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Marvel, efeitos visuais e os bastidores da indústria responsável pela magia do cinema

Ned Leeds e Michelle Jones conversavam sobre o paradeiro de Peter Parker. Ambos estavam preocupados e abatidos com os acontecimentos envolvendo a chegada de vilões de outros universos e com o fracasso do plano de salvá-los. Em um misto de desespero e esperança, Ned usa o anel mágico do Doutor Estranho para encontrar seu amigo. Ele tenta uma, duas, três vezes… até um portal se abrir e revelar uma figura esguia em um beco. Pouco a pouco, ela se aproxima, revelando os grandes olhos brancos da máscara. Era o Homem-Aranha, mas não parecia com o deles. Ao pular o portal e entrar na modesta cozinha, somos reapresentados à versão de Andrew Garfield, da franquia O Espetacular Homem-Aranha.

A sequência, apesar de boa, foi duramente criticada nas redes sociais por conta dos efeitos visuais: uma animação estranha, um corpo não condizente à estrutura física do ator e um braço atravessando a prateleira do cenário. Talvez, Homem-Aranha: Sem Volta para Casa tenha começado o estopim acerca da qualidade dos efeitos visuais. Mas os problemas da indústria, ah, esses não são novidade para os profissionais da área.

Reclamar é fácil, difícil é entender…

Não me levem à mal. Reclamar é realmente fácil, mas a reclamação só se torna uma crítica relevante quando sabemos a raiz do problema e sabemos o que criticar. No caso de efeitos visuais, é ainda mais difícil encontrar essa raiz, uma vez que as dificuldades mudam de produção para produção. Com o assunto sendo cada vez mais comentado e debatido na internet (na maioria das vezes, de forma leviana), convidei alguns profissionais que atuam na Indústria de Efeitos Visuais para contarem, em suas próprias palavras, quais são as suas condições de trabalho suas dificuldades.

Os quatro entrevistados não quiserem se identificar publicamente e permanecerão anônimos. É válido ressaltar que a autenticidade desses profissionais foi verificada, assim como os projetos onde trabalharam.

O problema não é novo, só é ignorado…

Em 2013, A Vida de Pi ganhou o Oscar de Melhores Efeitos Visuais e o discurso de Bill Westenhofer foi silenciado quando começou a mencionar os problemas da Indústria de Efeitos Visuais. Ironicamente, sua fala foi abafada pela orquestra que tocava o tema do clássico Tubarão; são as corporações engolindo os artistas, literalmente. Um tempo depois, o estúdio responsável pelos efeitos visuais do filme declarou falência, afetando mais de 250 profissionais e resultando em inúmeros protestos igualmente abafados. É muito bonito ver como as pessoas se mobilizam para falar da Marvel Studios, mas desconhecem a indústria cinematográfica como um todo.

“O nosso trabalho é, basicamente, esconder erros de produção. Nesse momento, VFX é mais sobre ser um faxineiro digital do que qualquer outra coisa”

A máxima de consertar todos os erros de um filme na pós-produção reflete na rotina dos artistas que, hoje, se sentem mais como faxineiros digitais, corrigindo o que não foi feito no set e desperdiçando tempo que poderia ser aproveitado na criação de algo para determinada sequência. A frase, dita por um dos entrevistados, me levou a questionar o papel do diretor nesses grandes blockbusters. Para quem não sabe, a maioria dos filmes da Marvel já possuem todas as suas sequências de ação montadas no formato de pré-visualização antes da contratação de um diretor. De acordo com um dos profissionais:

Os diretores possuem somente 20% de autoria sobre esse material e sobre como tudo deve se encaixar. A maior parte de um filme já é feito em pré-visualização antes dos diretores se envolverem”.

Surpreso com a mínima participação dos diretores nesse processo, comentei o tema com outro entrevistado e não dividimos o mesmo espanto.

“Isso não é uma surpresa para mim. Eu só sei que diretores participam desse processo de desenvolvimento e crítica de VFX em animações”.

Como é trabalhar para a Marvel Studios?

Marvel / Divulgação

As pessoas reclamam dos efeitos visuais que fazemos para a Marvel à toa. O estúdio recebe pelo que pediu e pagou. Eles [Marvel] querem muito em uma só sequência. Basicamente, substituímos partes do primeiro plano, o céu e adicionamos um personagem em CG e o resultado é uma merda. Se alguém possui algum problema com o lixo que sai de um projeto da Marvel, falem com a Disney”, disse um dos profissionais à respeito das inúmeras reclamações na internet direcionadas, às vezes, aos próprios artistas.

Outro entrevistado, com três anos no ramo e com passagem por algumas séries e filmes da Marvel Studios, relata o hábito do estúdio em pedir mudanças nos efeitos visuais e como isso acaba se tornando um grande problema.

Para projetos de filmes, a Marvel tem reputação de ser exigente e sempre mudar de ideia em relação aos efeitos visuais. Em Gavião Arqueiro, eu tive clientes me pedindo grandes mudanças de animação em uma cena e a produção não me agendou mais tempo para terminar. Eu tive que trabalhar no final de semana para entregar no prazo acordado. O maior problema dessas mudanças é que elas ocasionam em uma bola de neve e acabam puxando muitos recursos para várias direções. Quando a Marvel gasta parte de seu orçamento em uma sequência e ela acaba sendo cortada, isso resulta em tempo e dinheiro completamente perdidos. Eles poderiam ser utilizados em outras sequências que foram para o corte final”.

Eu comecei a trabalhar em Thor: Amor e Trovão em novembro de 2021 e terminei a minha parte em março deste ano. Achei que eles fizeram um bom trabalho em relação ao cronograma, mesmo com o estúdio ainda pedindo muitas versões e mudanças consideravelmente grandes, como a ponte de arco-íris do barco levado pelas cabras. Nesse projeto, não me recordo de ver ninguém fazendo muitas horas extras e a cultura parecia saudável”.

StageCraft: um avanço no mundo dos efeitos visuais ou puro marketing?

