Antes de mais nada, não custa lembrar que no dia 25 de maio de 1977 chegou aos cinemas Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança, início de uma odisseia espacial que se transformou em um dos maiores fenômenos do mundo e da cultura pop. O fato é que, ao longo dos anos, o sucesso dos filmes da saga estelar só cresceu e ganhou fãs cada vez mais fiéis.

Mas se o primeiro filme saiu no dia 25 de maio, o que tem a ver a data 4 de maio, conhecida como Star Wars Day?

4 de maio

Essa data foi escolhida por causa de uma das frases mais importantes dos longas da franquia, “que a força esteja com você”. Se em português o trocadilho não faz sentido, em inglês a expressão “May the 4th”, referente à data, soa bem parecido com a”may the force be with you”. Simples, não?

Para se ter ideia da importância da data para a cultura pop, há lugares que acontecem grandes convenções e encontros, onde as pessoas podem participar de atividades especiais, como concursos de fantasias e debates sobre o universo de Star Wars. Além disso, é um dia que costuma estar marcado por grandes novidades dos próximos filmes. Será o caso desse ano?

mt4-digitaldeals-tall-1

Origem

Comemorada pela primeira vez em 2011, na cidade de Toronto, no Canadá, as festividades aconteceram em um cinema subterrâneo, incluíram um game show sobre a trilogia original (Episódios 4, 5 e 6), um concurso de fantasias com o júri sendo formado por celebridades e a exibição em tela grande dos melhores filmes da série. Atualmente, muitas cidades do mundo possuem grandes comemorações para o longa.

Não confunda com o Dia da Toalha

O dia 25 de maio pode ser o aniversário do lançamento de Star Wars, mas é também o dia em que é comemorado o Dia do Orgulho Nerd e o dia da Toalha. A data é celebrada todo ano no dia 25 de Maio como uma homenagem dos fãs de Douglas Adams, autor de O Guia do Mochileiro das Galáxias, que ganhou um divertido filme em 2005. Neste dia, os fãs devem levar uma toalha consigo para demonstrar o seu carinho pela série. A comemoração foi realizada pela primeira vez em 2001, duas semanas após a morte de Adams em 11 de maio de 2001. O lançamento de Star Wars nesse dia é só mais um dos motivos da escolha dessa data para essa outra comemoração.

E esse ano especialmente o Estação Nerd fará algumas promoções para comemorar o dia 25/05. Fiquem atentos.

02e7672qis7jaa6l2vlvktzr6

Star Wars

Na época do lançamento, em apenas seis dias de exibição, o primeiro filme rendeu US$ 2,5 milhões somente nos EUA e rapidamente virou febre. Star Wars ganhou então cinco continuações que sustentaram o fenômeno, angariando não apenas dez Oscars e reconhecimento, mas milhões de dólares com a venda de produtos, como brinquedos, livros, cadernos, pôsteres, roupas, games, CDs, DVDs, etc. Uma prática comum para quase todos os longa-metragens atuais, mas novidade na época.

E a febre voltou com Star Wars: O Despertar Da Força, que apresentou a franquia a uma nova geração e faturou US$ 2 bilhões nos cinemas de todo o mundo.

Atualmente, a franquia está viva em games, séries, como a ótima Rebels, quadrinhos e os novos filmes produzidos pela Disney. Aproveite e reveja o trailer de Star Wars: Os Últimos Jedi e torça para mais novidades dos novos longas saírem ainda nesse 4 de maio: