Ridley Scott (Todo Dinheiro do Mundo) está de volta ao universo de Gladiador após 24 anos. Gladiador 2 chega aos cinemas apresentando uma experiência cinematográfica impressionante! A produção estrelada por Paul Mescal (All of Us Strangers), Denzel Washington (O Protetor) e Pedro Pascal (The Last of Us) mistura ação épica, drama histórico e elementos nostálgicos para cativar os fãs do filme clássico lançado em 2000 e novos espectadores.
Ridley Scott e sua equipe conseguiram recriar a Roma antiga de modo detalhado e levam o público a uma viagem no tempo. Os cenários grandiosos e a arquitetura dos palácios tem importância fundamental na história, transformando a cidade em mais um personagem do filme. As cenas que acontecem no Coliseu, por exemplo, são maravilhosas e Scott consegue recriar a atmosfera de um evento de gladiadores no local de modo impactante. O desing de produção merece uma indicação ao Oscar 2025 e o CGI tem altos e baixos na construção de alguns animais, o rinoceronte é magnífico, já os babuínos, não tem uma modulação boa na cena em que são destaque.
O uso de câmeras com movimentos rápidos e cortes precisos mantém a adrenalina lá em cima e fará o espectador ficar na ponta da cadeira durante as cenas de ação que são brutais e repletas de violência, além disso é necessário destacar que os 158 minutos de duração passam voando devido a excelente montagem da produção, que dá um ritmo alucinante ao que vemos em cena.
Porém é no roteiro que o filme possui alguns altos e baixos. A narrativa escrita por David Scarpa (Napoleão) e Peter Craig (A Mãe) constrói sua história baseada em diversos elementos do filme anterior, deixando a dúvida se a direção quer construir uma conexão emocional com o trabalho de 2000 ou apenas usar dos elementos nostálgicos que remetem à história de Maximus (Russell Crowe) para contar a sua narrativa de vingança. A dúvida permanece até o fim e por mais que as referências ao passado sejam sutis, elas estão presentes e são ditas e exibidas a todo momento, o que para os fãs da obra original pode soar cansativo e para quem não viu pode deixar a história confusa. Algumas resoluções para a teia de eventos criada para a narrativa podem soar fáceis demais, mas nada que atrapalhe o show que Ridley Scott apresenta.
O elenco entrega uma dinâmica interessante e possui muita química. Paul Mescal vive um protagonista movido pela raiva e que busca vingança. Em sua atuação, o ator mesmo com poucas palavras mostra toda a carga emocional que a situação exige para seu personagem, equilibrando bem vulnerabilidade e ferocidade. Já Denzel Washington com sua presença magnética, entrega uma atuação repleta de maneirismos que surgem em cena para esconder suas más intenções, sendo um antagonista marcante. Pedro Pascal completa a tríade com mais uma atuação incrível.
Gladiador 2 é uma sequência que faz jus ao legado do filme original. Ridley Scott, mais uma vez, comprova sua maestria em contar histórias épicas, mesclando ação e drama. Mesmo abusando da nostalgia em alguns momentos, o consagrado diretor constrói e entrega um bom entretenimento.