A tecnologia StageCraft foi vendida para o mercado e para o público como um avanço significativo no processo de filmagem de uma produção. A StageCraft é uma tecnologia de efeitos visuais composta por uma parede enorme de LEDs, simulando o ambiente que a produção deseja filmar em tempo real. É uma maneira de inserir a pós-produção durante a fase de produção. Os artistas, usando a Unreal Engine 5, podem alterar o cenário de acordo com a vontade do diretor e toda iluminação da cena se torna mais real, especialmente quando o protagonista usa uma armadura metálica, como o caso do Mandaloriano.

StageCraft foi usada para as produções de Star WarsThe Batman e Thor: Amor e Trovão. Os relatos de quem trabalhou com essa tecnologia, no entanto, não são dos mais animadores. Aparentemente, os diretores de fotografia não sabem como lidar com os LEDs, ocasionando em problemas na exposição do objeto em foco no primeiro plano. Alguns contam que a StageCraft deve ser utilizada como uma ferramenta, não como algo que salvará toda produção. Greig Fraser (diretor de fotografia de The BatmanRogue One: Uma História Star Wars e Duna) parece ser o único profissional que consegue tirar proveito dessa tecnologia. Leia:

“Eu trabalhei em muitas séries que usam paredes de LED e outras coisas horrorosas para simular ambientes. Nós sempre precisamos fazer toda rotoscopia e substituir todo background. Basicamente, 80% de todas essas tecnologias com paredes de LED que usam a Unreal Engine 5 são impossíveis de se usar. Os Diretores de Fotografia não sabem como filmar e como trabalhar a exposição de forma correta. Mesmo se soubessem, os clientes adoram ter a capacidade de mudar tudo na pós-produção de qualquer maneira”.

“Quando trabalhamos em Boba Fett, a maioria – se não todas – as coisas em cena foram substituídas por CG. Então, os compositores tinham que realizar toda rotoscopia. A iluminação do ambiente nos personagens, no entanto, ajudou”.

“Eu fiz a iluminação de LED no set de Rogue One (usamos TouchDesigner, não a Unreal Engine). Greig Fraser era o Diretor de Fotografia e ele soube utilizar a tecnologia como uma ferramenta. Ele é a exceção”.

Relatos, condições de trabalho e pandemia

“A área de VFX sempre foi assim [abusiva]. Não há nada de novo. Quem diz o contrário não têm experiência suficiente no ramo. Antes da pandemia, eu trabalhava entre 10 a 14 horas por dia. Hoje, eu trabalho as mesmas horas, mas de casa. A pandemia não fez as coisas piorarem, ela só realçou os problemas existentes. As pessoas acham que temos mais trabalho… é a mesma quantidade de antes, mas com menos pessoas trabalhando. A Crafty Apes (estúdio responsável por parte dos efeitos visuais de Homem-Aranha: Sem Volta para CasaPeacemaker e Licorice Pizza) estava roubando todos profissionais do mercado. Eles abriram dois estúdios durante a pandemia e contrataram 300 funcionários para abastecê-los. Eu, pessoalmente, vejo a Crafty Apes como parte do problema de escassez de mão de obra no mercado.”

“Eu tive um colega de trabalho que sentava próximo à mim. Ele tinha seus 40 anos de idade e sempre teve uma boa saúde. Por conta do stress no trabalho, ele teve um ataque cardíaco e faleceu. Isso foi em 2018. Muitas pessoas estão enfrentando mudanças de humor e depressão pela forma que a indústria é.”

“Tivemos um escândalo em um lugar onde o compositor (artista de efeitos visuais que trabalha com composição) mantinha um caso com o Chefe do Departamento de VFX. Ele se divorciou e foi promovido à Chefe do Departamento de Composição. Esse estúdio também se recusou a dar aumento aos artistas, mas deu aumentos anuais para toda equipe de gerenciamento. Trabalhei lá por 3 anos sem qualquer tipo de aumento ou promoção”.

“No meu primeiro trabalho no Estúdio X para o Blockbuster Y, durante a fase final de pós-produção, eu fui pegar comida e encontrei o produtor comemorando a finalização da sequência final. Uma funcionária estava dançando de topless, em cima da mesa de café no saguão, com uma garrafa de Jack Daniel’s e o produtor-chefe cheirava cocaína em seus peitos. Não é uma indústria para quem não tem coração forte. Cada estúdio é diferente e um pouco dessa cultura mudou depois do que aconteceu na WETA”, neste caso, o entrevistado se refere às acusações de sexismo, bullying e assédio feitas em 2020 sobre a WETA, conhecida por seus trabalhos em AvatarVingadores: Ultimato e, mais recentemente, em Thor: Amor e Trovão.

“A pandemia fez a contratação de artistas de países como a China ser mais difícil. Então eu me vi tendo que fazer mais horas aqui e ali porque tenho mais trabalho do que o ideal. Eu trabalhei em estúdios grandes durante a maior parte do ano passado [2021] e conheço estúdios menores que passam por mais dificuldades”.

“À medida que avançamos para o digital nos anos 90, houve uma pressão para remover trabalhadores sindicais dos estúdios para que não houvesse mais disputas trabalhistas. Uma vez que o VFX foi dividido entre efeitos práticos e digitais, os sindicatos desapareceram do nosso lado e tem sido difícil organizar por causa da globalização e inúmeros desacordos entre os trabalhadores sobre como funcionaria. Os problemas dessa indústria se resumem à incapacidade de criar sindicatos.”

Será que a culpa é única e exclusiva da Marvel Studios?

Imagens: Marve

Se você chegou até aqui com essa dúvida, provavelmente não deve ter lido com atenção a todos os relatos. A indústria cinematográfica não alivia para os artistas, independentemente da produção e do estúdio que trabalham. A Marvel Studios é só mais um nesse enorme conglomerado, mas definitivamente, é o que mais chama atenção do público por consequência da monocultura que instaurou no cinema. Ao questionar um dos entrevistados o que o motiva a continuar nessa indústria, ele responde:

O trabalho é desafiador e paga bem. É só um trabalho, no fim das contas. Eu tenho ciência que o que eu faço não é meu, e isso é onde algumas pessoas se perdem. As que não conseguem se desconectar do aspecto criativo são as que mais tem problemas com o modo de funcionamento da indústria. (…) As pessoas são livres pra fazerem o próprio conteúdo, mas muito provavelmente não conseguirão atingir a escala de qualidade de uma grande equipe em um grande projeto. A indústria come as pessoas vivas, mas se alguém consegue sobreviver nos seus primeiros cinco anos, esse alguém ficará bem.”

