Hoje é comemorado o Halloween, ou, para nós brasileiros, o Dia das Bruxas. Entre as atividades de Halloween mais comuns, estão festas a fantasia, praticar “doce ou travessura”, decorar a casa, fazer lanternas de abóbora, fogueiras, jogos de adivinhação, ir em atrações “assombradas”, contar histórias assustadoras e assistir filmes de terror.

E é pensando nesse último que resolvemos deixar uma lista de filmes para se curtir nesta data! Preparem suas fantasias e bons grit…digo, boas escolhas!

Os Outros

O filme é estrelado por Nicole Kidman, o longa de 2002 é um dos queridinhos quando se trata de um filme de terror raiz, um terror psicológico sem muitos scarejumps desnecessários. A história se passa na segunda guerra mundial e a personagem Grace juntamente com seus filhos, que tem algum tipo de doença que os impeça de ter contato com o sol, vão morar numa mansão isolada do mundo esperando seu marido voltar do conflito. Mas após contratar empregados para a casa, eventos sobrenaturais começam a acontecer, deixando a protagonista em constante estado de alerta sobre o que deve estar acontecendo.

Jogos Mortais (2004)

O Primeiro Jogos Mortais é um clássico, sendo talvez um dos melhores de toda franquia! O vilão Jigsaw escolhe a dedo quais serão suas vítimas. De forma sistemática ele coloca em seu jogo pessoas que tem alguma dívida na sociedade fazendo com que suas ações dentro do jogo sejam uma forma de se redimir por algo que você fez ou simplesmente é um teste de inteligência que os participantes terão que passar para provar que conseguem raciocinar sob situações extremas de como sobreviverão.

Psicose

O clássico de Hitchcock que é obrigatório para todos os fãs de terror/ suspense assistirem, ou para aqueles que amam o gênero verem novamente. Considerados um dos melhores filmes já feitos, o longa de 1960 nos apresenta Marion Crane, uma secretaria que roubou 40 mil dólares de seu chefe para fugir com o amante e viver uma nova ida juntos. Porém, durante a fuga na estrada ela enfrenta uma tempestade muito forte ficando impossível de continuar, ela então resolve parar em um hotel para passar a noite e terminar sua viagem no dia seguinte. Ao chegar no estabelecimento, ela se depara com jovem muito polido e atencioso que lhe atende e a designa para seu quarto, colocando-a em uma situação de extremo perigo psicótico.

Beetlejuice

Em português o nome do filme ficou “Os Fantasmas se Divertem”, mas a história conta como o casal Bárbara e Adam Maitland morreram e se encontram presos, assombrando sua antiga casa. Tentando assustar os novos moradores, eles acabam ganhando a ajuda de um espírito para lá espalhafatoso!

A Bruxa de Blair

Lançado em 1999, “A Bruxa de Blair” foi um sucesso de bilheteria por um motivo nada honesto. Os diretores fingiram que todas as gravações do filme foram encontradas em uma floresta e ainda pediram para que os atores “sumissem” por 3 meses após o lançamento o filme. Dias depois descobriram que tudo não passou de uma campanha de marketing.

Halloween

A franquia “Halloween” é considerada como a primeira a popularizar serial killers nos cinemas de todo o mundo. O longa, que ganhou uma continuação este ano, conta a história de Michael Myers, uma garotinho que assassina a sua irmã aos 6 anos e é internado em uma clínica psiquiátrica. Quinze anos depois,  Myers, 21 anos, foge do hospital psiquiátrico, volta para casa, e persegue Laurie Strode e seus amigos.

O Exorcista

Considerado um dos melhores filmes de terror de todos os tempos, “O Exorcista” conta a história de uma garotinha de 12 anos que é possuída por um demônio. O longa foi acusado de trazer espíritos do mal, já que diversos acidentes aconteceram durante a sua gravação.

A Hora do Pesadelo (1984)

Freddy Krueger não deixa ninguém descansar em paz desde a década de 80. No filme, um grupo de adolescentes tem pesadelos horríveis, em que são atacados por um homem deformado com garras de aço. Ele apenas aparece durante o sono e, para escapar, é preciso acordar. O assassino é um homem que molestou crianças na rua Elm e que foi queimado vivo pela vizinhança.

O Iluminado (1980)

No clássico de Stanley Kubrick, Jack Nicholson impressiona no papel do escritor e pai de família que fica como vigia em um hotel no Colorado. Ele, a mulher e o filho ficam no lugar durante o inverno, completamente isolados. Na perturbadora história criada por Stephen King, o isolamento deixa Jack Torrance cada vez mais agressivo e perigoso e seu filho passa a ter visões. Cenas como as gêmeas no corredor ficaram marcadas na memória de quem assistiu e na história do cinema.