O Falcão e o Soldado Invernal continua se aprofundando nas histórias da Marvel Comics. Chegamos no episódio mais chocante da temporada. Walker conseguiu se tornar o que tanto desejou: um super soldado e as consequências disso são apavorantes. Nós do Estação Nerd separamos diversas referências e easter eggs desse episódio. Confira:
AVISO: ESSE TEXTO POSSUI SPOILERS, LEIA POR SUA CONTA EM RISCO.
WAKANDA
O episódio começa, voltando seis anos e vemos Bucky realizando sua desprogramação da HYDRA em Wakanda. Tínhamos visto que Bucky podia ser controlado em Capitão América: Guerra Civil e vimos seu ressurgimento em Vingadores: Guerra Infinita. Ayo recita suas palavras-gatilho em Wakanda e Bucky fica emocionado quando nada acontece.
MANJAR TURCO
A fim de persuadir as crianças a dar-lhe informações sobre o funeral de Mama Donya, Zemo oferece um pacote doces. Mas não são doces quaisquer, são manjar turco. O show escolheu este doce, para referenciar O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa de CS Lewis. No romance, a Bruxa Branca usa o doce turco para convencer o jovem Edmund a trazer seus irmãos para Nárnia. Deliciosa referência né?
WOLVERINE
Na série é citado um acordo chamado de “Patch Act”, este é um easter egg divertido, uma vez que a série está se referindo ao Patch mais famoso de Madripoor, conhecido como Wolverine.
DORA MILAJE
As Dora Milaje lutam com Walker e Lemar e ficam frustradas com a fuga de Zemo. Ayo segura o escudo do Capitão América. Um breve aceno que mostra que o Vibranium pertence a Wakanda.
ESCUDO NA PAREDE
John Walker demonstra sua força sobre-humana jogando o escudo do Capitão América na parede – uma demonstração perfeita de que ele está ainda se adaptando a sua nova força, pois ele provavelmente pretendia realizar um ricochete. Steve Rogers já prendeu o escudo em uma parede antes, mas sempre o fez de propósito, como em uma cena de Capitão América: Guerra Civil, em que ele jogou o escudo em uma parede para que um agente batesse com a cabeça.
ZEMO ESTAVA CERTO
John Walker finalmente se torna um super-soldado, de um modo diferente dos quadrinhos, onde ele foi uma cobaia do Power Broker. Zemo argumenta na série, que o soro do super-soldado amplifica o que já está lá; o bem se torna grande, como em Steve Rogers, mas o mal se torna algo pior. John Walker comprova isso no fim do episódio.
CAPITÃO AMÉRICA MATA
O Capitão América, com o soro do super soldado, derruba Karli e os Ápatridas. E numa reviravolta brutal, Lemar leva um soco e morre ao ser arremessado numa coluna de pedra. Assim, John Walker enlouquece e mata um dos Ápatridas com seu escudo na frente de dezenas de espectadores, todos com telefones celulares. Este é um dos momentos mais chocantes de todo o MCU.
Steve Rogers quase fez algo parecido contra Tony Stark em sua batalha final em Capitão América: Guerra Civil, mas ele resistiu à tentação e, apenas esmagou o Reator Arc. Nos quadrinhos, Steve Rogers matou um agente do Ultimatum em Capitão América #345 e as repercussões desse ato duraram anos.
Achou algum easter egg que a gente não viu? Conta pra gente.
Confira os easter eggs do 1º de Falcão e o Soldado Invernal.
Confira os easter eggs do 2º de Falcão e o Soldado Invernal.
Confira os easter eggs do 3º de Falcão e o Soldado Invernal.