Um outro profissional comenta sobre o cenário atual e quais medidas melhorariam o trabalho dos artistas envolvidos em efeitos visuais:

“Acho que ter diretrizes éticas claras sobre o que as empresas podem pedir aos artistas. No momento, as regras não são tão claras para que os estúdios possam ser antiéticos sem qualquer tipo de consequência. Eu adoraria ver um sindicato atuando no meio, mas é difícil imaginar isso realmente acontecendo.”

Essa matéria foi extremamente trabalhosa e difícil de ser realizada. Uma boa parte da sua dificuldade não tem relação com a realização das entrevistas, mas com as histórias chocantes e da incapacidade de fazer algo à respeito que não seja só reportar. Eu acredito que muitas pessoas fazem as perguntas erradas. “Por que os efeitos da Marvel caíram de qualidade?”, por exemplo. Na verdade, os questionamentos deveriam ser mais direcionados para os profissionais da área. “O que os artistas estão passando nesse momento? Qual a visão deles sobre o que está acontecendo?” A verborragia na internet sobre efeitos visuais se tornou comum; “especialistas” que nunca conversaram com um profissional do ramo publicam opiniões vazias e influenciam centenas de pessoas a fazerem o mesmo. Ninguém quer encontrar o motivo dessas feridas, só gostam de usá-las para autopromoção. Mesmo com tantas vozes poderosas na internet, parece que elas mais atrapalham do que ajudam. O problema dessa indústria não nasceu ontem e, infelizmente, não se resolverá amanhã. Após relatar a prática de topless e cocaína no escritório do estúdio e ouvir a minha comparação com O Lobo de Wall Street, o entrevistado disse:

“Essa é a indústria cinematográfica”.


Essa matéria e todo seu conteúdo foi produzido por Luan Damascena. Siga ele em suas redes!

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O grande problema da Marvel Studios na Saga do Multiverso. Concorda comigo? #marvelbrasil #seriesbrasil #vingadores #homemaranha

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Nintendo, Playstation e Xbox, as gigantes dos consoles na BGS 2019

A Brasil Game Show é o maior evento de games da América Latina, que já alcança a façanha de ter se tornado o terceiro maior evento exclusivo de games do mundo.

O crescimento do mercado de games no Brasil ao longo dos últimos anos, foi algo estrondoso, mas isso não se deve ao acaso e sim, à participação de pessoas apaixonadas por games que lutaram para tornar isso uma realidade.

Não estou me referindo aqui, apenas às pessoas como o Marcelo Tavares, o criador da Brasil Game Show, que conseguiu com esse evento incrível, colocar o Brasil no mapa das grandes empresas de jogos do mundo, mas sim, de cada fã, de cada visitante da BGS, de cada pessoa apaixonada com games e que tenha compartilhado sua paixão aos seus amigos, irmãos, filhos ou qualquer pessoa do seu ciclo social.

Cada um de nós, fãs de games, por menor que tenha sido o nosso papel nessa história, juntos colaboramos para que todo preconceito e desinformação que havia (e ainda há) com relação aos jogos, fosse diminuindo e juntos, formamos uma comunidade de jogadores que uniu forças e fez com que o Brasil se tornasse um dos maiores mercados do mundo dos games.

A BGS muda todo ano, novas empresas estreiam no evento enquanto outras deixam saudade. Mas nada é definitivo nessa vida e neste ano de 2019, pela primeira vez desde 2012, vimos juntas as 3 principais fabricantes de console do mundo, Nintendo, Playstation e Xbox One compareceram em peso ao evento, todas elas trazendo jogos inéditos que os visitantes puderam testar em primeira mão.

Eu estive presente na Brasil Game Show 2012, na última vez em que a Nintendo esteve no Brasil. Embora sua ausência por si só, não tenha tirado o brilho das edições da BGS até aqui, ver de volta a mais antiga empresa atuante no mercado de consoles, ainda em atividade e a mais importante delas no que diz respeito ao inicio dessa era do entretenimento eletrônico no mundo, foi algo emocionante! Isso fez com que o visitante da BGS 2019 se sentisse em um evento completo, que trouxe ao público tudo que um grande evento de games pode oferecer.

Em 2018 a Nintendo já havia sinalizado que estava de olho no evento, participando do concurso de cosplays daquele ano e trazendo Charles Martinet, o dublador oficial do Mario.

Mas nesse ano ela veio com um estande incrível e enorme, trazendo vários jogos para o público testar e se divertir, com destaque para Luigis Mansion 3, um jogo incrível que ainda nem foi lançado e o remake do clássico The Legend of Zelda: Link’s Awakening.

Além destes jogos, o estande da Nintendo trouxe à BGS:

Além disso tudo, a Nintendo dedicou uma área do estande a Pokémon Sword e Pokémon Shield, onde era possível tirar uma foto em realidade aumentada com um dos Pokemon em destaque do game.

E a Nintendo não foi a única grande surpresa na BGS 2019, a participação da Playstation também foi um grande diferencial, já que neste ano ela não participou da E3 2019, o maior evento de games do mundo que acontece nos Estados Unidos.

Para quem não acompanha o mundo dos games ativamente, pode ter parecido algo normal a Playstation ter participado da Brasil Game Show este ano, porém, a ausência desta que é uma das 3 principais empresas do mundo dos games da maior feira de games do mundo e de vários outros eventos que aconteceram ao longo do ano, foi algo de cair o queixo.

Alguns portais de notícias de games sensacionalistas, chegaram a postar que dificilmente a Playstation estaria na BGS 2019, mas para a alegria de todos que estiveram no evento, ela marcou presença e foi um dos estandes mais interessantes e grandiosos de toda feira.

