, Amy Winehouse e Adele também já gravaram canções no local.

3. E não só cantores passaram pelo Abbey Road Studios…

O espaço também contribuiu com o mundo cinematográfico. A trilha sonora de diversas produções do universo de STAR WARS foram gravadas por lá e contaram com a participação de grandes orquestras. Dentre os principais filmes da franquia, as músicas de HAN SOLO: UMA HISTÓRIA STAR WARS (2018) e A AMEAÇA FANTASMA (1999) foram produzidas no estúdio.

Publicidade

4. Quem criou o estúdio?

Fundada em novembro de 1931, a Abbey Road Studios foi criada pela Electric and Musical Industries Ltd, uma empresa multinacional britânica do ramo fonográfico com sede em Londres, Inglaterra. Em seu início, era conhecida como EMI Studios e se popularizou como o principal estúdio do mundo após a gravação ao vivo da canção ‘All You Need Is Love’ dos Beatles, sendo a primeira transmissão Mundial ao vivo via-satélite, em 25 de junho de 1967.

5. Abbey Road também tem um instituto de música

O estúdio também conta com uma escola especializada em produção musical e um espaço de treinamento para a próxima geração de produtores musicais e engenheiros de som. O Abbey Road Institute oferece um Diploma Avançado, com duração de um ano, em Produção Musical e Engenharia de Som, e um Diploma Avançado, com duração de cinco meses, em Pós-Produção de Áudio para Cinema e TV.

6. É aberto para visitas?

E para quem ficou com vontade de conhecer o local, o Abbey Road Studios também apresenta diversas atividades abertas para o público. Basta entrar no site abbeyroad.com para saber mais informações sobre visitar o estúdio e ter acesso à faixa de pedestres mais famosa do mundo, além de uma parede interativa em que o público pode deixar a sua arte, a icônica escada do prédio, uma loja com os mais variados produtos, entre outros pontos icônicos.   

Publicidade

Se Estas Paredes Cantassem já está disponível no Disney+.

Publicidade

Destaque

A Lista Terminal | Série estrelada por Chris Pratt é renovada para sua 2ª temporada; Confira!

Segundo informações do Deadline, o Prime Video renovou a série A Lista...

Adão Negro | Ator revela bastidores dos efeitos visuais do filme; Confira!

Dwayne Johnson revelou no Instagram algumas fotos dos bastidores da...
Uillian Magelahttps://estacaonerd.com
Co-Fundador do Estação Nerd. Palestrante, empreendedor e sith! No momento, criando meu sabre de luz para cortar a lua ao meio. A, SEMPRE escolha a pílula azul. Não faça como eu!

Deixe um comentário