Foram vários jogos inéditos no estande da Playstation. Posso dizer que foi neste estande onde vimos as maiores filas para jogar jogos de peso que ainda não foram lançados, como o novo Call of Duty: Modern Warfare, Marvel’s Avengers, Final Fantasy VII, Medi Evil, Remake, Nioh 2

No meio de tantas atrações incríveis na Brasil Game Show 2019, a Xbox trouxe um estande gigantesco com muitas atrações, que incluíam um palco enorme onde sempre estava rolando algum desafio ou campeonato de games onde foram distribuídos vários prêmios.

Teve também uma área com uma batalha de cotonetes gigantes, onde quem perdia, caia numa piscina de bolinhas pretas e uma área de divulgação do Xbox Game Pass com um jogo de arremesso de bolas, valendo passes da até um ano de assinatura do serviço.

Acho que posso dizer que atualmente, o jogo mais relevante e exclusivo da Microsoft no cenário competitivo é Gears 5. Neste ano os principais eAtletas do game na América Latina, estiveram presentes e participaram de um campeonato na BGS.

Dentre os jogos disponíveis no estande, Dragon Ball Kakarot, o próximo game desta que é uma das franquias de anime mais amada de todos os tempos, era onde vimos mais filas com pessoas querendo testar pela primeira vez este jogo da Bandai Namco que será lançado em janeiro de 2020.

Outro jogo inédito no estande da Xbox e dessa vez um exclusivo, foi Bleeding Edge, um team brawler 4v4 da Ninja Teory de Hellblade: Senua’s Sacrifice

Foram estes os jogos disponíveis no estande da Microsoft para jogar durante a BGS:

Resumão:

A Nintendo veio com tudo, trazendo seus jogos exclusivos e o ainda não lançado Luigi’s Mansion 3. Por ter ficado distante dos eventos no Brasil por muito tempo, essa foi a primeira oportunidade para muitas pessoas, de ver pela primeira de perto estes jogos incríveis.

A Playstation meteu o pé na porta e entrou com tudo de uma vez na BGS 2019. Foi uma quantidade enorme de jogos inéditos que serão lançados anida este ano ou no ano que vem. Foram muitas estações de jogos e a empresa se concentrou em trazer coisas novas para a galera jogar.

A Xbos também trouxe alguns jogos inéditos, mas ao todo, foram poucas opções. Por outro lado, a empresa focou em criar um estande bonito e com várias atrações que vão além dos games, oferecendo uma grande quantidade de campeonatos, desafios e dando muitos prêmios.

Ver as três fabricantes de consoles reunidas novamente em um evento como a BGS 2019 foi uma sensação incrível! Quem visitou a maior feira de games da América Latina e a terceira maior do mundo neste ano, sentiu que o evento estava completo, trazendo tudo que do merece ver em um grande evento.

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Estação Nerd na BGS 2019

Veja como foi o Concurso de Cosplay da Virada Cultural BH 2019

Hoje, dia 21/07/2019 é uma data histórica para os cosplayers de Belo Horizonte! Pela primeira vez a Virada Cultural, evento da Prefeitura de Belo Horizonte, com a colaboração do Estação Nerd e Cosplay Art, realizou o maior Concurso de Cosplay aberto ao público que a cidade já viu.

A Virada Tecnológica é o espaço nerd dentro da Virada Cultural, na qual trabalhei como consultor do evento pelo Estação Nerd, indicando atividades que estiveram presentes no evento, voltadas à quem é nerd como a gente.

Quando a direção do evento entrou em contato comigo, a primeira coisa que eu fiz foi chamar minhas amigas Rachel e Rayara da Cosplay Art para organizarem o primeiro e histórico Concurso de Cosplay da Virada Cultural. O sucesso deste evento foi graças ao trabalho delas que deram duro para produzir este espetáculo, que foi um sucesso!

O evento terminou agora a pouco e todos os 30 participantes (infelizmente o tempo disponibilizado no palco só permitiu essa quantidade) mostraram um trabalho excepcional! Após uma triagem inicial, foram selecionados os melhores para participarem e dentre eles. estavam cosplayers experientes, mas também iniciantes, que nos surpreenderam com uma qualidade impressionante, especialmente levando em conta aqueles que estiveram hoje participando de um concurso pela primeira vez.

Os juízes Paula Kamei, Júlio Shirou e Nando Gray (veja neste outro post quem são eles) formaram um juri extremamente técnico e capacitado, tendo sido cada um deles, escolhidos especificamente por possuírem experiência e especialidade nos principais pontos da avaliação dos cosplayers.

Os 3 vencedores receberam um troféu em formato de pistola de cola quente (nada mais cosplayer do que isso né?) em tamanhos diferentes, de acordo com a classificação e um certificado de vencedor da competição. O primeiro lugar ganhou também a participação nos 4 dias da CCXP, o maior evento nerd do Brasil e tempo de uso no laboratório da FIEMG, que tem todas as ferramentas top de linha para a confecção de um cosplay profissional.

Os outros participantes receberam também um certificado de participação, mostrando que estiveram presentes neste concurso de cosplay histórico da Virada Cultural em Belo Horizonte, que será o primeiro de muitos, com certeza!

A Virada Cultural encerra hoje às 19:00 hs, o evento conseguiu atingir seu objetivo de reunir todas as tribos e neste ano, com a nossa ajuda, a participação dos nerds foi em peso nesta quinta edição, chamando a atenção dos visitantes e dos organizadores. Da próxima vez, a área nerd do evento vai estar melhor ainda! Podem esperar!

Crítica | Homem-Aranha: Longe de Casa

A Marvel definitivamente mudou o modo como vemos os filmes de heróis, cada novo lançamento é um evento. Agora, Homem-Aranha: Longe de Casa sela definitivamente essa tendência. A nova adaptação do super-herói aracnídeo é rica em humor, romance, aventura e drama o que transforma este novo filme em um dos melhores filmes do personagem mais querido de Stan Lee. 

Homem Aranha: Longe de Casa começa logo após os eventos de Vingadores: Ultimato. Após o blip (termo usado para explicar a situação criada pelo estalar de dedos do Thanos) Peter Paler convive com o luto e o peso de ser o substituto do Homem de Ferro e decide viajar por duas semanas pela Europa, ao lado de seus amigos de colégio, para espairecer. Quando é surpreendido pela visita de Nick Fury. Convocado para uma missão heroica, ele precisa enfrentar vários vilões com a ajuda de um novo herói: Mystério. O primeiro ato do filme é divertido e bastante explicativo. A abertura presta homenagem aos personagens que morreram e ainda explica como o mundo está após a volta de quem foi apagado por cinco anos. O uso da trilha sonora nesse primeiro ato deixa tudo mais divertido e leve, um dos vários acertos da direção de Jon Watts que dirigiu De Volta ao Lar.

O roteiro consegue desenvolver o arco dramático do herói sem soar piegas, temos diversas homenagens a persona de Tony Stark (Robert Downey Jr.) que irão arrancar lágrimas dos fãs. O filme basicamente mostra essa evolução Paker no seu papel como herói e como pessoa. O segundo ato do longa é mais voltado para o drama e aborda de forma inteligente, o psicológico do herói que foi ao espaço, perdeu amigos e voltou à vida. Aqui Peter Parker amadurece como pessoa e herói, algo necessário em sua trajetória e que não ocorreu em sua primeiras aventuras. Além disso o filme consegue mesclar bem o humor e o drama, sem quebrar o ritmo da projeção.

O terceiro ato pode ser resumido como “tiro, porrada, mais porrada e bomba”. Com toda certeza as cenas de ação deste longa são muito superiores ao do longa anterior e são uma das cinco melhores de todo os filmes da marvel. As cenas que envolvem Mystério são originais e estupendas. Cuidado para não ficar de boca aberta durante a projeção ao vê-las. O ritmo dessas cenas é frenético e a batalha final em Londres é ÉPICA! Porém em algumas cenas o CGI soam bem artificial, mas não é nada que prejudique a experiência. O filme é recheado de easter eggs e citações que deixaram os fãs pirados.

O elenco possui espaço para brilhar, Tom Holland (O Impossível) retorna com tudo e encanta com seu carisma. Jake Gyllenhaal (O Abutre) é um dos melhores personagens do MCU, seu Quentin Beck/Mystério é um… atenção… mistério. Ele possui motivações convincentes para o que pretende fazer. Porém, o modo como ele foi inserido no filme, pra mim, soa um pouco como forçado, mas irá surpreender a todos. A química de Gyllenhaal e Holland é excelente. Samuel L. Jackson (Kong: A Ilha da Caveira) rende momentos hilários que lembram muito a relação de Nick Fury com Peter Parker no desenho Ultimate Spider-Man. O papel dele ainda funciona como conexão com as outras obras da Marvel e reserva uma surpresa que deixarão os fãs chocados (pra não dizer confusos). Por fim, Zendaya encanta com a versão MJ fofa/ácida neste longa.

Homem Aranha: Longe de Casa, fecha com chave de ouro a saga do infinito. Sendo um filme superior a sua primeira aventura solo e nos entregando uma trama inteligente, divertida, emocionante e acima de tudo madura. Afinal de contas “com grande poder vem grande responsabilidade”.

Obs: O filme possui duas cenas pós créditos e elas são arrebatadoras.

O Aprendiz | Entenda a época em que o novo filme sobre Donald Trump se passa; Confira!

O APRENDIZ (The Apprentice) é um filme que retrata a ascensão de uma das figuras mais polêmicas da atualidade: Donald Trump. Com distribuição da Diamond Films e estreia marcada para 17 de outubro nos cinemas de todo o país, a obra é dirigida por Ali Abbasi e mostra como o apadrinhamento de Trump pelo poderoso advogado Roy Cohn o transformou na figura que conhecemos hoje.

A trama se passa em Nova York dos anos 1970 e 1980, quando um jovem Donald Trump (Sebastian Stan) ajudava os negócios imobiliários da família, mas encontrava dificuldades em se livrar dos problemas do governo americano. Até que conhece um influente advogado chamado Roy Cohn (Jeremy Strong), que o guia e o molda para se tornar uma das pessoas mais influentes e poderosas dos Estados Unidos.A Nova York dos anos 1970 e 1980 era muito diferente da cidade que conhecemos hoje. Filmes como “Taxi Driver” e “Caminhos Violentos” retratam como ela era na época: caótica e perigosa. E é neste período que Trump busca crescimento, em uma metrópole que muitos enxergavam como bagunçada. Porém, para ele, a cidade oferecia espaço para uma retomada e, portanto, oportunidades de negócio.Com vontade de crescer, mas dificuldades de se destacar, é apenas após o apadrinhamento de Roy Cohn que Trump realiza seu maior sonho de juventude: construir e inaugurar a famosa Trump Tower. Como uma figura influente, o advogado conseguia manipular a mídia e a Justiça da forma que quisesse para conseguir o que queria, e ele viu em Trump um jovem com vontade de crescer.Além de apostar em uma fotografia que retoma programas de TV da época e ter figurinos e locações bem característicos, Abbasi também aposta em como, nos anos retratados, o padrão de beleza não era o mesmo do que se busca hoje. “Este não é um filme que as pessoas tem que ficar bonitas o tempo todo. Quando vemos alguma foto de Donald e Roy juntos, por exemplo – dois dos homens mais poderosos de Nova York –, o rosto de Cohn parece estar acinzentado e amarronzado, sua testa brilhando […] Donald tem dentes tortos […]. Esse tipo de imperfeição da época era natural e recriar era parte da precisão histórica que buscamos.”

O APRENDIZ (The Apprentice) estreia em 17 de outubro e é mais um longa distribuído pela Diamond Films que, apenas em 2024, trouxe “Longlegs – Vínculo Mortal”, “Assassino por Acaso”, “Imaculada” e “Pacto de Redenção” aos cinemas.

O filme também está presente na programação do Festival do Rio, que acontece dos dias 3 a 13 de outubro.

Pássaro Branco | Spin-off de Extraordinário ganha novo cartaz oficial; Confira!

O drama “Pássaro Branco – Uma História De Extraordinário” (White Bird: A Wonder History), que conta uma história do universo de Extraordinário (2017), acaba de ganhar novos cartazes. A produção chega aos cinemas brasileiros em 7 de novembro, com distribuição da Paris Filmes. Dirigido por Marc Forster (O Pior Vizinho do Mundo e Em Busca da Terra do Nunca), o longa é baseado no livro Pássaro Branco, de R.J. Palacio. Assista ao trailer:

Depois que Julian (Bryce Gheisar) é expulso da escola devido ao tratamento que teve com Auggie Pullman (em Extraordinário), ele tenta se encaixar no novo colégio com seus novos colegas. Para ajudar em sua mudança, Sara, a avó de Julian, vivida pela vencedora do Oscar Helen Mirren nos tempos atuais, conta sua inspiradora história de quando era uma jovem menina que vivia na França invadida pelos nazistas, e onde foi protegida por um garoto e sua família. O elenco ainda traz Gillian Anderson e Orlando Schwerdt.

Pássaro Branco – Uma História de Extraordinário é uma história inspiradora sobre como um ato de gentileza pode mudar a vida de outra pessoa e durar para sempre.

A Lionsgate apresenta, em associação com a Participant, uma produção da Lionsgate/Mandeville Films com a 2DUX2 Productions. A distribuição nacional é da Paris Filmes

Rasgue os Céus com o novo trailer de DRAGON BALL: Sparking! ZERO

O lançamento de DRAGON BALL: Sparking! ZERO está chegando! O novo trailer do jogo mostra a batalha final pelo universo envolvendo heróis e vilões como Goku (Super) Instinto Superior, Trunks do Futuro Super Saiyajin, Goku Black, Jiren e mais.

DRAGON BALL: Sparking! ZERO será lançado para PlayStation®5, Xbox Series X|S e PC via Steam® em 11 de outubro de 2024 e o Acesso Antecipado do jogo inicia no dia 7 de outubro às 19h (horário de Brasília). Mais informações sobre o jogo e a pré-venda estão disponíveis no site oficial.
 
Desenvolvido pela Spike Chunsoft e aproveitando o poder do Unreal® Engine 5, DRAGON BALL: Sparking! ZERO promete combates em ritmo intenso, ambientes grandes e destrutíveis e visuais deslumbrantes com a tecnologia das plataformas da atual geração para oferecer a sequência da série DRAGON BALL Z: BUDOKAI TENKAICHI que os fãs estavam esperando após um hiato de mais de 15 anos.

Confira o trailer:

Crítica com SPOILERS | Coringa: Delírio a Dois

É engraçado imaginar a causa e consequência que esses dois filmes passaram. Enquanto o primeiro repercutiu com acusações de ser um filme “perigoso”, com talvez uma incitação de ideias anarquistas, que em olhos errados pode gerar algo ruim (um completo exagero), e assim instigou uma curiosidade e sucesso inevitável do primeiro filme. Já o segundo traz a decisão de ser totalmente contra essa narrativa do primeiro, ele praticamente toma uma curva de jogar fora tudo aquilo que estava construindo sobre o personagem e concluir com uma ideia talvez interessante no papel, mas que no filme é simplesmente covarde.

Uma continuação inevitável e por motivos simples de dinheiro, a sensação causada seria de uma precariedade na parte musical, talvez por conta de uma não familiaridade de Todd Phillips com o gênero. E isso acontece, porém a narrativa geral do filme já é problemática por si só. Ele tenta mesclar esse filme tribunal com debate social e um musical de fundo, e tudo parece bastante vazio e sem algo de relevante para dizer ou agregar com o personagem. Toda a passagem envolvendo o julgamento tenta a todo custo querer um impacto das ações tomadas pelo personagem para a sociedade em si, trazendo esses seguidores que a figura do coringa trouxe devido suas ações, porém o filme não consegue transmitir isso de uma maneira relevante para a trama, é algo que gera mais desinteresse e um ritmo pra lá de quebrado. Tanto que a virada do personagem, abandonando sua persona é de longe o pior momento do filme. Não existe justificativa.

A ideia das músicas se passarem inteiramente na cabeça do protagonista é um desserviço com o filme em si. São momentos repetitivos e que não agregam em nada com a história, nem mesmo os lindos cenários ou uma ideia lúdica entre os personagens consegue salvar. Ele praticamente cansa, interrompe a narrativa principal, que já é problemática, e causa uma repetição incômoda com seu público.

E o retorno de Joaquin talvez seja uma das poucas salvações do filme. É um ator bem versátil e interessado tanto no filme quanto no personagem. Ele consegue algumas vezes disfarçar o fraco texto ou talvez alguma cena pouco relevante com a trama, tudo isso por causa de sua presença e ótima atuação. Infelizmente essa desconstrução que o filme quer propor com o coringa acaba que o desvalorizando imensamente e anulando diversas boa escolhas de seu filme anterior.

Já Lady gaga, como Lee/Arlequina, tem presença e um bom início de história, porém o filme da metade pro seu final simplesmente anula a personagem, a decisão de Arthur em renegar o Coringa e abandonar toda aquela ideia que estava sendo implantada por sua influência tem a pior consequência do filme que é simplesmente tudo ser jogado fora, inclusive seu relacionamento com ela, que a personagem praticamente desiste e acaba com tudo, como se fosse nada. Existe esse detalhe dela ter mentido sobre sua origem e na verdade ser uma psicóloga que se  internou por simples interesse com a figura do Arthur, mas na verdade isso nunca é realmente explorado pelo filme, o abandono com a personagem joga fora esse diferencial.

Até mesmo a montagem que era um bom ponto do primeiro acaba que se perdendo aqui. A decisão de transitar entre o real e lúdico parece tão porca com os Fade out em tela preta, para deixar o mais claro possível o que é real ou não no filme. Algo que era muito bem trabalhado no anterior, quanto a sanidade e fuga da realidade de Arthur, aqui é simplesmente algo com falta de criatividade e infantil.

E a palavra mais sincera para resumir o longa é a covardia. Fica claro ao seu final com a morte de Arthur, fruto de um ataque de um aleatório no manicômio e em seguida ao fundo, abrindo cortes em sua boca, aí melhor estilo Heath Leadger. Se torna essa cereja desse bolo indigesto que o filme causa em meio decisões ruins, emoções vazias e um abandono com seu personagem, tudo isso talvez por um “medo” de algumas recepções ruins do longa anterior?

O resultado é bem esquisito mesmo, um filme com a mesma equipe, os mesmos atores, uma adição de musical, fora o orçamento bem maior do que seu antecessor: 200 milhões de dólares! Enquanto seu antecessor tinha questões relevantes sobre saúde mental, relações públicas e um bom trabalho audiovisual,  Coringa: Delírio a Dois deixa a marca de um projeto desnecessário e covarde com seu personagem.

Prêmio Esports Brasil revela os indicados de 22 categorias para a oitava edição da premiação e abre votação para os finalistas

O Prêmio eSports Brasil 2024 (PeB), maior celebração do segmento na América Latina, se aproxima de sua oitava edição e revelou os indicados das categorias populares e semi-populares, escolhidos pelo público e pelo Superjúri que vão concorrer em 22 do total de 24 categorias da premiação. Os nomes foram anunciados em tradicional live realizada, ontem (3), e foi comandada pelas apresentadoras Nyvi Estephan, Camilota XP e Mariana Ayrez. O evento teve transmissão dos canais oficiais do PeB no YouTube, Twitch, Tik Tok e Instagram.

 A live que revelou os 22 indicados de 2024 foi realizada em um formato inédito de sitcom: de forma descontraída, as apresentadoras interagiram entre si simulando situações do dia a dia enquanto os nomes iam surgindo de formas inusitadas.  O trio de apresentadoras também conversou com importantes nomes do Superjúri, como Carol Bombshell, Jairo Foxer, AF Gameplays, Fogueta, Maria Bonino e Bárbara Gutierrez, que comentaram sobre as nomeações de cada uma das 22 categorias.

 “A revelação dos indicados é um dos momentos mais aguardados pelo público que engaja e participa ativamente das escolhas. Para este ano apostamos em um formato diferente, super descontraído, que é cara das três apresentadoras, e que serve também como um aquecimento do que veremos na noite da grande premiação, em 12 de dezembro”, destaca Leandro Valentim, CEO da Player1 Gaming Group.

Os nomes selecionados foram escolhidos através da primeira etapa de votação, que aconteceu de 11 a 22 de setembro, para as categorias semipopulares, que são definidas pelo Superjúri, além das duas categorias com votação 100% popular (Craque Betano da Galera e Melhor Streamer). A curadoria do PeB validou a lista com os oito nomes selecionados que seguirão para a nova votação, na qual tanto o público quanto o Superjúri definirão os aguardados finalistas da edição.

 A nova etapa de votação já está aberta e os fãs de esportes eletrônicos já podem escolher os seus preferidos diretamente no site oficial do PeB.

 Confira abaixo a lista completa de indicados em cada categoria do Prêmio Esports Brasil 2024:

1.   Melhor atleta de Counter Strike

Biguzera
Decenty
Felps
Insani
Kscerato
FalleN
nqz
LUX

2.   Melhor atleta de Fighting Games

Konqueror
Yuz
Zeeus
Lauyagami
Fkang
Rang13
Zangief Bolado
Gui Exceptional

3.   Melhor atleta de Fortnite

916Gon
EdRoadToGlory
Persa
Cadu
Diguera
KaykyGames
Kchorro
Night

4.   Melhor atleta de Free Fire

Bops
But
Cauan7
Nando9
Raone7
Trap
Yago
Nickz7

5.   Melhor atleta de Futebol Virtual

Phzin
Resende
GuiBarros
Nathansr22
Rentão
Young
FuteFacil
Juninho

6.   Melhor atleta de Mobile Games

Mafioso
Revo
Carrilho
Aomine
Niap
Pekka
Pedro
Magrelin

7.   Melhor atleta de League of Legends

Cariok
Disamis
dyNquedo
Kuri
ProDelta
TitaN
route
Smiley

8.   Melhor atleta de Rainbow Six Siege

FelipoX
Handyy
HerdsZ
Jv92
Kheyze
soulz1
volpz
Nade

9.   Melhor atleta de Valorant

Aspas
Cauanzin
heat
Less
Sacy
Tuyz
Cortesia
Sato

10. Melhor atleta de Outras Modalidades

4nalog – Dota2Lostt – Rocket League
sparkingg – PUBG
Yanxnz – Rocket League
Azazel – APEX
Kelazhur – Starcraft II
Drufinho – Rocket League
Andre Hilton – Skater XL

11. Atleta Revelação

Spikezin – Valorant
Silentz – Valorant
Marvin – LoL
Tatu – LoL
Ksloks – CS
Snowzin – CS
Nyezin – CS
916Gon – Fortine

12. Melhor Atleta de Counter Strike – Cenário Inclusivo

Yungher
AnnaEx
Babs
goddessIza Galle
KaahSensei
Lyttlez
Poppins

13. Melhor Atleta de Valorant – Cenário Inclusivo

·bizerra
bstrdd
daiki
Jelly
joojina
m4ndzin
srN
antG

14. Melhor Atleta de Outras Modalidades – Cenário Inclusivo

juny – League o Legends
Kyuki – STF
Cecília – EAFC
Vidal – League of Legends
Maluzzita_ – Skater XL
Strangers – LoL
Luna – League of Legends
Winzi – (Rise Gaming)

15. Atleta Revelação – Cenário Inclusivo

Biazik – Valorant
Mel – Valorant
blu – Valorant
Sayuri – Valorant
Natasha – Valorant
waved – Valorant
Lulitenz – CS
sofiaxyz – CS

16. Melhor Organização de eSports

Furia
Loud
MIBR
paiN
Fluxo
Team Liquid
Vivo Keyd Stars
Red Kalunga

17. Melhor Jogo de eSports

CS2
League of Legends
Valorant
Rainbow Six Siege
COD
Fortnite
Free Fire
PUBG mobile

18. Streamer Revelação

Furq
CebolinhaRP
HeyAfro
Wastzera
Guiven
Kennzy
Luann7
Letiltz

19. Melhor Caster

Babi Micheletto
Anyazita
Belle
BiDa
Schaeppi
XRM
Meli
Gruntar

20. Personalidade do Ano

Gaules
Baiano
FalleN
Coringa
Alanzoka
Paulinho o Loko
Sacy
Nobru

21. Melhor Streamer

Coringa
Yuri
Gaules
Paulinho O Loko
Smzinho
Yoda
Baiano
Luqueta

22. Craque Betano da Galera

Aspas
4nalog
FalleN
Cauan7
Titan
Bops
Sacy
Yago

 O Prêmio eSports Brasil acontece no dia 12 de dezembro, a partir das 21h, diretamente do Memorial da América Latina, em São Paulo. Em 2024, a celebração comemora seus 8 anos já tendo entregado mais de 120 troféus a atletas, influenciadores e empresas das mais diversas modalidades de esportes eletrônicos em suas sete primeiras edições. O público poderá acompanhar a premiação ao vivo pelo SporTV, além dos canais oficiais da Player1 e do próprio Prêmio no YouTube e na Twitch. 

Para acompanhar todas as novidades, siga o PeB no Instagram, Threads, BlueSky, TikTok e Facebook, ou acesse o site oficial.

Coringa: Delírio a Dois | Custo do filme é revelado; Confira!

Segundo informações do THR, Coringa: Delírio a Dois teve seu custo revelado. A produção dirigida por Todd Philips custou a Warner Bros. cerca de US$ 200 milhões, fora o valor gasto com o marketing. O portal afirma ainda, que o aumento no orçamento se deve à presença de Lady Gaga no filme.

Coringa: Delírio a Dois segue em cartaz nos cinemas.

CONFIRA NOSSA CRÍTICA DE CORINGA: DELÍRIO A DOIS

A Linha da Extinção | Thriller de ficção científica estrelado por Anthony Mackie ganha trailer; Assista!

O Thriller de ficção científica A Linha da Extinção ganhou seu primeiro trailer oficial. Confira:

Ambientada em um mundo pós-apocalíptico, a trama segue um pai solteiro e duas mulheres saem da segurança de suas casas para enfrentar criaturas monstruosas e salvar a vida de um menino.

A Linha da Extinção estreia nos cinemas em dia 21 de novembro.

Operação Natal | Comédia natalina ganha novos cartazes individuais; Confira!

A comédia natalina Operação Natal ganhou novos cartazes individuais. Confira:

Depois que o Papai Noel – codinome: Das Neves – é sequestrado, o Chefe de Segurança do Polo Norte (Dwayne Johnson) deve se unir ao mais infame caçador de recompensas do mundo (Chris Evans) em uma missão internacional e cheia de ação para salvar o Natal.

Operação Natal estreia nos cinemas em 14 de novembro.

Euphoria | Atriz relata ameaças feitas por paparazzi; Entenda!

Em entrevista à revista Glamour, a atriz Sydney Sweeney relatou que vem enfrentando situações desconfortáveis com paparazzi, recebendo até ameaças. Confira:

“Por que eu chamaria os paparazzi para tirar fotos minhas na minha própria casa quando meus primos e familiares estão lá e eu estou no meu quintal? Por que eu iria querer isso? Tenho fotos desses caras em caiaques se escondendo em arbustos no oceano. Eles chegaram lá às 8 da manhã e não saíram até as 4 da tarde. Eu deveria poder estar em minha casa e me sentir confortável e segura. Quando essas fotos saem, minha segurança real está em risco. Todo mundo sabe onde estou. Agora há barcos que passam, e eu literalmente os ouço dizer: ‘Esta é a casa de Sydney Sweeney.’ Ela se torna um passeio de estrelas no meu jardim da frente.”

A produção da 3ª temporada de Euphoria começa no primeiro semestre de 2025 e segue sem data de estreia definida. 

Jogue SONIC X SHADOW GENERATIONS, Like a Dragon: Pirate Yakuza in Hawaii, Metaphor: ReFantazio e Two Point Museum na BGS 2024

SEGA e ATLUS estão mais uma vez na Brasil Game Show! De 9 a 13 de outubro, visitantes podem ir ao estande da SEGA ATLUS na BGS 2024 para jogar demonstrações públicas de SONIC X SHADOW GENERATIONSLike a Dragon: Pirate Yakuza in HawaiiMetaphor: ReFantazio e Two Point Museum. Visitantes também podem aproveitar diversas oportunidades de fotos dos próximos lançamentos da SEGA, incluindo uma temática de Sonic the Hedgehog.

SONIC X SHADOW GENERATIONSLike a Dragon: Pirate Yakuza in HawaiiMetaphor: ReFantazio e Two Point Museum terão textos e legendas em português quando forem lançados.
O que Ver e Interagir no Estande da SEGA ATLUS na BGS:Demos jogáveis
– SONIC X SHADOW GENERATIONS
– Like a Dragon: Pirate Yakuza in Hawaii
– Metaphor: ReFantazio
– Two Point Museum

Oportunidades de Foto
– Sonic the Hedgehog

Além disso, na loja oficial de itens da BGS, fãs de Sonic vão poder comprar uma camiseta com artwork de SONIC X SHADOW GENERATIONS  e também dois pôsteres com artes de SONIC X SHADOW GENERATIONS.

SEGA @ BGS 2024:

  • Quando: 9 a 13 de outubro (Primeiro dia exclusivo para Imprensa e Business, assim como visitantes com Passaporte Premium e Passaporte Camarote)
  • Onde: Expo Center Norte (Estande # PO07)
  • Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo/SP
  • Horário: Das 13h às 21h (Horário de Brasília)